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endo o texto anterior como referência inicial, julgue o item subsequente, a respeito da memória, da oralidade e do cotidiano no ensino da história.

A história oral demonstra, sobretudo, que os sujeitos históricos são monarcas, nobres ou mártires que, com sua própria vida, fazem a história acontecer.

Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue o próximo item, acerca do debate sobre o currículo de História e dos conceitos de currículo, cultura, gênero, direitos humanos, meio ambiente, história local e diversidade étnico-racial.

Os currículos escolares são produtos de escolhas teóricas e metodológicas; portanto, eles nunca são neutros e estão em permanente reconstrução.

Tendo em vista que todo ato de avaliar necessita de um sentido que o justifique e o oriente, e que, por isso, professores, políticas públicas e toda a comunidade escolar devem problematizar os sentidos que a avaliação escolar assume nas práticas educativas, julgue o seguinte item, a respeito da avaliação no ensino de história.

Ao se avaliar a aprendizagem dos estudantes, avalia-se, também, a intervenção do professor, já que o ensino deve ser planejado e replanejado em função das aprendizagens.

Considerando as competências e habilidades previstas para o componente curricular história no Currículo de Pernambuco para os ensinos fundamental e médio e para a área de ciências humanas e sociais aplicadas no ensino médio, julgue o item subsequente.

Nos anos iniciais do ensino fundamental, as aulas de história devem fomentar, prioritariamente, as relações de pertencimento nacional, de maneira que o estudante se compreenda dentro da dimensão de um continente repleto de eventos e marcos históricos.

Considerando o longo período histórico que se estende do processo de humanização e de formação das sociedades ágrafas até a Antiguidade Oriental, julgue o item seguinte.

A crença na imortalidade da alma foi elemento definidor da religião egípcia, o que explica, em larga medida, a forma como seus mortos eram sepultados.

O legado cultural da Antiguidade Clássica é muito expressivo para a humanidade: da filosofia grega ao direito romano, várias e significativas foram as contribuições de ambas as civilizações para a história. Relativamente à trajetória histórica de gregos e romanos antigos, julgue o item que se segue.

A democracia nasceu na Grécia Antiga e notabilizou-se por estender a cidadania a todos os habitantes de Atenas.

Compreendida entre os séculos V (queda de Roma) e XV (queda de Constantinopla), a Idade Média foi um dos mais longos períodos da história ocidental e, como bem destacou o historiador Jacques Le Goff, plantou as raízes da Europa. A respeito do medievo, julgue o item seguinte.

O papel da Igreja católica e de intelectuais árabes foi fundamental para a preservação da cultura clássica (greco-romana) na Europa medieval.

São muitos os laços étnicos e afetivos que unem o Brasil a países como Nigéria, Togo, Benin, Angola e República Democrática do Congo, além dos vínculos econômicos, por exemplo, com Congo, Guiné, Gabão e Moçambique. Relativamente aos reinos africanos entre os séculos V e XV, julgue o item subsequente.

Chama-se costa da Guiné a região situada entre a atual Serra Leoa e o delta do Níger. No interior, desenvolveram-se os impérios muçulmanos do Mali, Songhai e Bornu; na costa e na floresta, formaram-se sociedades diversificadas.

Um dos movimentos mais importantes ocorridos na Europa entre os séculos XV e XVIII foi o Iluminismo. Acerca desse movimento, julgue os itens a seguir.

O movimento iluminista foi marcado pela grande coesão das ideias dos seus principais expoentes.

A Revolução Industrial impactou profundamente o mundo, sobretudo a partir do século XIX. A respeito da Revolução Industrial e de seus impactos, julgue o item subsequente.

O desenvolvimento da máquina a vapor viabilizou o aumento da capacidade produtiva em vários setores da indústria.

Com relação às várias revoltas que ocorreram no Brasil durante o período regencial, julgue o ite a seguir.

Durante a Revolução Farroupilha, foi declarada a República de Piratini.

endo o texto anterior como referência inicial, julgue o item subsequente, a respeito da memória, da oralidade e do cotidiano no ensino da história.

A fonte da história oral é a memória humana, uma vez que a fonte oral representa a rememoração de aspectos do passado vividos e testemunhados por algum(ns) sujeito(s).

Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue o próximo item, acerca do debate sobre o currículo de História e dos conceitos de currículo, cultura, gênero, direitos humanos, meio ambiente, história local e diversidade étnico-racial.

Em relação ao processo de construção do saber histórico em sala de aula, nas discussões dos currículos sobre o que ensinar em história desde os anos iniciais do ensino fundamental até o ensino médio, há diferentes concepções do saber histórico e de sua produção.

Tendo em vista que todo ato de avaliar necessita de um sentido que o justifique e o oriente, e que, por isso, professores, políticas públicas e toda a comunidade escolar devem problematizar os sentidos que a avaliação escolar assume nas práticas educativas, julgue o seguinte item, a respeito da avaliação no ensino de história.

Assim como nos demais componentes curriculares, também em história uma concepção de educação e uma estratégia pedagógica devem ser subjacentes à avaliação.

Considerando as competências e habilidades previstas para o componente curricular história no Currículo de Pernambuco para os ensinos fundamental e médio e para a área de ciências humanas e sociais aplicadas no ensino médio, julgue o item subsequente.

A escolha de habilidades para comporem o currículo e que possam atender ao estado e aos municípios tem um papel muito importante, no sentido de garantir que os saberes de algumas localidades sejam atendidos em detrimento de outros.

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