No que concerne aos tipos de embarcação e suas características físicas, julgue o item a seguir.
As principais dimensões e características dos navios para elaboração de projetos de obras acostáveis são as seguintes: comprimento total, boca, pontal, calado, deslocamento e deadweight.
Julgue o próximo item, a respeito dos tipos de mercadorias, carga geral, granéis e contêineres movimentados ou armazenados nos portos.
Os contêineres de 40 pol. encontrados nas operações dos portos brasileiros têm capacidade máxima de carga de 46.200 kg e capacidade de carga líquida de 42.000 kg.
O termo avaliação, que é usado em planejamento e engenharia para referir-se aos méritos e propósitos das alternativas, tem a função de fazer um comparativo das vantagens e desvantagens dos planos e projetos. A respeito da análise e avaliação de projetos portuários, julgue o item que se segue.
Os diversos modelos de avaliação mostram que não existe uma técnica melhor ou mais correta de avaliação do que outras.
Julgue o próximo item, a respeito de noções de engenharia portuária.
As ondas de superfície em um meio fluido podem ser progressivas, estacionárias e dinâmicas.
Uma empresa foi contratada para executar a obra de instalações de um porto. Antes de receber a ordem de serviço para iniciar os trabalhos, foi solicitada pela fiscalização a apresentação de um cronograma físico-financeiro detalhado da obra. Após análise, a fiscalização não aceitou o cronograma, pois a data planejada para entrega da obra extrapolava o prazo de execução contratual. Além disso, o fluxo de caixa apresentou previsão de pagamentos elevados no início da obra.
Com referência a essa situação hipotética, julgue o item subsequente.
Para corrigir o cronograma e atender ao prazo contratual, a contratada deve realizar ajustes sem afetar as atividades críticas.
Acerca do planejamento de projetos e obras nos empreendimentos portuários, julgue o item subsecutivo.
O quebra-mar de berma consiste em uma massa porosa de blocos de enrocamento, com largura suficiente para permitir a dissipação da energia da onda.
No que concerne aos tipos de embarcação e suas características físicas, julgue o item a seguir.
Um navio e(ou) embarcação é um sólido que, sob a ação do mar, tem seis graus de liberdade: três translações e três rotações. Considerando-se um sistema de eixos ortogonais x, y e z, o movimento de rotação em torno do eixo x é denominado arfagem.
Acerca do planejamento de projetos e obras nos empreendimentos portuários, julgue o item subsecutivo.
A escolha do tipo de obra de abrigo depende fundamentalmente das disponibilidades de enrocamento, da profundidade do mar, da onda de projeto e da condição de fundação.
Acerca do planejamento de projetos e obras nos empreendimentos portuários, julgue o item subsecutivo.
O setor de planejamento deve repassar ao setor de obras as informações mensais de entrada de materiais, assim como os gastos com estes, os locais de utilização e a quantidade deles em estoque; com tais informações, são montados os sistemas de controle de materiais e a apropriação de serviços.
Julgue o próximo item, a respeito dos tipos de mercadorias, carga geral, granéis e contêineres movimentados ou armazenados nos portos.
A unitização de carga é um tipo de embalagem usada para facilitar o manuseio, a movimentação, a armazenagem e o transporte da mercadoria.
O termo avaliação, que é usado em planejamento e engenharia para referir-se aos méritos e propósitos das alternativas, tem a função de fazer um comparativo das vantagens e desvantagens dos planos e projetos. A respeito da análise e avaliação de projetos portuários, julgue o item que se segue.
A decisão de um problema multiobjetivo envolve mais de um objetivo, não podendo esses objetivos ser combinados sem a ocorrência de perdas ou ganhos.
Julgue o próximo item, a respeito de noções de engenharia portuária.
O fenômeno das marés é causado pelos efeitos gravitacionais da Lua e do Sol, portanto sem a influência de características locais.