No sistema de propulsão de um navio, constitui uma vantagem do hélice de passo variável quando comparado ao hélice de passo fixo a(o)
Num sistema de ar comprimido, as válvulas direcionais têm como objetivo orientar a direção que o fluxo de ar deve seguir, de modo a realizar um trabalho proposto.

Os números de posições e vias da válvula direcional apresentada acima são, respectivamente, iguais a
Em relação à metodologia da espiral de projeto de navios, analise as afirmativas a seguir.
I - Os requisitos do armador defi nem as características iniciais para a determinação de cada um dos sistemas do navio.
II - As atividades de projeto são realizadas de forma simultânea de modo a haver uma integração entre os sistemas.
III - O projeto do navio atinge a sua confi guração defi - nitiva ao completar-se a primeira volta na espiral de projeto.
Está correto o que se afirma em