A cobrança de lateral em um jogo de basquetebol é uma penalidade aplicada pelo árbitro quando o jogador:
Analise as sugestões de atividades abaixo: I – Ficar na posição de pé, com os olhos abertos, pés unidos e braços caídos ao longo do corpo. Manter a posição por 15 segundos. II – Na posição em pé, com os olhos abertos, pés unidos e braços estendidos à frente, manter a posição por 15 segundos. III- Na posição em pé, com os olhos abertos, pés justapostos, com os braços estendidos à lateral, manter a posição por 15 segundos. Qual Qualidade Física/ Valência Física está sendo trabalhada:
São movimentos que o jogador realiza para desequilibrar e confundir o adversário; são muito usadas para escapar dos adversários durante a condução da bola, fugir de uma marcação, alcançar uma posição melhor para receber um passe, interceptar um passe adversário e infiltrar-se numa defesa. Esta é uma definição de:
―As crianças hiperativas necessitam uma ação pedagógica toda especial por parte dos pais e professores‖. Dentre as ações destaca-se: I - Deve-se reforçar constantemente seus sucessos frente às tarefas solicitadas, por mínimos que sejam; II – Deve-se provocar o contato corporal (toque) com eles, buscando por este meio uma maior proximidade afetiva; III - Deve-se colocá-las em situação de liderança, quer auxiliando o professor, quer dirigindo alguma atividade; IV - Deve-se utilizar a metodologia da coação, colocando a criança em situação de constrangimento frente às demais. (Negrine, 1987) Analise as afirmativas acima e marque a resposta correta:
No salto em altura estilo rolo ventral a principal vantagem é a que o atleta:
Durante um jogo de futebol quando a bola é colocada no ângulo formado entre a linha de fundo e a linha lateral e o jogador a chuta para a área de meta, o jogador está cobrando:
Analise as asserções: I - A ginástica é um dos componentes curriculares a ser desenvolvido em aulas de Educação Física Escolar. O seu objetivo principal é ensinar os fundamentos técnicos da ginástica de solo, trave e paralelas e gradativamente preparar o aluno para competições. PORQUE II – Sendo um componente obrigatório, a ginástica, através do treinamento durante as aulas de Educação Física proporcionará aos alunos a possibilidade de tornarem-se atletas de alto rendimento e elevar o nível de credibilidade da escola. A partir do exposto acima, marque a resposta correta.
A posição ocupada pelo jogador de voleibol, que tem a função de executar muito bem o fundamento de recepção do saque e defesa dos ataques e passar a bola com perfeição para o levantador é denominada:
Sobre como ser um bom defensor no futebol, um professor de Educação Física orientou seu aluno da seguinte forma: I - Seja qual for o sistema de marcação, preocupe-se sempre com a posição da bola, ocupando espaços onde ela possa ser lançada; II - Antecipe-se nas ocasiões em que tiver segurança para dominar a bola; III - Demonstre confiança e ataque com personalidade. É importante que o adversário se preocupe com o atacante; IV - Mantenha-se atento e não permita as finalizações, principalmente as frontais. A partir do exposto é correto o que se afirma em:
As abordagens pedagógicas da Educação Física que ―adotam o método de ensino interacionista, pelo qual se propõe tarefas aos alunos e, juntamente com eles, buscam-se as soluções e onde o professor é o mediador‖ (Campos, 2011), são denominadas:
O professor de Educação Física em seu planejamento anual para aulas na escola inclui o tema ―atividades físicas habituais‖. Em suas aulas planeja ensinar aos seus alunos que a prática regular de atividades físicas traz como benefícios às pessoas: I – Diminuição da força; II- Aumento do stress; III – Aumento da força muscular; IV- Aumento da densidade óssea. Estão corretos os itens:
Na ginástica de aparelhos, a barra fixa permite movimentos que desenvolvem a força, a flexibilidade e a agilidade. Os movimentos realizados na barra dependem, sempre do aproveitamento da velocidade do movimento anterior. Neste contexto:
Analise as asserções abaixo: I – Os métodos avaliativos das aulas de Educação Física na escola, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio, possui como principal enfoque a avaliação quantitativa das variáveis relacionadas ao desenvolvimento motor e a prática esportiva. PORQUE II- A partir da reforma do ensino da Educação Física escolar as orientações são de que o professor deve, em suas aulas, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio, desenvolver conteúdos conforme os modelos de ensino competitivista e recreacionista. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Com relação a classificação dos jogos, Callois (1990) aponta quatro componentes, quais sejam: