
No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir.
O texto envolve um único personagem, que subverte a sua lógica de hábitos cotidianos.

No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir.
No trecho “largue tudo de repente sob os olhares à sua volta”, o uso do acento indicativo de crase é facultativo.

Considerando as ideias do texto CB1A2-I, julgue o item que se segue.
Dada a sequência lógica do texto, infere-se que Darwin é um dos cientistas que representam a ciência moderna

Considerando as ideias do texto CB1A2-I, julgue o item que se segue.
No trecho “A ciência de nossos dias é uma tradição de conhecimento peculiar, visto que admite abertamente a ignorância coletiva” (terceiro parágrafo), o vocábulo “que” classifica-se como pronome e retoma “A ciência de nossos dias”.

No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir.
Quanto à tipologia textual, o texto é predominantemente expositivo.

No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir.
No trecho “Feito um banhista incerto, assoma depois com sua nudez no trampolim do patamar”, o termo “assoma” foi empregado no sentido de surgir.

Considerando as ideias do texto CB1A2-I, julgue o item que se segue.
Conclui-se do texto que a crença na ciência em detrimento da crença em verdades absolutas permitiu à sociedade moderna ser mais justa.

Considerando as ideias do texto CB1A2-I, julgue o item que se segue.
O agente da forma verbal “obter” (sétimo período do segundo parágrafo) é interpretado como “um indivíduo”, mencionado no período anterior.

No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir.
A expressão “homem moderno” (primeiro período) faz referência ao ser humano como tipo representativo de determinada época.

No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir.
No trecho “pondo-se enfim em vestes mínimas”, o elemento “se” veicula a noção de reflexividade.

Considerando as ideias do texto CB1A2-I, julgue o item que se segue.
Feitos os devidos ajustes de maiúsculas e minúsculas, o ponto final que encerra o segundo período do quarto parágrafo, após “enfrentar”, poderia ser substituído corretamente pelo sinal de dois-pontos, visto que o período subsequente explica o que é o “problema sério” mencionado.

No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir.
A sequência de ações do texto se organiza a partir de uma lógica imperativa de que os atos e as palavras referidos devem necessariamente parecer extravagantes, desarrazoados.

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A coerência do texto seria mantida caso o início de seu último parágrafo fosse assim reescrito: Uma das coisas que tornou possível às ordens sociais modernas manterem-se coesas foi a disseminação de uma crença quase religiosa na tecnologia e nos métodos da pesquisa científica.

No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir.
O texto apresenta uma espécie de roteiro cujo conhecimento é necessário para que o interlocutor da voz da narrativa aja com inteira liberdade e por conta própria.

Considerando as ideias do texto CB1A2-I, julgue o item que se segue.
No trecho “os biólogos admitem que ainda não têm uma boa explicação para como o cérebro gera consciência” (terceiro parágrafo), a correção gramatical seria mantida, embora as relações sintáticas dos termos fossem alteradas, se a forma verbal “têm” fosse substituída por há.