Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d

“O Mestre de México, Montezuma, nos envia, a nós e a alguns outros nobres, com a ordem de contar a nosso irmão o Cazonci tudo o que diz respeito à gente estranha que chegou [em Tenochtitlán]. Nós os enfrentamos no campo de batalha e matamos aproximadamente duzentos dos que vinham montados em cervos e duzentos dos que andavam a pé. Os cervos são protegidos por armaduras de couro retorcido e carregam algo que ressoa como as nuvens, que produz um ruído de trovão e que mata todos os que encontram em seu caminho, até o último. Romperam completamente nossa formação e mataram muitos dos nossos. A gente de Tlaxcala os acompanha pois voltou-se contra nós."

(fonte: Tzevetan Todorov. A conquista da América: a questão do outro)

Com base no trecho acima é correto afirmar acerca da conquista da América que:

A Doutrina Truman, responsável por ditar as normas de uma nova política internacional em meados do século XX, era caracterizada por:

“Num contexto de aceleração do processo industrial e urbano, imagina-se que seria preciso romper com o passado e com a tradição para atingir aquilo que passa a ser desejado como o objetivo máximo da sociedade moderna: o progresso. No campo educacional, surgem diversas propostas pedagógicas que partem de uma crítica ao ensino dominante na época e que vai ser chamado de ensino tradicional. Essas propostas são formuladas por um conjunto de educadores de diversos países, que acabam se juntando num verdadeiro movimento internacional".

(Jaime Cordeiro, Didática)

O trecho acima diz respeito a um movimento que tomou corpo na primeira metade do século XX no mundo todo, sendo de extrema importância no Brasil. Esse movimento, encabeçado por pedagogos diversos, buscou incorporar em suas práticas elementos da psicologia da infância produzida desde finais do século XIX, a fim de aprimorar os processos de aprendizagem. Esse movimento ficou historicamente marcado como:

A época arcaica, compreendida entre os séculos VII-VI a.C., é considerada por muitos como a época mais importante da história grega, por trazer inovações capitais em inúmeros domínios. Dentre as medidas presentes abaixo, escolha aquela que representa a maior inovação desse período:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282