Os fatores ambientais da empresa se referem às condições fora do controle da equipe do projeto que influenciam,restringem ou direcionam um projeto. Essas condições podem ser internas ou externas à organização.
São fatores ambientais da empresa internos à organização
Um gerente, ao elaborar o Balanced Scorecard (BSC) da sua organização, utilizou os seguintes indicadores:
(i) satisfação dos funcionários, retenção dos empregos e produtividade;
(ii) operações/processos sobre os quais existe informação em tempo real sobre a qualidade, o tempo de execução e o custo;
(iii) número de melhorias propostas pelos funcionários e percentagem de melhorias implementadas.
Esses indicadores estão relacionados à seguinte perspectiva do BSC
Em um esforço para implementar a sua política de gestão de riscos, uma entidade pública optou por iniciar o processo de identificação e avaliação de riscos que estejam associados aos seus sete projetos estratégicos definidos para o quadriênio. Para os riscos identificados, foi gerado o mapa de calor apresentado no quadro a seguir.

Nota: R1, R2, ... Rn = riscos identificados e avaliados
Considerando-se os principais referenciais de gestão de riscos e o mapa de calor apresentado, a entidade deve tratar os riscos identificados
Diferentes abordagens de planejamento estratégico orientado ao setor público foram desenvolvidas nos últimos anos, tais como: planejamento normativo tradicional (PNT), planejamento estratégico situacional (PES), prospectiva estratégica foresight, metodologia da Global Business Network e planejamento não euclidiano.
Diferentemente do PES, no PNT, segundo o(a)
Processos são compostos por atividades inter-relacionadas que solucionam uma questão específica. Essas atividades são governadas por regras de negócio e vistas no contexto de seu relacionamento com outras atividades, fornecendo uma visão de sequência e fluxo. Os processos de negócio podem ser classificados como primários, de suporte ou de gerenciamento.
Os processos de negócio primários