
As reproduções acima apresentam corpos gravados na madeira, registrados em fotos e esculpidos em brinquedo, respectivamente. A temática que transita nas três imagens permite, principalmente, a percepção das identidades e diferenças, da diversidade e da singularidade, da(o)

A partir da citação, conclui-se que a Arte, na Educação, tem como objetivo
O cenário artístico Pós-Moderno desvela-se impregnado de denúncias políticas, sociais, ambientais e éticas que refletem a preocupação com a preservação do planeta, do homem e da cultura. Quais estéticas visuais abordam os referidos temas?
A Arte Brasileira sempre teve como representação poética a arquitetura eclética, a escultura e a pintura neoclássica até o momento do rompimento com o academicismo no Brasil. No início do século XX, um evento artístico de vanguarda desponta no cenário artístico, principalmente nas Artes Plásticas. Trata-se da(o)
No início do século XX, com a Primeira Guerra Mundial a Arte sofreria mudanças radicais. A modernidade da Arte estaria nos temas e nas técnicas, com ênfase nas máquinas, no movimento e na velocidade. As rupturas técnicas deram-se com o(a)
Considerando-se os diferentes períodos da História da Arte e seu contexto, analise as afirmativas abaixo.
I - O Renascimento abarcou o despertar do conhecimento técnico-artístico, a redescoberta da arte greco-romana, os avanços nos estudos científicos e a exploração de novos continentes.
II - O Barroco relaciona-se a uma época de opulência, na qual a Igreja e o clero perderam o seu poder, revivendo temas da história antiga com ordem e solenidade.
III - O Impressionismo rompe com a tradição técnica e artística, representando sensações visuais imediatas por meio da cor e da luz, tendo como objetivo apresentar a percepção sensorial inicialmente observada.
IV - O Pós-Impressionismo abandona as concepções do período anterior, resgatando a pintura acadêmica.
São corretas APENAS as afirmativas
A Professora de Artes Visuais de uma escola pública disponibiliza para a turma diferentes reproduções imagéticas com a temática infantil de artistas consagrados da pintura, escultura e fotografia, de tempos e espaços diversos. Solicita a observação, a percepção e possíveis analogias, orienta, também, a análise plástica e a contextualização, enriquecendo o debate com informações sobre as imagens. Em seguida, estimula a realização de um projeto de trabalho que contemple o fazer artístico ressignificado.
Essa prática de sala de aula refere-se à Proposta Triangular, que desenvolve
A educação multicultural aproxima os alunos das culturas não dominantes ampliando o conceito de Arte.
PORQUE
Através do estudo, da valorização, do respeito e das inter-relações possíveis entre os diversos padrões culturais e estéticos existentes, amplia-se também a experiência estética no espaço escolar.
A esse respeito, conclui-se que
A respeito da criatividade, analise as afirmações abaixo.
I - O processo criativo pressupõe um desvelar do mundo através de um corpo que sente, percebe e que, sentindo, conhece.
II - O corpo cognoscente realiza uma reflexão enraizada na experiência sensível.
III - A criação artística é conduzida por um pensamento projetante.
IV - A imaginação criadora permite a realização de novas experiências para além das experiências mais imediatas.
Estão corretas as afirmações
A Arte Popular ressignificada contribui com poéticas expressivas, como: alegorias e adereços, tapeçaria, tecelagem, rendas e bordados, cestaria, cerâmica, gravura e escultura.
PORQUE
Foi categorizada como arte menor, alijada do panorama das Artes Visuais, ao longo da História da Arte.
A esse respeito, conclui-se que
A pintura rupestre, como expressivo legado artístico e antropológico, dialoga com a Arte Contemporânea a partir da estética do(a)
A Linguagem da Arte possibilita a representação simbólica de uma cultura.
PORQUE
O homem, como ser simbólico, utiliza sistemas de representação para comunicar-se, expressar e produzir conhecimento, refletindo sobre a sua maneira de estar no mundo.
A esse respeito, conclui-se que
Na perspectiva da moderna estética visual, aprofundam- -se as discussões sobre o texto imagético, a materialidade, os suportes, a tecnologia e os meios de comunicação de massa. Arte e Ciência articulam-se numa relação dialógica, apresentando novos códigos de visualidade, que, entre outros, são:
O prazer estético está atrelado à subjetividade no jogo da criação. Ao artista é dado combinar sensações, imagens e representações livremente, atendendo a leis internas. O fazer do artista advém de potencialidades da memória, da percepção e da imaginação, numa fusão de brincadeira e seriedade, visto que fatores estruturais são comuns ao jogo e à obra de arte. Conclui-se, então, que o artista
Relacione os movimentos que despontam no cenário artístico, na década de 60, à coluna à direita, que apresenta as propostas desses movimentos.
A relação correta é