Uma organização tem a responsabilidade de definir critérios através dos quais escolherá seus futuros líderes e gestores, uma vez que a existência de critérios formais assegura à organização que a pessoa indicada terá as condições técnicas e comportamentais para exercer seu papel. Nesse contexto, considere que uma organização definiu que as pessoas indicadas para assumir posições de liderança deveriam apresentar as seguintes características:
(I) ser reconhecidas por seus pares como uma referência em seu trabalho;
(II) respeitar os indivíduos, aceitando a diversidade e estimulando o desenvolvimento dos outros;
(III) preocupar-se em obter os resultados desejados dentro dos valores e do comportamento exigido pela organização.
Com base nessas três características do perfil de liderança que a organização deseja, os critérios a serem utilizados para
a escolha das futuras lideranças pertencem, respectivamente, às seguintes categorias:
Uma empresa está se ajustando à filosofia e à metodologia do Senso Colaborativo, visando que seus funcionários possam
ajustar seus pontos de vista divergentes e focar na qualidade dos produtos e serviços da empresa.
Entre as ações já existentes na empresa, observaram-se as seguintes:
I - Constantes sessões de brainstorms têm ocorrido em alguns setores, de modo que as equipes se juntam e discorrem
sobre as ideias de produtos e serviços, buscando soluções inovadoras.
II - Algumas equipes são montadas dentro de cada área de trabalho, evitando-se diversificações, para que não ocorram
desvios ao foco de cada área da empresa.
III - Para evitar incômodos, a forma de comunicação dentro da empresa, para reuniões virtuais ou presenciais, deve obedecer a regras rígidas, de modo que as perguntas devem ser feitas somente por escrito.
IV - Alguns setores têm investido fortemente em educação corporativa, visando à preparação e à atualização das suas equipes, para que todos acrescentem visões novas a seus postos.
V - Certos setores exigem que suas equipes trabalhem em esquemas de organização vertical, nos quais cada membro responde diretamente a uma pessoa com cargo de chefia.
Dentro do que foi observado, as ações que já estão ajustadas à filosofia e à metodologia do Senso Colaborativo são APENAS
A educação corporativa tem um escopo mais amplo e abrangente do que o treinamento. Ela se concentra no desenvolvimento contínuo dos colaboradores, indo além das habilidades técnicas para promover o crescimento pessoal e profissional. Com o incremento das universidades corporativas, surge um novo “profissional”, fundamental para o êxito e os resultados dessas organizações: o diretor de aprendizagem, que traz consigo a função de líder educador.
Considere os quatro diferentes papéis que esse líder educador desempenha, apresentados a seguir.
I - Ser estudante dos negócios e conhecer a direção estratégica da empresa e como ela está posicionada no mercado global.
II - Esboçar uma visão de como adequar as operações de aprendizagem e de desenvolvimento para que elas formem um sistema unido por ações inter-relacionadas.
III - Ser o especialista em educação, moldando a visão de aprendizagem contínua, fixando metas grandiosas e até mesmo audaciosas para a organização.
IV - Criar parcerias com os gerentes internos, os clientes externos, os líderes sindicais e os reitores de instituições de educação superior e operar estrategicamente, formulando um plano empresarial e recomendando como implementá-lo.
Esse líder educador, quando desempenha os papéis descritos em I, II, III e IV, está atuando, respectivamente, como