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“A cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo. Ou seja, por ano, um milhão de indivíduos decidem tirar a própria vida. Atualmente, 55% destes têm menos de 45 anos idade - em 1950, por outro lado, 60% dos suicidas eram mais velhos que isto. Os dados são de um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS)” (acesso em 21/01/2013 http://revistaepoca.globo.com). No final do século XIX, Émile Durkheim produziu um dos estudos clássicos da sociologia, O Suicídio. Karl Marx também escreveu algumas notas a respeito deste fenômeno em Sobre o suicídio, publicando-as em janeiro de 1846. A partir das análises de Marx e Durkheim, podemos afirmar que:

Émile Durkheim nasce na região entre a Alsácia e a Lorena, em 1858, e morre em 191De família judia, mas agnóstico, ainda jovem vai a Paris completar seus estudos, até que inicia sua carreira de professor universitário em Bordeaux. É durante o período de Bordeaux que ele produz suas obras mais conhecidas: Da divisão do trabalho social (1883), As Regras do Método Sociológico (publicada dois anos depois desta primeira) e O Suicídio (1887). Em 1902, deixa Bordeux e segue para a Sorbonne. A partir das obras do autor e de seus conhecimentos, julgue as assertivas seguintes. I - Podemos dizer que existem vários sentidos para o termo positivismo, como é comum nas ciências humanas. Por muito tempo a expressão “positivismo” tornou-se antes uma expressão ofensiva do que um termo técnico da filosofia. Apesar disso, a Sociologia positivista teve uma influencia profunda para pensadores como E. Durkheim, T. Parsons e Z. Bauman. II - As preocupações maiores de Durkheim são sobre a delimitação do campo de estudo da sociologia, a identificação do objeto de estudo específico desta nova ciência e a definição de procedimentos e regras bem definidas para a pesquisa sociológica, articulando-a com a Psicologia, a Biologia e a Filosofia. III - Cumprem funções importantes de socialização a educação, a religião, a família, já que são instituições sociais capazes de inculcar nos indivíduos uma série de valores morais e de conduzi-los a aceitarem os papéis que lhes são impostos socialmente. IV - Durkheim considera a prática do crime como um fato social anormal, indicando que o direito positivo possui um caráter de coerção social perante os indivíduos tomados isoladamente. V - Pensando na solidariedade mecânica, ela se estrutura a partir das semelhanças entre seus membros. Aqui a consciência individual é extremamente consolidada e exerce uma pressão forte sobre as ações coletivas. É correto afirmar que:

“As histórias são parecidas: sem aviso, as meninas são levadas pelas mães a um local ermo, onde encontram uma espécie de parteira que as espera com uma navalha. Sem qualquer anestesia ou assepsia, a mulher abre as pernas das garotas - muitas vezes, crianças de menos de dez anos - e corta a região genital, num procedimento que varia da retirada do clitóris ao corte dos grandes lábios e à infibulação (fechamento parcial do orifício genital).” (Acesso em 5.7.2010. Sanches, Giovana. http\\ g1.globo.com). Algumas comunidades realizam a prática da circuncisão como forma de reprimir o desejo sexual, garantir a fidelidade conjugal e manter as jovens “limpas” e “belas”. No momento em que os indivíduos passam a se inserir em determinado contexto social, eles sofrem interferências dos grupos sociais no qual pertencem, geralmente se relacionando com normas, valores criados coletivamente. Sobre essas discussões, qual a alternativa que podemos ligar á teoria de Émile Durkheim?

“Classe social” é provavelmente a ideia mais famosa da Sociologia; ou, ao menos, a ideia com a qual o público leigo mais identifica a Sociologia como disciplina acadêmica ou área de conhecimento. Talvez nenhuma outra palavra do repertório sociológico apareça tanto, seja usada com tanta desenvoltura, em tantos sentidos ou tenha sido objeto de tanta crítica e revisão nos últimos cinquenta anos. (CODATO, Adriano; LEITE, Fernando Baptista. Classe social. In: Heloisa Buarque de Almeida; José Szwako. (Org.) Diferenças, igualdade. São Paulo - SP: Berlendis & Vertecchia, 2009, p. 7-29). Utilizando seus conhecimentos sobre o tema das classes sociais e desigualdade na sociedade contemporânea, julgue os itens a seguir. CONCURSO I - Sociólogo estudioso das camadas médias americanas, Wright Mills apontou, já no início da década de 50, a aproximação crescente entre trabalhadores de colarinho branco – o empregado de escritório moderno – e os operários do setor produtivo. II - O Brasil tem um dos maiores índices de desigualdade social do mundo, porém por conta do aumento dos gastos sociais nas últimas décadas, pelos programas governamentais de transferência de renda (Bolsa Família, etc.) apresenta uma alta mobilidade social ascendente, conferindo a milhões de brasileiros uma mudança substancial na sua condição de vida, dando origem à nova classe média ou classe “C”. III - A desigualdade em uma sociedade gira em torno da distribuição diferenciada de recursos de valor às variadas categorias de indivíduos – sendo as de classe, étnica e gênero as três mais importantes. IV - Uso científico do termo classe social por parte de sociólogos, economistas, historiadores deve levar em conta apenas as distinções econômicas, o acesso diferenciado a determinados bens e serviços na sociedade V - A chamada nova classe média brasileira, de acordo com Jessé de Souza, só pode ser compreendida no marco mais geral de alteração do sistema capitalista, de um modelo fordista, passando pelo toyotismo e chegando ao movido pelo afrouxamento de laços de proteção ao trabalhador, da voracidade do capital financeiro e da alteração profunda nas relações cotidianas da sociedade moderna. A nova classe média carrega as agruras de uma classe que não perfila a tradicional classe trabalhadora, nem pode ser classificada como classe média tradicional. É correto afirmar que:

No campo da Sociologia brasileira, encontramos contribuições importantes de pensadores que são fundamentais para compreensão do que é o Brasil. Entre eles, podemos citar Gilberto Freyre e Florestan Fernandes. Utilizando abordagens distintas, vários outros autores deram importantes contribuições para a abordagem dos fenômenos sociais brasileiros. Acerca desse assunto, assinale a opção incorreta.

O sociólogo Norbert Elias é hoje uma das grandes referências nas ciências sociais, numa acepção mais ampla. Em sua obra mais conhecida, O processo civilizador, mostra como lentamente os costumes vão moldando as condutas, os corpos e os sentimentos dos indivíduos e dos grupos sociais ao longo dos séculos. Sobre os conceitos e proposições teóricas de Norbert Elias, assinale a alternativa incorreta:

“(...) Rompe com a tradição positivista que faz da sociedade uma realidade objetiva e do ator um agente sem história nem paixão e amplamente preso a um conjunto de valores que lhe predeterminam os comportamentos. (...) Pretende que o social seja um processo: é o fruto da atividade permanente dos membros da sociedade. Estes últimos são providos de um cabedal de saberes práticos que utilizam de modo rotineiro nas atividades mais corriqueiras. (...) Se interessam pelos atos da vida cotidiana que aos nossos olhos parecem os mais banais” (Lallement, Michael, 2008). Esse texto enfatiza uma corrente sociológica que privilegia abordagens com o uso da observação direta, observação participante, diálogos, registros em vídeos, conversas com os autores, etc.). A qual dessas correntes abaixo o texto se refere?

A partir do momento em que os europeus desembarcam em novos territórios, no século XVI, amplia-se o seu

mercado consumidor. A comercialização de produtos é então ampliada e diversificada. O trabalho, antes

artesanal, em que o fabricante tinha domínio de todo o processo de produção, dificulta a demanda por novos

produtos. Os trabalhadores passam a ser divididos em atividades específicas, tornando a produção mais ágil.

Os chamados clássicos da Sociologia discutem, em suas obras, a introdução da divisão social do trabalho,

mostrando os efeitos desse novo processo de produção introduzido pela modernidade.

Sendo assim, analise as seguintes frases abaixo:

I. Segundo Durkheim, na obra Da Divisão Social do Trabalho, a principal função da divisão social do trabalho

é aumentar simultaneamente a força produtiva e a habilidade do trabalhador. Ela é uma condição

necessária de desenvolvimento intelectual e material da sociedade, sendo, por esses motivos, uma

exigência da consciência moral das nações.

II. Na teoria marxista, a especialização do trabalho transformou a atividade produtiva numa atividade

monótona, repetitiva, sem criatividade, produzindo um estranhamento entre o produtor direto e o produto do

trabalho.

III. Na obra Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, Max Weber afirma que a ênfase do significado

ascético de uma vocação fixa propiciou uma justificação ética para a moderna divisão do trabalho. Os filhos

passam então a ser designados para o ensino especializado e para o trabalho fabril, optando por atividades

mais adequadas à obtenção do lucro.

A partir dessas frases, assinale a opção correta:

A obra mais conhecida de Max Weber é Ética protestante e o “espírito” do capitalismo, nela estabelece-se uma relação entre a ação dos indivíduos ligados ao calvinismo, o desenvolvimento do capitalismo e da racionalização da vida no Ocidente. Sobre o tema abordado, assinale a alternativa correta.

Respaldado por inovações tecnológicas ininterruptas e na velocidade dos meios de comunicação, a globalização vem cada vez mais se confirmando como uma realidade atual. Dessa forma, cada espaço local só é possível de ser explicado entendendo as intersecções dos processos econômicos, políticos e socioculturais. Para se entender um país como o Brasil, por exemplo, há que se entender o mundo, pois como dizia Milton Santos, cada lugar hoje é uma fração do espaço global. Segundo Bauman, as análises realizadas sobre a globalização pautam-se na crença de que esse é um destino irremediável do mundo, um processo irreversível, afetando a todos. Analise as seguintes frases sobre a globalização: I – Segundo Bauman, com o avanço da globalização pautado no avanço das tecnologias, houve a supressão do tempo e espaço, polarizando assim a sociedade. Nesse processo, quem tem mobilidade se exime das responsabilidades, restando aos localizados “lamber as feridas” desse fenômeno. II – Na visão de Bauman, a sociedade de consumo, característica da contemporaneidade, em que a interconexão entre os indivíduos é cada vez maior, tem produzido uma estagnação das identidades dos indivíduos. III- Diferentemente da visão de uma globalização como uma homogeneização da cultura, do sistema de valores, Milton Santos concebe que cada lugar é, ao mesmo tempo, objeto de uma razão global e de uma razão local, convivendo dialeticamente. A partir da análise dessas frases, assinale a opção correta:

Os homens, ao longo dos tempos, foram deixando como padronização das suas ações as formas instintivas de vida e passaram a viver em coletividade. As relações sociais surgiram como necessidade da própria sobrevivência humana, especialmente em um período como a era primitiva, em que a vivência em grupo facilitava as relações com a natureza. Dessa forma, com o aumento da produtividade e o surgimento das formas de vida sedentária, os homens passaram a construir as suas relações sociais, vivendo em coletividade e formando grupos sociais, tendo a família como início desse convívio com o outro a partir de regras, normas, valores. As mudanças nas condições histórico-sociais produziram uma diversificação desses grupos sociais. A importância desses grupos sociais para a vivência humana é visível, pois se transformaram em objetos de estudo da sociologia, sendo explicado, resumidamente, como uma reunião de duas ou mais pessoas, interagindo umas com as outras e capazes de uma ação conjunta. Sobre essa questão, podemos afirmar corretamente que:

Sobre a Sociologia Brasileira, é incorreto afirmar que:

Podemos afirmar em relação aos agrupamentos sociais:

No final do século XIX e, especialmente, o século XX, com a abolição da escravatura e início da fase republicana brasileira, o Brasil inicia o processo de modernização do país, direcionado, especialmente, pelas mãos de uma nova classe ascendente, a burguesia brasileira. O capitalismo então se desenvolve em terras brasileiras e, com ele, surgem várias interpretações sobre a forma como ocorre essa modernização no Brasil. Apesar de a revolução burguesa, baseada nos pilares da industrialização, ter ocorrido desde o início do século XIX, foi apenas nas décadas de 50 e 60 que a indústria passa a ser de fato a principal atividade econômica no país. Sobre as interpretações sociológicas realizadas desse processo, destacam-se as contribuições de Florestan Fernandes. De acordo com o autor, podemos perceber diversas análises sobre a sociedade brasileira. Assinale a alternativa que não condiz com as interpretações realizadas pelo autor sobre o Brasil.

Uma questão relevante para Weber, entre outras, é o método individualizante ou histórico. A busca da regra geral ou da lei tende a apagar-se para deixar em evidência a unicidade qualitativa do devir. Trata-se, neste caso, de compreender, o mais objetivamente possível, o sentido das ações humanas: como os homens avaliam, apreciam, utilizam, criam e destroem as diversas relações sociais. A partir do pensamento de Max Weber, julgue as assertivas a seguir: I - O método de Weber é o Verstehen (compreensão). Podemos destacar dois momentos importantes do método compreensivo: 1) cabe ao cientista social o papel de intérprete da ação dos atores, individuais ou coletivos; 2) esta interpretação deve estar relacionada a uma relação causal. Weber entende “ação” como um comportamento humano, seja ele um fazer externo (conversar com alguém), seja ele interno (como o ato de fazer uma oração sozinho), e isto “sempre que e na medida em que o agente ou os agentes o relacionem com o sentido subjetivo”. II - Na perspectiva weberiana, o tipo ideal é um simples recuso metodológico para a pesquisa social, histórica e econômica. Podemos dizer que é uma ferramenta do pesquisador, um conceito puramente abstrato, um quadro de pensamento coerente logicamente, cujas características são retiradas do material histórico de acordo com a conveniência do pesquisador, seus valores etc. A partir daí, o pesquisador exagera, isto é, promove uma “acentuação unilateral” de “um ou vários pontos de vista”, promovendo comparações e imputações causais. III - Para a concepção de “possibilidade objetiva” e causa adequada, assim como a ideia de “imputação causal”, Weber buscou inspiração no jurista Johannes von Kries e seus seguidores, criminalistas e juristas. Não é possível atribuir a um evento, por mais simples que seja, uma causa única. Para Weber, não é possível, a partir de um conjunto de linhas causais, dizer qual delas possui um peso maior na determinação do conjunto. IV - O processo de racionalização pode ser entendido como o processo de fragmentação das várias esferas de ação e a possibilidade de um agir racional (relação meios e fins) referente a cada esfera tomada separadamente. A racionalização é um processo encontrado apenas nas sociedades ocidentais. Como exemplos temos “as racionalizações da vida econômica, da técnica, da pesquisa científica, do treino militar, do direito e da administração”. V - A especificidade do capitalismo no Ocidente é que ele “identifica-se com a busca do lucro, do lucro sempre renovado por meio da empresa permanente, capitalista e racional”. Aqui o capitalismo é considerado enquanto uma forma de ganho aquisitivo privado efetuado de maneira disciplinada, controlada, é uma necessidade de ganhar dinheiro de forma moderada, mas que nunca cessa. É correto afirmar que:

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