Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

De acordo com o livro Ensino de História: fundamentos e métodos, existem alguns problemas em escolher documentos que sejam atrativos e não oponham obstáculos para serem compreendidos, tais como:

I. Grande extensão.

II. Vocabulário complexo.

III. Inadequação à idade do aluno.

IV. Serem demasiadamente motivadores.

Está incorreto o que se afirma em:

“Romances, poemas, contos são textos que contribuem, pela sua própria natureza, para trabalhos interdisciplinares. O uso de textos literários por outras disciplinas faz parte de uma longa “tradição escolar" que remonta ao período em que denominava o ________________________[...]". (BITTENCOURT, Circe Maria F. Ensino de História: fundamentos e métodos, p. 339).

Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:

A autora Circe Maria F. Bittencourt afirma, em seu livro Ensino de História: fundamentos e métodos que, uma proposta possível de análise de documentos em sala de aula deve sempre articular os procedimentos aos objetivos.

Abaixo, há alguns esquemas de como fazer essa articulação. Analise-os e aponte qual deles está correto:

I. Descrever PARA situar.

II. Mobilizar PARA situar.

III. Descrever PARA explicar.

IV. Descrever PARA controlar.

V. Mobilizar PARA identificar.

“Os documentos também são materiais mais atrativos e estimulantes para os alunos e estão associados aos métodos ativos ou __________________, conforme as justificativas de algumas propostas curriculares". (BITTENCOURT, Circe Maria F. Ensino de História: fundamentos e métodos, p. 327).

Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:

O livro Ensino de História: fundamentos e métodos afirma que o uso de documentos históricos tem que ter alguns objetivos quando usados em sala de aula, dentre eles:

I. Favorecer sua exploração pelos alunos de maneira prazerosa e inteligível.

II. Fornecer informações claras.

III. Causar muitos obstáculos iniciais.

Está correto o que se afirma em:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282