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Com relação às ideias do texto CB1A1-I, julgue o item subsequente.

O autor do texto defende a ideia de que a razão é um elemento de relevância na definição do que possa ser considerado justiça ou injustiça.

Julgue o próximo item, relativo aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto CB1A1-I.

Na linha 3, o adjetivo “patente" tem o significado de impressionante.

Acerca das ideias e dos sentidos do texto CB1A1-II, julgue o item a seguir.

Considerando que situações de pobreza são sensíveis ao grau de desigualdade de um país, a autora do texto argumenta que uma ação de enfrentamento da desigualdade consequentemente combate a pobreza.

A respeito dos aspectos linguísticos do texto CB1A1-II, julgue o item subsecutivo.

A introdução de uma vírgula imediatamente após a palavra “revelados" (l.16) manteria a correção gramatical do texto.

Com relação às ideias do texto CB1A1-I, julgue o item subsequente.

O protesto é a primeira e a mais natural reação do ser humano a calamidades ou a casos de injustiça.

Julgue o próximo item, relativo aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto CB1A1-I.

A correção gramatical do texto seria mantida se, no trecho “Quando nos defrontamos, por exemplo, com uma alastrada fome coletiva" (l. 11 e 12), a forma pronominal “nos" fosse suprimida.

Acerca das ideias e dos sentidos do texto CB1A1-II, julgue o item a seguir.

No texto, a palavra “minoria" (l.8) refere-se aos grupos sociais marginalizados, em situação de maior vulnerabilidade social, tal qual a população das periferias, por exemplo.

A respeito dos aspectos linguísticos do texto CB1A1-II, julgue o item subsecutivo.

A substituição da forma verbal “compreender" (l.6) por compreendermos prejudicaria a correção gramatical do texto, assim como alteraria os seus sentidos originais.

Julgue o próximo item, relativo aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto CB1A1-I.

Na forma “Afirma-se" (l.9), o emprego do pronome “se" indica que não existe um agente responsável pela ação de afirmar.

Acerca das ideias e dos sentidos do texto CB1A1-II, julgue o item a seguir.

A história do Brasil é marcada por fatos cujos efeitos na sociedade até hoje contribuem para a manutenção de desigualdades.

Com relação às ideias do texto CB1A1-I, julgue o item subsequente.

Para o autor do texto, nem sempre a discussão sobre justiça pode ser feita a partir de uma argumentação racional, visto que, em casos de evidente injustiça, as pessoas são tomadas por um impulso que as impede de raciocinar antes de agir.

Julgue o próximo item, relativo aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto CB1A1-I.

Na expressão “fazê-lo" (l.16), a forma pronominal “lo" retoma a ideia de agir para tentar evitar uma calamidade.

Julgue o próximo item, relativo aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto CB1A1-I.

A substituição de “relacionada com a disciplina" (l.8) por relacionada à disciplina, embora mantivesse o sentido do texto, prejudicaria sua correção gramatical.

Com relação às ideias do texto CB1A1-I, julgue o item subsequente.

Infere-se do texto que calamidades com consequências de proporções imensuráveis não devem ser consideradas casos de injustiça, já que é impossível contê-las.

Julgue o próximo item, relativo aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto CB1A1-I.

Os sentidos e a correção gramatical do texto seriam preservados caso o trecho “uma calamidade seria um caso de injustiça apenas se pudesse ter sido evitada" (l. 14 e 15) fosse reescrito da seguinte maneira: apenas uma calamidade que poderia ter sido evitada é um caso de injustiça.

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