Newton estava brincando com seus bloquinhos em um plano inclinado e percebeu que, ao modificar a direção de aplicação das forças, o sistema atingia o equilíbrio com forças de intensidades diferentes. Considere que o esquema a seguir representa duas situações: na primeira, Newton aplicou uma força F1 paralela ao plano inclinado e, na segunda situação, ele aplicou uma força F2 perpendicular ao plano de modo que, em ambos os casos, o bloco m está na iminência de se mover.

Sendo μ o coeficiente de atrito estático entre o plano e o bloco, qual é a razão
entre os módulos dessas forças?
Deseja-se aplicar uma força F verticalmente para baixo a fim de fazer com o que objeto fique em equilíbrio em uma posição
mais baixa. Sabendo-se que a posição natural das molas é de 1 metro, qual é o módulo da força F a ser aplicada para manter
o objeto em equilíbrio a 3 metros do teto?
Netuno é o planeta mais distante do nosso sistema solar, tem massa 16 vezes maior que a Terra e possui um total de 14 satélites naturais. A Terra, por sua vez, é o terceiro planeta mais próximo do Sol e possui apenas um satélite natural, a Lua, que orbita solitária a uma distância média de dT = 3,8 . 108 m, com um período de, aproximadamente, 28 dias. Considere que um dos satélites de Netuno tenha as mesmas características da Lua, nosso satélite natural. Qual deverá ser a distância média dN entre este satélite e Netuno para que seu período de translação se mantenha idêntico ao da Lua?
Uma partícula, inicialmente em repouso, desloca-se em linha reta, acelerando uniformemente a 3 m/s² durante 8 segundos.
Em seguida, sua aceleração é alterada, mantendo-se constante por um intervalo de tempo de 7 segundos, até que a partícula atinge a velocidade de 52 m/s, momento em que a aceleração passa a ser nula e ela segue em movimento retilíneo.
De acordo com a situação descrita, a distância percorrida por essa partícula durante os 12 primeiros segundos do movimento é um valor compreendido entre:
Sendo assim, se um objeto for solto em um dos polos do planeta, desprezando-se qualquer força resistiva que possa existir, qual será o tempo necessário para que este objeto chegue até o outro polo do planeta?