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No que se refere às ideias e informações do texto, julgue os itens a seguir

Sem prejuízo do sentido e da correção gramatical do texto, o

primeiro período poderia ser reescrito da seguinte forma: A

própria colonização do Brasil, ainda no século XVI, pode ser

considerada marco da história da assistência jurídica, ou justiça

gratuita, no país.

No que se refere às ideias e informações do texto, julgue os itens a seguir

Infere-se do texto que a Lei n.º 1.060/1950 ainda está em

vigência, embora tenha passado por algumas alterações.

Ainda a respeito das ideias e dos aspectos linguísticos do texto, julgue os itens subsecutivos.

Na linha 10, o pronome “Sua" delimita o significado do

substantivo “importância", funcionando, na oração em que

ocorre, como um termo acessório.

Com referência às ideias e aos aspectos linguísticos do texto apresentado, julgue os seguintes itens.

Conclui-se do texto que a concessão da gratuidade no acesso

à justiça originou-se de um dever legal do Estado de auxiliar os

pobres na resolução de suas demandas.

Com referência às ideias e aos aspectos linguísticos do texto apresentado, julgue os seguintes itens.

Sem prejuízo do sentido e da correção gramatical do texto, o

trecho “se o agravante (l...) custas de então" (l. 11 a 15) poderia

ser reescrito da seguinte forma: caso o agravante for muito

pobre a ponto de não ter bens móveis ou bens imóveis, e caso

nem tenha como pagar as custas do processo, se rezar um

Pai-Nosso na audiência em honra do rei de Portugal o

pagamento das custas da época será considerado liquidado.

No que se refere às ideias e informações do texto, julgue os itens a seguir

O autor do texto visa convencer o leitor acerca da necessidade

de que se tratem como iguais os desiguais, por meio da

prestação jurisdicional gratuita.

No que se refere às ideias e informações do texto, julgue os itens a seguir

Conclui-se do texto que, ao prever a substituição do atestado

de pobreza pela simples afirmativa da pessoa de que ela não

pode arcar com os custos judiciais da demanda, a lei teria

buscado uma forma de tornar mais acessível ao necessitado o

exercício de seu direito.

Ainda a respeito das ideias e dos aspectos linguísticos do texto, julgue os itens subsecutivos.

O vocábulo “que", em “incapaz de arcar com os custos que

uma lide judicial impõe" (l. 38 e 39), funciona como pronome

relativo e retoma o termo antecedente.

Com referência às ideias e aos aspectos linguísticos do texto apresentado, julgue os seguintes itens.

Conclui-se do conteúdo do segundo parágrafo que as ações de

jurar e de rezar em honra do rei funcionavam como um

atestado de pobreza, ou seja, como forma de demonstrar a

situação de insuficiência de recursos a fim de se obter a

concessão da assistência judiciária gratuita.

Com referência às ideias e aos aspectos linguísticos do texto apresentado, julgue os seguintes itens.

No trecho “Anteriormente à primeira Constituição pátria” (l.4), o emprego do acento indicativo de crase é facultativo.

No que se refere às ideias e informações do texto, julgue os itens a seguir

Depreende-se do texto que, de acordo com a Constituição

Federal de 1988, é proibido à pessoa possuidora de bens

requerer o direito à assistência jurídica integral e gratuita.

Ainda a respeito das ideias e dos aspectos linguísticos do texto, julgue os itens subsecutivos.

Em “as partes se viam impossibilitadas de arcar com os

possíveis custos judiciais das demandas" (l. 7 e 8), a partícula

“se" foi empregada no sentido de umas às outras.

Com referência às ideias e aos aspectos linguísticos do texto apresentado, julgue os seguintes itens.

De acordo com o texto, o Estado confundia-se com a religião,

o que fica evidente no fato de que foram as Ordenações

Filipinas que compilaram, em textos legais, o benefício da

justiça gratuita de cunho religioso.

Com referência às ideias e aos aspectos linguísticos do texto apresentado, julgue os seguintes itens.

O vocábulo “sancionadas" (l.7) é, no texto, sinônimo de

promulgadas.

Ainda a respeito das ideias e dos aspectos linguísticos do texto, julgue os itens subsecutivos.

Seria mantida a correção gramatical do período caso a forma

verbal “dava" (l.6) fosse flexionada no plural, escrevendo-se

davam.

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