A montagem de equipes é um dos grandes desafios gerenciais, por isso, quando boas, significam produzir mais e melhor, já que elas reúnem várias características em torno de si.
A alternativa que não diz respeito à formação de equipes é a
A Gestão organizacional de uma empresa apoia-se na Cultura Organizacional e no estilo de liderança dos seus gestores. Os níveis administrativos intermediários são instrumentos auxiliares da alta gestão, principalmente quando a sua estrutura é bastante verticalizada (característica das organizações de grande porte). O organograma de uma empresa, com suas linhas, seu staff e a sua divisão do trabalho refletem a sua cultura existente, uma vez que as linhas de comando e de autoridade estão ali representadas. Sobre a Cultura Organizacional, é correto afirmar:
O comportamento humano está sempre associado a algum tipo de necessidade, como a de aflição, a de realização ou a de poder. Rensis Likert (1964) se refere a dois tipos de supervisão diretamente relacionados ao comportamento humano na organização, quais sejam: os supervisores orientados para o trabalho, que tendem a controlar os subordinados, e os supervisores orientados para o empregado, que tendem a se preocupar com os aspectos humanos dos seus subordinados.
Em função disso, esse autor faz uma abordagem sobre os sistemas administrativos, estabelecendo suas correlações no comportamento organizacional.
A alternativa cuja a descrição está corretamente correlacionada com o comportamento organizacional se encontra no Sistema
Douglas McGregor foi um dos grandes estudiosos que contribuiu com a Escola de Relações Humanas. Em seu livro The Human Side of Enterprise — O Lado Humano da Empresa (1960), ele defende que existem basicamente duas maneiras de ver a natureza humana: a negativa e a positiva. A negativa prega que o trabalhador é indolente, presunçoso, necessita ser dirigido o tempo todo e deve ser controlado para produzir. Já a positiva prega o contrário, ou seja, que o trabalhador aceita responsabilidades, quer desafios, é muito esforçado e enxerga o trabalho de forma muito natural, desde que incentivado. McGregor acredita que o comportamento dos gestores com relação aos seus subordinados assenta-se numa dessas duas situações descritas. As descrições referem-se à
Dentre as definições de significados a seguir, a que corresponde corretamente a processos de gestão organizacional está na alternativa
Um Diretor/Presidente que administra uma empresa tem seu trabalho do dia a dia envolvido com diferentes áreas: a produção, financeira, comercial, sistemas, recursos humanos, planejamento, contabilidade, orçamento, compra, etc. Das áreas listadas a seguir, a alternativa que apresenta suas macros funções associadas corretamente é
A máquina a vapor, criada por James Watt, em 1776, impulsiona o primeiro período da Revolução Industrial na Inglaterra e se alastra rapidamente pelo mundo civilizado, à época, produzindo padrões de comportamento ainda hoje seguidos por algumas empresas. A grande obra influenciadora desse processo, The Wealth of Nations — Da Riqueza das Nações, produzida por Adam Smith (1776), criador da Escola de Economia, passa a determinar as novas regras da organização do trabalho. Smith defendia a teoria da decomposição do trabalho: atingir as tarefas mais elementares possíveis para distribuí-las aos operários, de modo a torná-los verdadeiros especialistas, a fim de obter elevados níveis de produtividade.
As informações precedentes dão origem à Escola de Administração denominada de
Empresas, como a Nike, a Paco Rabanne, a Victoria's Secret, dentre outras multinacionais, mantêm internamente as suas atividades principais focadas no negócio (core business) e terceirizam outras funções, como vendas, fabricação, distribuição, etc., às quais estão, em geral, interligadas eletronicamente a um Escritório Central. Essa estrutura é denominada de
O Consultor externo N foi recebido, logo no início da manhã, para uma conversa com o Presidente da Empresa XPTO, que, por 30 minutos, o deixou à vontade para visitar os departamentos e setores de trabalho. Nas visitas daquele dia, N observava os processos de produção, o layout, a organização das atividades, falava com os funcionários de cada setor, perguntava pela satisfação deles em trabalhar ali, como era a produtividade, seus relacionamentos com a chefia e clientes, como era o plano de benefícios, se os funcionários faltavam muito, se ficavam doentes, dentre outras questões. Com base nas informações do texto, é mais provável que o Presidente da XPTO tivesse solicitado o trabalho do Consultor Para
Trocar o processo produtivo de uma organização de “Just in Case” para “Just in Time” é uma mudança
O imperativo de sobrevivência em um cenário globalizante é cada vez mais competitivo e tem levado as organizações a buscar soluções inovadoras para seus problemas. Um desses processos consiste em observar outras organizações que já passaram por situação idêntica e copiar a solução encontrada ou adotar uma prática semelhante. Isso evita perda de tempo, de recursos, facilita o processo de aprendizagem e evita que se cometam os mesmos erros. Esse processo é genericamente denominado de
Max Weber (1864-1920) é considerado o primeiro teórico que passa a integrar o estudo das organizações no desenvolvimento histórico-social, a partir de 19Era sociólogo, mas estudou as organizações sob o ponto de vista estruturalista. Como sociólogo, afirmava que cada época se caracterizava por um determinado sistema político e por uma elite que, a fim de manter o poder e a legitimidade, desenvolvia um determinado aparelho administrativo para dar suporte à sua autoridade. Assim, ele identificou tipos de sociedades, cada qual correspondendo a um tipo de autoridade. Dentre as definições a seguir, a correta, em termos de autoridade competente, é a Sociedade