Para agir de forma ética, o assessor de imprensa deve:
As noções de imparcialidade e objetividade no jornalismo são polêmicas. Sobre tais noções, qual das afirmações abaixo é verdadeira? Assinale apenas a alternativa correta.
O planejamento visual gráfico na comunicação impressa é essencial. Para diagramar o conteúdo editorial, trabalha-se com elementos gráficos (categorias de conteúdo visual) e aspectos (variáveis que podem alterar o resultado final). Acerca do assunto, assinale a alternativa correta.
Cada rede social tem características próprias, mas todas elas servem para, entre outras finalidades, armazenar informações e conhecimento. Para transformar um conjunto de perfis em um ecossistema de difusão de conteúdo e relacionamento com usuários em uma dinâmica de comunicação em rede é necessário:
São ações da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da Universidade Federal do Ceará:
I. Rádio Universitária e Jornal da Educação
II. Programa UFC TV e Jornal da UFC
III. Revista Universidade Pública e Boletim Semanal UFC Notícia
IV. Diálogos Acadêmicos e Folha Universitária
V. Guia de Fontes e Agência UFC
Marque a opção correta:
Em: “... nossos impostos, uma forma de transferir renda dos pobres para os ricos...” (linha 72), o uso da vírgula se justifica porque ela:
A Escola de Frankfurt é uma referência nos estudos da teoria crítica da comunicação. Sobre a Escola de Frankfurt, marque a opção incorreta.
Revista semanal ilustrada que marcou época no jornalismo brasileiro foi criada em 1928, no Rio de Janeiro, pelos Diários Associados. Essas informações referem-se à revista:
Sobre comunicação e democracia é incorreto afirmar.
Sobre as práticas de comunicação pública, marque a opção correta.
Considere as afirmativas abaixo.
1) Cabe a uma assessoria de imprensa mediar as relações entre fontes e jornalistas, que muitas vezes não entendem um a função do outro.
2) Elaboração de releases e follow-up são estratégias-chave para manter um bom relacionamento com a imprensa.
3) Assessorias de imprensa podem disponibilizar também fotografias para os veículos de comunicação. Em caso de publicação, é obrigatório dar crédito ao autor.
4) A publicação de releases na íntegra pelos jornais é resultado direto do bom trabalho das assessorias de comunicação.
Aponte a alternativa correta.
No rádio a difusão da informação pode ocorrer em vários formatos. Uma delas é o flash. Sobre o flash é correto afirmar:
Para Ricardo Kotscho (2000), “a pauta é o principal elo de ligação entre a produção e a edição das matérias”. Quando uma Assessoria de Imprensa faz uma “sugestão de pauta”, deve-se considerar que:
A credibilidade – pedra de toque das relações de confiança entre o público e o jornal e, portanto, o principal capital simbólico do jornalista – decorre de um pacto implícito entre o profissional da informação e o leitor. (SODRÉ, M. A narração do fato – notas para uma teoria do acontecimento. Petrópolis: Vozes, 2009.). Esse texto refere-se mais adequadamente: