Leia o fragmento seguinte para responder às questões 04 e 05: "Logo digitei o inevitável "ops errei", ele respondeu que já havia cometido mancadas muito piores, hahahaha, kkkkkkk, e por fim a despedida sóbria, como convém a dois estranhos." (linhas 15-18)
O conectivo sublinhado expressa ideia de
Entre os recursos semânticos utilizados no texto para a obtenção de diferentes efeitos de sentidos, destacam-se algumas figuras de estilo, como a metáfora, sublinhada em
Muitas informações são explicitadas nos textos, mas outras ficam implícitas e devem ser desveladas por meio de nosso conhecimento de mundo e conhecimento compartilhado. Do trecho “... sei de homem que mandou declarações apaixonadas para a própria mulher e teve que explicar que romantismo todo era aquele depois de 31 anos de casados.” é adequadamente inferido que
Leia o fragmento seguinte para responder às questões 04 e 05: "Logo digitei o inevitável "ops errei", ele respondeu que já havia cometido mancadas muito piores, hahahaha, kkkkkkk, e por fim a despedida sóbria, como convém a dois estranhos." (linhas 15-18)
A expressão “dois estranhos” tem função coesiva e retoma
Os dois termos sublinhados em cada frase pertencem à mesma classe gramatical em
O texto “Gafes virtuais” configura-se sob duas nítidas formas de estruturação textual: a primeira, no primeiro e no segundo parágrafos, e a segunda, nos parágrafos seguintes. A opção que melhor caracteriza, respectivamente, essas duas formas é a seguinte:
Responda às questões 02 e 03, com base no fragmento a seguir: "Depois de tudo combinado, quis ser simpática e encerrar a troca de mensagens com um emoji sorridente ou com uma mãozinha com o polegar levantado, mas me atrapalhei e mandei um coração vermelho, gigantesco, batendo forte. Pura paixão." (linhas 10-14)
O fragmento em destaque fica com seu sentido ALTERADO se substituído por
O uso textual-discursivo do ponto de interrogação na expressão “Ato falho? Sei não.” sinaliza
As questões 14 e 15 são baseadas no Texto II.
A charge em análise revela que as pessoas, atualmente
Responda às questões 02 e 03, com base no fragmento a seguir: "Depois de tudo combinado, quis ser simpática e encerrar a troca de mensagens com um emoji sorridente ou com uma mãozinha com o polegar levantado, mas me atrapalhei e mandei um coração vermelho, gigantesco, batendo forte. Pura paixão." (linhas 10-14)
As classes gramaticais dos vocábulos sublinhados são, respectivamente:
Na busca por aferir ao trecho: “... ele respondeu
que já havia cometido mancadas muito piores...",
o devido grau de formalismo, característico
de linguagem culta e modalidade escrita, o termo
sublinhado deve ser substituído por
As questões 14 e 15 são baseadas no Texto II.
Em relação ao Texto II, é correto afirmar que
Leia o fragmento seguinte para responder às questões 04 e 05: "Logo digitei o inevitável "ops errei", ele respondeu que já havia cometido mancadas muito piores, hahahaha, kkkkkkk, e por fim a despedida sóbria, como convém a dois estranhos." (linhas 15-18)
Considere a frase: “Às vezes tenho vontade
de esganar Steve Jobs, Mark Zuckerberg e demais
gênios do Vale do Silício que inventaram essas
geringonças eletrônicas para conectar povos e de
quebra perpetuar gafes universais" (linhas 19-23).
A expressão destacada é empregada para
Os vocábulos “enganos”, “dedinho” e “reajustar”, citados no texto, são formados, respectivamente, pelos processos de derivação
A questão 13 é baseada no Texto I e no Texto II.
O trecho do Texto I que melhor se relaciona com a crítica apresentada no Texto II é o seguinte: