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Segundo Bittencourt (2004), as histórias regionais têm caracterizado parte da produção historiográfica de vários países, sobretudo aqueles de maiores dimensões como o Brasil, apresentando-se como um desafio do ponto de vista teórico aos historiadores. Em relação à história regional, sua trajetória, seus recortes temáticos e perspectivas de uso no ensino de História,
assinale a alternativa incorreta:

Karnal e Tatsch (2011, p. 10-12), ao discorrer sobre a relação entre documento e História, recuperam a trajetória da carta de Pero Vaz de Caminha, que relata o "descobrimento" do Brasil. Os autores ressaltam que o documento, recebido com entusiasmo na corte portuguesa, em função das notícias da viagem que estabeleceria o comércio com as Índias, ficou por mais de duzentos anos na Torre do Tombo, em Portugal, sem despertar o interesse de ninguém. Apenas em 1773, um funcionário mandou fazer cópia do texto. Já no século XVIII, no contexto da construção de uma identidade nacional, intelectuais ligados ao Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro passaram a publicar a carta com alguma frequência. E, desde o século XX, ela tem sido republicada sistematicamente, sobretudo nos livros didáticos. Glorificada, retornou ao Brasil nas comemorações dos 500 anos do "descobrimento", exposta em "vitrine hermética" e recebendo “visitas admiradas da multidão compungida".

A partir do exemplo apresentado e, considerando as relações entre documento e história, bem como o trabalho com documentos históricos em sala de aula, assinale a alternativa incorreta:

O ensino de História na atualidade se constitui como um importante objeto de discussões e pesquisas acadêmicas, resultando em diversas produções bibliográficas que abordam conceitos, temáticas e metodologias voltadas ao ensinoaprendizagem da disciplina. Considerando a produção na área, relacione o autor e/ou organizador (indicado à esquerda), à respectiva obra (indicada à direita), e em seguida assinale a alternativa que indica a sequência correta.

De acordo com Funari (2007), nas últimas décadas , tem-se assistido diversas transformações nos estudos de Antiguidade, entendida como uma construção historiográfica, com reflexos positivos nas aulas de História.

Assinale a alternativa que indica uma perspectiva dos "povos antigos" em contradição com essas mudanças:

Ensinar História implica um trabalho diário com temporalidade, tanto na delimitação da passagem do tempo como na contextualização dos acontecimentos. Considerando essa
perspectiva, analise os itens seguintes, numerados de la llle, em seguida, assinale a alternativa correta:

I- O conceito de temporalidade está vinculado, às instâncias humanas, psicológicas e políticas agregadas às sensações e percepções existentes em torno da passagem do tempo,
permitindo ao historiador trabalhar com a relação entre tempo, memória e a construção da narrativa histórica.
II- O estudo da variedade de calendários produzidos por diferentes povos, distintos entre si por sua origem, pelas referências usadas para denominar meses e dias e pelas festas
e acontecimentos celebrados possibilita junto aos alunos à relativização dos períodos históricos tradicionais (Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea).
IIl- A simultaneidade é uma noção de tempo que pode ser trabalhada pelo professor nas séries iniciais, utilizando-se palavras chave como "enquanto" ou " ao mesmo tempo que”.

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