Em relação ao texto CG1A1-I, às ideias nele expressas e à sua construção, julgue o item a seguir.
Infere-se do texto que Anísio Teixeira era um pensador que desvalorizava o aprendizado de conteúdos, tendo ressaltado, em seu trabalho na educação, a proeminência da prática no processo de ensino-aprendizagem.
Considerando os sentidos e as propriedades linguísticas do texto CG1A1-II, julgue o item que se segue.
No texto, é apresentada a tese de que é possível aprender com experiências bem-sucedidas de gestão educacional.
Considerando os sentidos e as propriedades linguísticas do texto CG1A1-II, julgue o item que se segue.
Entre as vantagens do funcionamento escolar em tempo integral atestadas pela autora do texto em sua observação das escolas de ensino médio em Pernambuco, estão o fortalecimento dos governos locais e a valorização da carreira docente.
Julgue o item subsequente, relativo a aspecto linguístico do texto CG1A1-II.
No segundo parágrafo, o sujeito da oração “trouxe evidências” é “uma política pública de visível efeito”.
De acordo com a Constituição Federal de 1988, julgue o item que se segue.
É dever do Estado a garantia de educação básica obrigatória e gratuita para todos os cidadãos, quer estejam na idade própria, isto é, dos quatro aos dezoito anos de idade, quer estejam fora dessa faixa etária.
Considerando as disposições do Estatuto do Servidor Público do Estado de Pernambuco, julgue o item subsequente.
Ao funcionário público é proibido exercer comércio ou participar de sociedade comercial, ainda que na condição de acionista, cotista ou comanditário.
Acerca da investidura em cargo público, julgue o item seguinte.
Denomina-se readaptação a investidura do servidor público em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que ele tenha sofrido em sua capacidade física ou mental, verificada em inspeção médica
Em relação aos poderes administrativos, julgue o item que se segue.
O poder discricionário do administrador público é limitado pela lei e pelos princípios da administração pública, em especial os da proporcionalidade e da razoabilidade.
Com relação às ferramentas disponíveis na plataforma Google Sala de Aula, julgue o item a seguir.
Para checar potenciais plágios ou encontrar fontes bibliográficas utilizadas em trabalhos de alunos, pode-se utilizar a ferramenta Relatórios de originalidade.
Considerando conceitos gerais de informática básica, julgue o item subsequente.
No MS Word, é possível inserir um link que direcione o usuário para um documento na Internet; nesse caso, o link permanecerá ativo mesmo se o arquivo for salvo em formato PDF
Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue o item subsequente, a respeito da memória, da oralidade e do cotidiano no ensino da história.
A concepção da história oral é dissociada do conceito de ciência e de sua formalidade, visto que não é um saber fazer isolado.
Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue o próximo item, acerca do debate sobre o currículo de História e dos conceitos de currículo, cultura, gênero, direitos humanos, meio ambiente, história local e diversidade étnico-racial.
O componente curricular história, na inter-relação com os currículos escolares, tem como foco a formação de uma memória individual vinculada ao Estado e aos grupos de poder que o controlam.
Tendo em vista que todo ato de avaliar necessita de um sentido que o justifique e o oriente, e que, por isso, professores, políticas públicas e toda a comunidade escolar devem problematizar os sentidos que a avaliação escolar assume nas práticas educativas, julgue o seguinte item, a respeito da avaliação no ensino de história.
Na avaliação em história, a carga político-ideológica acaba por determinar que os objetivos do ensino desse componente curricular estejam articulados à crítica e ao enriquecimento cultural.
Considerando as competências e habilidades previstas para o componente curricular história no Currículo de Pernambuco para os ensinos fundamental e médio e para a área de ciências humanas e sociais aplicadas no ensino médio, julgue o item subsequente.
As competências e habilidades propostas para os anos iniciais do ensino fundamental se apresentam como um desafio, visto que têm como demanda a formação de um sujeito social logo no início do processo de escolarização.
Considerando o longo período histórico que se estende do processo de humanização e de formação das sociedades ágrafas até a Antiguidade Oriental, julgue o item seguinte.
A Pérsia constituiu um grande império na Antiguidade, teve em Ciro um de seus maiores governantes e tentou estender seus domínios até a Europa, enfrentando a Grécia.