A hidrazina, N2 H4 , na forma líquida, usada como combustível, é carregada em um dos tanques de um foguete. Para que o foguete seja impulsionado, deve ocorrer a reação com oxigênio, O2 , também na forma líquida, presente em um outro tanque do foguete. A reação ocorre numa câmara, logo acima dos propulsores, na proporção de 1 mol de N2 H4 para 1 mol de O2 , gerando dois produtos, sendo um deles o gás nitrogênio, N2 . Considerando-se que um foguete carrega 3.200 kg de hidrazina, a massa mínima de oxigênio, em kg, que o foguete tem de levar, de modo a reagir com toda a hidrazina existente, e o segundo produto da reação são, respectivamente,
É uma característica do biodiesel:
Para a produção de etanol, a partir de biomassa lignocelulósica, é necessária a aplicação de um pré-tratamento como a(o )
O nitrogênio, N2 , é um gás razoavelmente inerte e presente na proporção de, aproximadamente, 78% na composição do ar ao nível do mar, sendo que o outro gás majoritário, o oxigênio, está presente na proporção de 21%. Sobre esses gases e suas propriedades, considere as afirmativas abaixo.
I - N2 e O2 não podem ser comprimidos até a liquefação.
II - N2 e O2 não são fluidos, por serem gases razoavelmente inertes.
III - A densidade do ar é maior que a do nitrogênio nas condições normais de temperatura e pressão.
Está correto APENAS o que se afirma em
No escoamento do gás natural produzido na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, até o continente, ocorre a formação de uma mistura bifásica, sendo a fase líquida separada da fase gasosa em coletores localizados no Terminal de Cabiúnas. A fase líquida é processada em uma Unidade de Processamento de Condensado de Gás Natural, enquanto a fase gasosa segue para processamento na Unidade de Processamento de Gás Natural, ambas localizadas no mesmo Terminal. A mistura bifásica observada no escoamento do gás deve-se
Considere a necessidade de consumo diário de um volume V de gás natural de uma cidade, distante D quilômetros por via marítima do ponto de produção do gás. Analisando a influência de V e D no modal de distribuição, o modal escolhido seria, tipicamente, o modal
Sejam as propriedades massa (M), índice de Wobbe (Wo), e poder calorífico superior (P ) (este último em kJ/m3 ); e os subscritos DEST representando destino e ORIG, origem. No transporte do GNL por navios, o não isolamento total leva à vaporização e à perda de certa quantidade de material. Sendo o GNL composto por uma mistura de hidrocarbonetos, admitindo-se que a densidade não sofra variações muito significativas, a carga líquida que chega ao destino apresenta