Com relação ao neoconcretismo, julgue o item que se segue.
Haroldo de Campos foi um dos artistas signatários do Manifesto Neoconcreto em 1959.
Com relação ao neoconcretismo, julgue o item que se segue.
Entre as características da arte neoconcreta, destacam-se a importância da relação entre a obra e o público e a exploração do expressivo com foco no sensorial e no subjetivo.
Acerca do teatro no Brasil, julgue o item subsecutivo.
Em geral, o teatro brasileiro anterior à década de 40 do século XX era anticomercial e revelava preocupações artísticas complexas, produzindo reflexões sobre a vida brasileira.
A educação estética compreende todos os modos de expressão artística e constitui uma abordagem integral da realidade, onde coexistem diferentes manifestações culturais. É a educação dos sentidos, nos quais a consciência, a inteligência e o julgamento das pessoas estão baseados. O ajustamento harmonioso dos sentidos ao meio ambiente, ou ao mundo externo, talvez seja a função mais importante da educação estética. A percepção de um objeto ou fenômeno que instiga a sensação de prazer provoca a fruição ou gozo e a essas sensações damos os nomes de belo, bonito e beleza.
A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.
O objetivo principal da arte-educação é a formação de artistas profissionais eficientes nos vários modos de expressão.
Com relação a arte e cidadania e a aspectos culturais populares brasileiros nas manifestações populares, julgue o item que se segue.
O multiculturalismo na arte-educação, ou seja, a apreciação crítica da produção do povo, das minorias e das mídias, surgiu no Brasil nos anos 80 do século passado.
A informatização dos lares, das empresas e dos escritórios a partir dos anos 90 do século passado, resultado da aplicação das novas tecnologias digitais na comunicação e na produção industrial, teve um impacto enorme na sociedade e nas relações sociais, com suas diversificadas manifestações, entre as quais incluem-se as artes. Considerando a navegabilidade dos meios digitais de comunicação e a interatividade apresentada ao internauta, uma educação visual qualitativa se faz necessária.
No que se refere a esse assunto, julgue o item subsecutivo.
Nesse contexto, a função maior do ensino contemporâneo da arte é o desenvolvimento da sensibilidade.
Julgue o item seguinte, a respeito da música brasileira do período colonial.
Há significativa carência nos registros preservados da música brasileira no período colonial.
A respeito do coco de roda, dança típica das regiões praieiras do Nordeste, julgue o item seguinte.
Atribui-se aos estados de Alagoas, Paraíba e Pernambuco a provável origem desse folguedo.
A respeito da Semana de Arte Moderna de 1922, julgue o item subsequente.
Esse evento representa um raro momento de consenso por parte da crítica de arte no Brasil, que, à época, recebeu-o com ampla aceitação, considerando-o um símbolo da ruptura com todo o academicismo.
Com relação ao neoconcretismo, julgue o item que se segue.
O chamado rompimento neoconcreto foi marcado por divergências entre vertentes do concretismo representadas por artistas do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Acerca do teatro no Brasil, julgue o item subsecutivo.
O grupo carioca Os Dramaturgos foi responsável pela encenação da montagem inovadora de Vestido de noiva.
A educação estética compreende todos os modos de expressão artística e constitui uma abordagem integral da realidade, onde coexistem diferentes manifestações culturais. É a educação dos sentidos, nos quais a consciência, a inteligência e o julgamento das pessoas estão baseados. O ajustamento harmonioso dos sentidos ao meio ambiente, ou ao mundo externo, talvez seja a função mais importante da educação estética. A percepção de um objeto ou fenômeno que instiga a sensação de prazer provoca a fruição ou gozo e a essas sensações damos os nomes de belo, bonito e beleza.
A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.
No Brasil, artes plásticas, música e teatro são o núcleo curricular básico da arte-educação.
Com relação a arte e cidadania e a aspectos culturais populares brasileiros nas manifestações populares, julgue o item que se segue.
O termo cultura visual é empregado em referência às visitas a museus, teatros e galerias de arte.
Por muitos anos, no ensino da arte no Brasil, os conteúdos de história da arte contemplavam basicamente a história da arte ocidental, também denominada história universal, de caráter eurocêntrico, em detrimento da arte pré-colombiana e da influência das culturas indígenas e africanas nas linguagens artísticas nacionais. Do mesmo modo que é importante que conheçamos a grande arte, incluindo-se a brasileira, aquela que é patrimônio cultural e que frequenta os teatros, museus e galerias, devemos também mergulhar nas origens renegadas da arte e da cultura da nossa terra para resgatar nossas identidades.
A respeito desse assunto, julgue o próximo item.
A missão artística francesa que chegou ao Brasil em 1816 para impulsionar as artes e a ciência organizou a Imperial Academia e Escola de Belas Artes.
A informatização dos lares, das empresas e dos escritórios a partir dos anos 90 do século passado, resultado da aplicação das novas tecnologias digitais na comunicação e na produção industrial, teve um impacto enorme na sociedade e nas relações sociais, com suas diversificadas manifestações, entre as quais incluem-se as artes. Considerando a navegabilidade dos meios digitais de comunicação e a interatividade apresentada ao internauta, uma educação visual qualitativa se faz necessária.
No que se refere a esse assunto, julgue o item subsecutivo.
Os vídeos, CD-ROMs e DVDs produzidos a respeito de artistas, exposições e coleções democratizam o acesso às obras de artes.