De acordo com o livro Ensino de História: fundamentos e métodos, existem alguns problemas em escolher documentos que sejam atrativos e não oponham obstáculos para serem compreendidos, tais como:
I. Grande extensão.
II. Vocabulário complexo.
III. Inadequação à idade do aluno.
IV. Serem demasiadamente motivadores.
Está incorreto o que se afirma em:
“Romances, poemas, contos são textos que contribuem, pela sua própria natureza, para trabalhos interdisciplinares. O uso de textos literários por outras disciplinas faz parte de uma longa “tradição escolar" que remonta ao período em que denominava o ________________________[...]". (BITTENCOURT, Circe Maria F. Ensino de História: fundamentos e métodos, p. 339).
Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:
A autora Circe Maria F. Bittencourt afirma, em seu livro Ensino de História: fundamentos e métodos que, uma proposta possível de análise de documentos em sala de aula deve sempre articular os procedimentos aos objetivos.
Abaixo, há alguns esquemas de como fazer essa articulação. Analise-os e aponte qual deles está correto:
I. Descrever PARA situar.
II. Mobilizar PARA situar.
III. Descrever PARA explicar.
IV. Descrever PARA controlar.
V. Mobilizar PARA identificar.
“Os documentos também são materiais mais atrativos e estimulantes para os alunos e estão associados aos métodos ativos ou __________________, conforme as justificativas de algumas propostas curriculares". (BITTENCOURT, Circe Maria F. Ensino de História: fundamentos e métodos, p. 327).
Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:
O livro Ensino de História: fundamentos e métodos afirma que o uso de documentos históricos tem que ter alguns objetivos quando usados em sala de aula, dentre eles:
I. Favorecer sua exploração pelos alunos de maneira prazerosa e inteligível.
II. Fornecer informações claras.
III. Causar muitos obstáculos iniciais.
Está correto o que se afirma em: