Tonico e Tinoco cantaram as águas paranaenses que fazem parte de uma das doze regiões hidrográficas do Brasil, classificadas pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH). As águas desses rios abastecem milhões de habitantes, além de serem utilizadas nas atividades industriais e agrícolas, sendo o grande destaque desses corpos d’água a produção de eletricidade, por meio da instalação de usinas hidrelétricas.
São rios que fazem parte da bacia hidrográfica do Paraná:
O ser humano começou a manipular sons espontaneamente, pois o som está presente no universo, assim como na natureza humana. Ao perceber sons de sua própria voz e articulá-los, os ancestrais do ser humano começaram a imitar o canto dos pássaros; percutindo troncos ocos, começaram a sentir os transes do ritmo repetitivo; tangendo cordas esticadas e assoprando em pedaços de bambu, descobriram novos timbres. No princípio, as descobertas sonoras aconteceram de forma intuitiva, mas a música evolui pelas diversas etapas da história da humanidade. A base de todos os sistemas musicais que existiram e existem no mundo são as notas musicais e a notação musical vem sendo desenvolvida durante séculos e nos permite representar estruturas sonoras com relativa precisão. Para compreender o musical, é necessário observar os seus elementos separadamente.
Identifique a que elementos da linguagem musical estão atrelados os conceitos a seguir; analise-os.
I. Conjunto de sons dispostos em ordem sucessiva que se desenvolve linearmente, com coerência rítmica e um sentido de identidade própria. É representada na notação musical de forma horizontal.
II. Conjunto de sons tocados de forma simultânea. No campo da música, estuda as relações entre os intervalos, componentes dos acordes e seus níveis de consonância ou dissonância. Na notação musical, é representada de forma vertical em ordem e proporção, onde estão dispostos os sons que constituem a melodia e a harmonia.
III. Normalmente é constituído pela combinação de sons e silêncios de diversas durações que se desenvolvem em padrões de acordo com as pulsações do tempo musical.
IV. Verifica a velocidade das pulsações do tempo musical.
V. Confere à obra musical um sentido de coerência e interpretação.
Assinale a alternativa correta.