A Ética é um produto das relações humanas. De forma pragmática, a ética se apresenta como o assunto cujo estudo tem tornado possível maximizar a eficácia das relações humanas nas organizações. Em seu sentido mais abrangente, ética é
Os termos que regem as obrigações de cada uma das partes em uma transação comercial internacional, quanto aos deveres e obrigações, principalmente nos serviços de logística, possuem regras claras e definidas previamente entre importador e exportador, representadas por siglas universais. Algumas das siglas mais utilizadas são as seguintes: FCA, FOB, CIF e CFR. No comércio internacional, a qual órgão ou tratado específico essas siglas estão associadas?
O SISCOMEX Sistema Integrado de Comércio Exterior é um sistema administrativo informatizado, criado e aperfeiçoado entre os anos de 1992 e 1996, com o objetivo de simplificar as operações de comércio exterior NÃO pertence ao elenco de funções do SISCOMEX
A função Logística tornou-se fundamental para manter a competitividade de empresas na era do comércio globalizado. Sobre as responsabilidades básicas da função Logística, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, analise os procedimentos abaixo.
I - Manter a qualidade e integridade dos produtos até sua entrega ao cliente.
II - Entregar os produtos aos clientes sempre o mais rápido possível.
III - Manter o cliente final constantemente informado sobre o status da entrega dos produtos.
IV - Entregar o produto certo no lugar certo, ao menor custo possível.
São responsabilidades básicas da função Logística APENAS os procedimentos
Uma empresa deseja criar um programa anual de contagem cíclica do inventário, equilibrando a carga de trabalho dos funcionários ao longo do ano. Para isso, usará como base a classificação ABC dos itens do estoque, conforme a tabela abaixo.

A gerência estabeleceu o seguinte critério de contagem para a frequência de inventário:
• Itens A: mensal;
• Itens B: a cada dois meses;
• Itens C: a cada seis meses.
Sabe-se que tempo médio de inventário de um item é de 1 hora, que um funcionário dedica 5 horas de trabalho à atividade de inventário e que o mês possui 20 dias úteis de trabalho.
A quantidade de itens inventariados mensalmente e o número de funcionários necessários serão, respectivamente,
Uma empresa fabricante de óleo lubrificante vende seus produtos para um atacadista regional que, por sua vez, vende o óleo para varejistas que embalam o produto e o oferecem para os consumidores finais. O canal de distribuição dessa empresa é classificado como canal de marketing
A Administração é a arte de fazer as coisas pela ação de pessoas. A Administração, em conceitos mais modernos, apresenta-se como uma ciência, aplicada na prática. A principal proposta da Administração é o desenvolvimento da melhor forma de agir para alcançar os resultados esperados.
Para atingir o objetivo principal da Administração, seus profissionais se utilizam de quatro funções. A esse respeito considere as afirmativas abaixo.
I - A organização figura como a primeira função administrativa, por ser aquela que serve de base para as demais, e determina antecipadamente os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los.
II - O papel da direção é acionar e dinamizar a empresa, e está relacionado com a ação, com o colocarse em marcha, envolvendo as pessoas, bem como relacionado diretamente à atuação sobre os recursos humanos da empresa.
III - O controle representa a verificação se o que foi planejado e organizado está dando os resultados esperados, além de medir o sucesso ou insucesso de todo o processo administrativo.
É (São) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s)
O termo qualidade é um dos temas mais debatidos e difundidos no meio empresarial e no ambiente macroeconômico. Interligados ao conceito de qualidade existem outros, complementares, tais como produtividade, gestão ambiental, competitividade, globalização, etc. Nesse contexto, analise as afirmações a seguir.
O grande movimento da qualidade teve início, no Brasil, no início da década de 90, em função do cenário econômico na época, e todo e qualquer programa de qualidade tem como foco o cliente
PORQUE
O conceito primário de qualidade é atender às expectativas implícitas e explícitas do cliente. Analisando essas informações, conclui-se que
O Planejamento e Controle da Produção (PCP) é um conjunto de funções que, além de planejar e controlar, comanda e coordena a produção. O PCP pode ser decomposto em Planejamento, Programação e Controle. Por Planejamento, deve-se entender aquelas funções de longo alcance ou mais genéricas que alimentarão a Programação. Assim, o Planejamento se constitui na(o)
Uma empresa brasileira de aviação civil costuma importar partes e peças de reposição para a manutenção de suas aeronaves. Para isso, mantém um pequeno estoque de peças de emergência adquiridas de seu fornecedor no exterior dentro de seu próprio armazém, antes da nacionalização da mercadoria. Esse é um direito concedido a alguns ramos de atividade. As peças importadas são transferidas diretamente para um depósito da empresa importadora e consignadas a um fiel depositário dentro da empresa, responsável pela chave do depósito. Os tributos serão recolhidos, total ou parcialmente, conforme forem sendo nacionalizados para utilização. Esse regime atípico de importação é denominado
O regime aduaneiro especial de Admissão Temporária permite que uma empresa, no Brasil, importe um bem qualquer, com suspensão de tributos incidentes na importação. Após o cumprimento da finalidade para a qual o bem foi importado e vencido o prazo de permanência do mesmo em território brasileiro, a(o)
O consumo de determinado item de estoque foi acompanhado durante 5 meses, de acordo com a tabela abaixo.

Qual a previsão de demanda para o mês de junho, utilizando- se o método da média móvel ponderada para 4 períodos, assumindo-se os pesos 0,30 para os 2 períodos mais recentes e 0,20 para os 2 últimos períodos?
O processo de tomada de decisão do consumidor tem início com o reconhecimento de uma necessidade, quando o consumidor percebe uma diferença entre seu estado real e algum estado desejado.
PORQUE
O consumidor pode obter informações através de fontes pessoais, comerciais, públicas ou experimentais. A esse respeito, conclui-se que
Um conceito de qualidade está relacionado com a conformidade com as especificações. Quando um trabalho é realizado de maneira correta da primeira vez, deve ficar claro para todos. A qualidade se encontra na prevenção, e esta, por sua vez, origina-se do treinamento, do exemplo, da disciplina, liderança e persistência.
Na perspectiva desse conceito, está contido o princípio da qualidade denominado
Muitas empresas buscam diminuir seus custos de operação terceirizando algumas atividades. Porém, não se pode, com o objetivo de reduzir custos, abrir mão da qualidade. Para evitar que isso ocorra, as empresas, na contratação de serviços terceirizados, elaboram um Acordo de Nível de Serviço. Esse Acordo pode ser feito entre um cliente e um fornecedor, ou até mesmo entre diferentes áreas de uma empresa. Por ser um processo complexo, as empresas precisam tomar uma série de precauções.
Ao elaborar um Acordo de Nível de Serviço, a empresa contratante deve