Os vasos sanguíneos em conjunto dão origem a uma rede de tubos que irão realizar o transporte do sangue pelo corpo. Esses tubos têm diferentes diâmetros e fazem circular o sangue arterial e venoso; possuem estruturas morfológicas que compõem a parede desses vasos, formada por três camadas conhecidas como túnicas; assinale-as.
Os incêndios se classificam em quatro grupos – A, B, C e D, observando-se as características da combustão ou perigo que apresentam. Quanto aos processos de extinção do incêndio, o método mais usado, que consiste em se retirar o calor do material até abaixo do ponto de combustão, sendo a água muito utilizada neste caso, é:
A Rede de Cuidados em Saúde Mental, Crack, Álcool e outras Drogas é uma forma de atendimento, fruto de um longo processo de luta social que culminou com a Reforma Psiquiátrica, em 2001. Seu principal objetivo está na mudança do modelo de tratamento excludente, opressiva e reducionista, na tentativa de construir um sistema de assistência orientado pelo princípio fundamental do SUS; assinale-o.
A pele contém receptores que permitem a percepção de dor, tato, temperatura e pressão; além disso, protege nosso corpo contra atrito, patógenos, perda excessiva de água e atua em sua termorregulação. O tipo de tecido conjuntivo que possui fibras elásticas, é bem vascularizado, sendo encontradas terminações nervosas, vasos linfáticos, glândulas sebáceas e alguns folículos pilosos, é:
São os agentes ergonômicos caracterizados pela falta de adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas do trabalhador; estão ligados também a fatores externos e internos, em síntese, quando há disfunção entre o indivíduo e seu posto de trabalho. Entre os agentes ergonômicos mais comuns estão, EXCETO:
Existem diversos fatores que dificultam a cicatrização de feridas, como sua avaliação. A avaliação das feridas deve ser ampla e considerar aspectos físicos, sociais e psicológicos, devendo ser interdisciplinar; o seu tratamento deve ser dialogado pelos profissionais e pelo usuário. A perda parcial de tecido envolvendo a epiderme ou a derme, que se apresenta em forma de escoriação ou bolha, se refere ao grau de lesão:
O conhecimento correto dos termos técnicos na saúde e enfermagem é necessário tanto para a execução dos procedimentos com segurança quanto para as corretas anotações de enfermagem no prontuário do paciente. Considerando os termos técnicos, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Hepatectomia.
2. Equimose.
3. Cianose.
4. Icterícia.
5. Esplenomegalia.
6. Hematoma.
7. Flebite.
( ) Manchas irregulares, difusas e planas que surgem após o rompimento do vaso sanguíneo.
( ) Remoção cirúrgica do fígado ou parte dele.
( ) Coloração amarelada da pele e dos olhos causada pelo excesso de bilirrubina no sangue.
( ) Coloração azul escurecida da pele e de mucosas devido à diminuição da oxigenação dos tecidos.
( ) Inflamação de uma veia superficial.
( ) Acúmulo de sangue fora do vaso sanguíneo que pode causar manchas na pele com relevo.
( ) Aumento no tamanho do baço.
A sequência está correta em
A enfermagem em emergência deve estabelecer prioridades, monitorar e avaliar continuamente os pacientes e, também, trabalhar em equipe na realização das competências altamente técnicas exigidas pelos cuidados de pacientes em uma situação de emergência. Há diversas condições consideradas como emergência e cada uma possui particularidades e, ainda, requer tratamento adequado. Sobre as situações de emergência, assinale a afirmativa INCORRETA.
O conhecimento sobre doenças de interesse para a saúde pública é fundamental para que os indicadores de saúde melhorem e, com isso, a população possa ter melhor qualidade de vida. Sobre algumas patologias, analise as afirmativas a seguir.
I. A prova do laço deve ser realizada na triagem, obrigatoriamente, em todo paciente com suspeita de dengue e que não apresente sangramento espontâneo. Ela pode ser interrompida, caso apresente positiva antes do tempo preconizado para adultos e crianças.
II. O período médio de incubação da febre amarela varia entre 3 e 6 dias, podendo ser de até 10 a 15 dias.
III. Deve ser considerado como caso suspeito de dengue quando houver: febre com duração máxima de três dias, mais pelo menos dois sintomas (cefaleia, dor retrorbitária, exantema, prostração, mialgia e artralgia).
IV. Em pacientes hospitalizados em enfermarias com quadro de febre amarela deve-se realizar o controle de diurese
usando sondagem vesical de demora.
V. A doença de Chagas é causada por um parasito e transmitida, principalmente, através do inseto barbeiro. O agente causador é um protozoário denominado Trypanosoma cruzi. Sua transmissão se dá pelas fezes que o barbeiro deposita sobre a pele da pessoa, enquanto suga o sangue.
Está correto o que se afirma apenas em
No Sistema Nervoso Central (SNC) há uma separação entre os corpos celulares dos neurônios e seus prolongamentos, sendo formado pelas substâncias branca e cinzenta, respectivamente, E protegido por três membranas meníngeas; assinale-as.
Definida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como “condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e o meio ambiente”. Trata-se de:
O tratamento de feridas é parte essencial do processo de trabalho da enfermagem. Existem disponíveis no mercado inúmeras opções para o tratamento de feridas, com indicações específicas, de acordo com avaliação individual. Um curativo Carvão ativado é indicado na situação de feridas:
O paciente com Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) requer que seu atendimento seja realizado rapidamente, a fim de reduzir complicações decorrentes ao IAM. Por isso, há protocolos específicos de atendimento aos pacientes portadores dessa patologia ou com suspeita. Representam cuidados padronizados ao paciente portador de IAM, EXCETO:
Paciente DSN, admitido na enfermaria com quadro clínico de pneumonia adquirida na comunidade, 60 anos, lúcido porém desorientado em tempo e espaço, apresenta sinais vitais: frequência cardíaca de 150 batimentos cardíacos por minuto; frequência respiratória de 15 respirações por minuto; pressão arterial de 150 x 100 mmHg; e, temperatura de 38,9° C. Queixa principal de dor e ardência ao urinar com piora durante o período que acorda. O enfermeiro realizou o exame físico do paciente e o auxiliar de enfermagem procedeu com os cuidados admissionais e, em seguida, fez as anotações de enfermagem no prontuário do paciente. Considerando o caso hipotético, NÃO se trata de condição clínica do paciente DSN:
Paciente, masculino, 42 anos de idade, encontra-se em pós-operatório de microcirurgia para retirada de tumor de hipófise cerebral; está no segundo dia de internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e apresenta quadro agudo de letargia, apatia, desorientação, câimbras musculares, agitação psicomotora, respiração de Cheyne Stokes e, nas últimas 24 horas, dois episódios
de convulsão. A equipe de cuidados intensivos, após discussão do quadro, adotou como hipótese diagnóstica uma hiponatremia, sendo confirmada através de exames laboratoriais e para o tratamento optou-se pela reposição cautelosa de sódio, a fim de corrigir o distúrbio em questão e evitar possíveis complicações. Para tanto, foi prescrito pelo médico 500 mL de soro
fisiológico a 7,5% a ser administrado por via intravenosa em bomba de infusão contínua. No setor, há disponível ampolas de NaCl a 20% contendo 10 mL de solução e frascos de soro fisiológico 0,9% de 500 mL. Para a adequada administração da prescrição, assinale o volume correto de cada solução a ser utilizada, considerando a disponibilidade do setor e sem ponderar a reposição de sódio devido à perda durante o descarte de uma parte da solução do frasco de SF 0,9% de 500 mL.