A partir do texto anteriormente apresentado, julgue o item subsequente, referentes à relação entre ética, moral e política.
Os problemas éticos da atualidade podem ser resolvidos com a educação ética individual, sendo desnecessário, portanto, um projeto político de ação social nesse sentido.
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item a seguir, acerca da relação entre ética e felicidade na filosofia aristotélica.
De acordo com Aristóteles, toda amizade gera felicidade.
Tendo como referência inicial o fragmento de texto precedente, julgue o item seguinte, relativos à filosofia de Descartes.
No Discurso do Método, Descartes refere-se a todos os tipos de leis, inclusive as do comportamento humano.
Tendo como referência inicial o fragmento de texto precedente, julgue o item seguinte, relativos à filosofia de Descartes.
As ideias inatas são oriundas especificamente da matéria e possibilitam o conhecimento das leis da natureza.
Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente, de acordo com a filosofia de Francis Bacon.
Na sua crítica a Aristóteles, Bacon defende o abandono da busca de causas finais para o estudo da natureza, sem exceção.
Com base no fragmento de texto precedente, julgue o item que se segue, acerca da filosofia e do conhecimento científico no período moderno.
Em Newton, a metáfora do relógio pode ser justificada, em grande parte, por sua relação com o mecanicismo e pela busca de precisão no estudo da natureza e do próprio universo.
Nietzsche é considerado o filósofo que afirma a vida. Mais ainda, ele é o filósofo que relaciona vida e estética. Em O Nascimento da Tragédia, a afirmação está expressa da seguinte maneira: "Só como fenômeno estético a existência e o mundo aparecem eternamente justificados".
Tendo o aforismo precedente como referência inicial, julgue o item a seguir, sobre as dimensões apolínea e dionisíaca e sobre os aspectos gerais da filosofia de Nietzsche relacionados à arte.
No estado apolíneo, a natureza força o artista a exprimir-se, a dominar o caos da vontade e a criar um novo mundo de símbolos, no qual se encontram a dança e a música.
Tendo o fragmento de texto anterior como referência inicial, julgue os itens a seguir, referentes às relações entre arte e capitalismo e às concepções de Adorno sobre a indústria cultural.
O coletivismo é resultado da indústria cultural.
Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), o ensino de filosofia deve capacitar o aluno a
contextualizar os conhecimentos filosóficos na sociedade científico-tecnológica.
Considerando o texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente, acerca do ensino de filosofia.
O ensino dos conteúdos de filosofia a partir de temas como liberdade, subjetividade, ideologia e trabalho não impede que o ensino de filosofia seja centralizado na história da disciplina.
Com relação à interdisciplinaridade no ensino de filosofia, julgue o próximo item.
A contextualização aliada à interdisciplinaridade contribui para a transversalidade do conhecimento filosófico.
Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando que os filósofos pré-socráticos, com seus conceitos, buscavam o entendimento do mundo e da natureza, julgue o item subsequente.
A maneira de pensar dos filósofos pré-socráticos contrapunha-se ao tradicional pensamento mítico presente na Grécia Antiga.
Tendo o fragmento do texto de Platão como referência inicial, julgue o item a seguir, acerca da teoria da reminiscência platônica.
Conforme a teoria da reminiscência platônica, os sentidos são as ferramentas que despertam na alma as lembranças latentes.
Tendo o fragmento do texto de Platão como referência inicial, julgue o item a seguir, acerca da teoria da reminiscência platônica.
De acordo com a teoria da reminiscência, a alma contempla as ideias antes de encarnar, mas de tudo se esquece ao se unir ao corpo.
A partir do texto anteriormente apresentado, julgue o item subsequente, referentes à relação entre ética, moral e política.
Por meio da educação e da cultura e do acesso às demais produções tecnológicas e intelectuais desenvolvidas pela humanidade ao longo de sua trajetória civilizatória, o ser humano tem a oportunidade de constituir uma personalidade moral.