Julgue os itens seguintes, relativos a componentes e processos do modelo ITIL v3.
Enquanto o gerenciamento da demanda visa identificar
e analisar a demanda de clientes, a fim de melhor atendê-los,
o gerenciamento de capacidade busca assegurar que os atuais
e futuros requisitos de capacidade sejam prestados de forma
eficaz, inclusive em relação aos custos, para garantir
a realização dos serviços conforme o acordado.
Acerca dos componentes do modelo ITIL v3, julgue o item seguinte.
O ITIL v3 prevê a utilização de padrões úteis para o
gerenciamento do serviço, tais como o CMMI (Capability
Maturity Model Integration) e o COBIT (Control Objectives
for Information and related Technology).
Com relação ao COBIT 5, julgue os itens que se seguem.
O processo “garantir a definição e manutenção do modelo de
governança" visa fornecer uma abordagem que garanta a
realização das decisões de TI conforme as estratégias e os
objetivos da empresa.
Julgue os itens a seguir, referentes ao MPS.BR e à legislação aplicável à contratação de bens e serviços de TI
Para que se atinja o nível F (gerenciado) no MPS.BR,
é necessário que os atributos dos processos tenham alcançado,
no mínimo, o nível de capacidade 3.1, no qual se evidencia
o quanto os produtos de trabalho produzidos pelo processo são
apropriadamente gerenciados.
Julgue os itens a seguir, relativos ao planejamento estratégico na área de tecnologia da informação (TI).
De acordo com o guia de elaboração de PDTI do SISP, a
preparação é um subprocesso da elaboração do PDTI que visa
identificar e sistematizar as estratégias estabelecidas, por
exemplo, no planejamento estratégico de TI.
Com relação ao COBIT 5, julgue os itens que se seguem.
O COBIT 5 alinha-se, em alto nível, a outros padrões e
modelos importantes de gestão e governança de TI, servindo,
portanto, como um modelo único integrado.
Julgue os itens a seguir, referentes ao MPS.BR e à legislação aplicável à contratação de bens e serviços de TI
O integrante técnico é um servidor representante da área de TI
que compõe juntamente com o integrante administrativo e
o integrante requisitante a equipe de planejamento da
contratação.
Julgue os itens a seguir, relativos ao planejamento estratégico na área de tecnologia da informação (TI).
As quatro perspectivas do BSC (balanced scorecard) — de
aprendizado e de conhecimento; dos clientes; financeira;
e de processos internos — estabelecem relações de causa e
efeito, de modo que medidas, metas e iniciativas são traçadas
para cada uma dessas perspectivas.
Julgue os itens a seguir, relativos ao planejamento estratégico na área de tecnologia da informação (TI).
No plano de TI, o alinhamento estratégico determina, com
base nas atuais e futuras necessidades do negócio, como a TI
deve alinhar-se quanto à infraestrutura, às aplicações, ao
processo e à arquitetura.
Julgue os itens seguintes, relativos a componentes e processos do modelo ITIL v3.
O gerenciamento financeiro para serviços de TI administra os
requisitos do planejamento orçamentário da organização, sem
se ocupar dos requisitos relativos à contabilidade e à cobrança
de provedores de serviço, por estar voltado para o controle de
valores internos.
Julgue os itens seguintes, relativos a componentes e processos do modelo ITIL v3.
O gerenciamento do portfólio de serviços, que pertence à área
de estratégia de serviços, visa gerenciar os projetos ou
programas voltados para atingir os objetivos organizacionais
por meio da inter-relação entre o desenho e a operação de
serviços.