Com base nos dados fornecidos, o pH (em número inteiro e com arredondamento) da solução B será de:
Considerando os resultados experimentais fornecidos, o alimento mais calórico será:
A designação de orgânica foi utilizada em um período mais remoto da ciência há cerca de um século, quando os únicos compostos de carbono conhecidos, além de substâncias simples como CO2, CaCO3 e KCN, eram produtos naturais produzidos por plantas e animais, como o açúcar da cana-de-açúcar, a ureia da urina e o corante alizarina da raiz de garança. Atualmente, centenas de milhares de compostos de carbono são conhecidas, sendo que o número deles, isolados de tecidos animais ou vegetais, excede o número criado sinteticamente por engenhosas técnicas químicas.
Sobre as funções orgânicas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Em solução aquosa, a trimetilamina é mais básica que a dimetilamina e a metillamina, devido à estabilização do íon positivo formado pela solvatação por moléculas de água.
( ) Para a fórmula C5H10, existem apenas cinco alquenos isoméricos.
( ) A butilamina é mais básica que a meta-cloroanilina; pois, na meta-cloroanilina, a deslocalização do par de elétrons não ligantes do nitrogênio sobre o anel benzênico reduz a basicidade.
( ) O ciclodeca-1,3,5,7,9-pentaeno apresenta número de elétrons π (4n + 2) segundo a regra de Hückel e não é plano devido à repulsão dos átomos de hidrogênio. Nem todos os orbitais p estão paralelos, impossibilitando a total superposição deles, não resultando na deslocalização de elétrons π.
A sequência está correta em
Grande parte das reações químicas importantes ocorre em soluções aquosas. Os nutrientes dissolvidos no sangue são transportados para as células, onde participam de reações que ajudam a nos manter vivos. As peças dos automóveis enferrujam quando ficam em contato frequente com soluções aquosas que contêm várias substâncias dissolvidas. Cavernas
são formadas pela ação de dissolução da água subterrânea que contém dióxido de carbono.
Sobre as reações químicas em soluções aquosas, assinale a afirmativa INCORRETA.
A química nuclear é fundamental para o desenvolvimento da energia nuclear. A química proporciona as técnicas de preparação e recirculação dos combustíveis nucleares e de remoção de resíduos radioativos perigosos. A química nuclear é utilizada na medicina para o tratamento de câncer e para a produção de imagens dos órgãos internos de corpos vivos. Ela é usada na química para a investigação dos mecanismos das reações e na arqueologia para a datação de objetos antigos. A química nuclear é também usada nas estratégias militares de alguns países. Além disso, esse material traz subsídios para o complexo debate político, ambiental e econômico sobre o uso da energia nuclear.
Sobre a química nuclear, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os núcleos que têm números ímpares de prótons e de nêutrons são os mais estáveis.
( ) O nuclídeo produzido pelo decaimento α do polônio-211 é 82Pb207.
( ) A fusão de núcleos pesados e a fissão de núcleos leves são processos exotérmicos.
( ) A perda de massa de um nuclídeo torna possível calcular sua energia de coesão nuclear.
A sequência está correta em
Sobre o efeito nivelador do solvente, assinale a afirmativa correta.
O fluoreto de cálcio é adicionado à água pura a 25° C e parte do sólido permanece como precipitado. A análise da solução no equilíbrio mostra que a concentração de íons cálcio é de 2,0 x 10-4 mol . L-1.
Considerando as informações fornecidas e que nenhum outro equilíbrio químico esteja envolvido, o produto de solubilidade do fluoreto de cálcio será de:
Antes do desenvolvimento do processo eletrolítico, o alumínio era obtido por meio de reação química. A rota experimental era onerosa e atribuía ao alumínio um custo por quilograma superior ao ouro. Em 1855, em uma exposição em Paris, o alumínio foi apresentado como um metal raro, mesmo sendo um dos elementos mais abundantes da crosta terrestre. Graças ao advento da eletrólise, o alumínio pôde ser produzido em larga escala, passando a se tornar um objeto comum no cotidiano das pessoas.
O processo eletrolítico usado comercialmente para produzir alumínio denomina-se:
“A solubilidade molar do __________________ não é influenciada pelo pH da solução.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior:
O universo a nossa volta é constituído por diferentes substâncias, algumas com vida, outras inanimadas. Além disso, a matéria geralmente muda de uma forma química para outra. Com o intuito de explicar essas observações, filósofos antigos especulavam sobre a natureza da matéria fundamental da qual o mundo era feito. Demócrito e outros filósofos gregos antigos pensavam que o mundo material deveria ser constituído de partículas indivisíveis muito pequenas que eram chamadas de átomos.
Sobre os átomos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os orbitais s têm superfícies-limite esféricas de diâmetro progressivamente menor.
( ) A densidade de probabilidade de uma partícula estar em uma determinada posição é proporcional ao quadrado da função de onda nesse ponto.
( ) Os efeitos da penetração e da blindagem podem ser grandes. Um elétron 4 s pode ter energia mais alta do que um elétron 4 p ou 4 d.
( ) No átomo de hidrogênio com um elétron não ocorre repulsão elétron-elétron e todos os orbitais de uma determinada camada são degenerados.
A sequência está correta em
A tabela periódica que usamos hoje é baseada nos trabalhos de Mendeleev e Meyer. Na busca de alguma espécie de padrão ordenado, foram experimentadas diferentes sequências de elementos. A necessidade de organização foi reconhecida por muitos pesquisadores nos primórdios da química para descobrir relações entre as propriedades. As estruturas dos átomos determinam suas propriedades e, em consequência, o comportamento dos elementos está relacionado a suas posições na tabela periódica.
Sobre as propriedades periódicas, analise as afirmativas a seguir.
I. Quando elétrons são adicionados a um átomo neutro para formar um ânion, o aumento das repulsões elétron-elétron faz com que os elétrons se espalhem mais no espaço. Assim, os ânions são maiores que os átomos que lhes dão origem.
II. A energia necessária para remover um elétron de um nível mais externo depende tanto da carga nuclear efetiva quanto da distância média do elétron ao núcleo.
III. As afinidades eletrônicas do Be e do Mg são positivas pela mesma razão, o elétron adicionado estaria localizado em um subnível p anteriormente vazio que é de mais alta energia.
Está correto o que se afirma em
Os ácidos são substâncias químicas que apresentam diversas aplicações no nosso cotidiano, seja de forma direta, como na ação do ácido clorídrico na digestão de alimentos, seja de forma indireta, como na utilização do ácido sulfúrico na produção de papel. As aplicações dos ácidos são muito variadas, principalmente pela grande variedade de ácidos existentes.
Sobre os ácidos, analise as afirmativas a seguir.
I. Os ácidos reagem com muitos metais e, nessa reação, produzem gás hidrogênio e um sal do metal.
II. O ácido carbônico, por ser um ácido instável, decompõe-se mais facilmente do que se ioniza, apresentando um pequeno grau de ionização.
III. O nome do composto Ni(ClO4)2 é perclorato de níquel II.
Está correto o que se afirma em
Existem vários diagramas que apresentam a estabilidade relativa para diferentes estados de oxidação em solução aquosa. Em um deles o valor numérico do potencial-padrão (em volts) é escrito sobre a linha horizontal que conecta as espécies de um elemento em diferentes estados de oxidação. A forma mais oxidada de um elemento fica à esquerda e as espécies à direita estão em estados de oxidação sucessivamente mais baixos. As informações se referem ao diagrama de: