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Folha de respostas:

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Ainda de acordo com a obra de Boris Fausto (História do Brasil), julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – O fumo foi uma significativa atividade de exportação, tendo sido superior até mesmo à exportação de açúcar durante todo o período da colonização.

II – A grande região produtora de fumo localizava-se no Recôncavo Baiano.

III – Todo o fumo produzido no Brasil era comercializado na Europa, não havendo comércio dessa substância no continente africano. 

Democracia — algo tão valioso para nós — é um conceito surgido na Grécia antiga. Por cerca de um século, a partir de meados do século v a.C., Atenas viveu esta experiência única em sua época.

Sobre a democracia, na Grécia Antiga, é incorreto afirma que: 

De acordo com a obra de Boris Fausto (História do Brasil), analise os itens a seguir e, a final, assinale a alternativa correta:

I – A instalação do governo geral ocorreu no ano de 1549.

II – Para o autor, a história colonial do Brasil pode ser dividida em quatro etapas muito homogêneas em termos cronológicos.  

III – As primeiras tentativas de exploração do litoral brasileiro se basearem no sistema de feitorias. 

Sobre a administração pombalina, no Brasil, analise os itens, abaixo, e assinale a alternativa correta:

I – De acordo com as concepções do mercantilismo, Pombal criou duas companhias privilegiadas de comércio - a Companhia Geral do Comércio do Grão-Pará e Maranhão (1755) e a Companhia Geral de Pernambuco e Paraíba (1759).

II - O programa econômico de Pombal teve grande êxito, apesar de, em meados do século XVIII, a Colônia entrar em um período de depressão econômica.

III - Pombal tentou coibir o contrabando de ouro e diamantes e tratou de melhorar a arrecadação de tributos. Em Minas Gerais, o imposto de capitação foi substituído pelo antigo quinto do ouro, com a exigência de que deveria render, anualmente, pelo menos cem arrobas do metal.

IV - Uma das medidas da administração pombalina foi a expulsão dos jesuítas de Portugal e seus domínios, com confisco de bens (1759). Essa medida pode ser compreendida, no quadro dos objetivos de centralizar a administração portuguesa e impedir áreas de atuação autônoma por ordens religiosas cujos fins eram diversos dos da Coroa.

Sobre o tenentismo movimento social que ganhou destaque na Primeira República, analise os itens abaixo e responda:

I - O seu início ocorreu, em 5 de junho de 1920, quando o Forte de Copacabana sublevou-se.

II - Em vista da ação de reação das tropas fiéis ao governo Arthur Bernardes, apenas 18 homens em armas ficaram no forte, e marcharam pela praia, sendo alvejados pelas armas governamentais.

III - A razão para a sublevação do Forte de Copacabana foi o fechamento do Clube Militar e a prisão do seu presidente, Marechal Hermes da Fonseca.

IV - Existia uma grande insatisfação entre os jovens oficiais do Exército brasileiro (cadetes, aspirantes, tenentes e capitães) com os rumos do país e da força militar nacional. 

Serviu de base para a elaboração de muitas obras didáticas, condição que consolidou a organização de conteúdos da história das sociedades do mundo ocidental pelos modos de produção e pela luta de classes. Os conteúdos escolares foram organizados pela formação econômica das sociedades, situando os indivíduos de acordo com o lugar ocupado por eles no processo produtivo.

O excerto, acima, refere-se a/ao: 

São características essenciais da sociedade feudal, exceto: 

Costuma-se considerar a conquista da cidade de ______, no norte da África em 1415. Como o ponto de partida da expansão ultramarina portuguesa. Preenche, corretamente, a lacuna: 

Uma das características da Revolução Industrial foi a ampliação da mecanização, que acabou por gerar desemprego em várias nações. Estes trabalhadores desempregados constituíram o contingente principal das famílias que emigraram para o Brasil. Entre os grandes grupos que imigraram para o Brasil estão, EXCETO:

Na escolha dos conteúdos, os docentes devem considerar para a formação social e intelectual do aluno:

I - a importância da construção de relações de transformação, permanência, semelhança e diferença entre o presente, o passado e o futuro;

II - a construção de articulações históricas como decorrência das problemáticas selecionadas;

III - o estudo de contextos específicos e de processos, sejam eles contínuos ou descontínuos.

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