Segundo o PCN (2000, para o Ensino Médio,
as visões, fantasias e decisões sobre o próprio
corpo e saúde são a base para um desenvolvimento
autônomo, e poderão ser mais bem orientadas
se as aprendizagens da escola estiverem significativamente
relacionadas com as preocupações comuns
na vida de todo jovem: aparência, sexualidade
e reprodução, consumo de drogas, hábitos de
alimentação, limite e capacidade física, repouso,
atividade e lazer.
Que abordagens de ensino podem ser utilizadas
pela Educação Física para garantir estes princípios
no processo de ensino aprendizagem?
l Abordagem Desenvolvimentista
ll Abordagem Tecnicista
lll Abordagem Critico Superadora
lV Abordagem Critico Emancipatória
Todas as abordagens corretas estão em:
A partir das diferentes metodologias de ensino
apontadas pela literatura para o ensino e a aprendizagem
dos esportes coletivos, correlacione as
colunas a seguir.
( 1 ) Método Situacional.
( 2 ) Método do Professor Claude Bayer.
( 3 ) Método dos Jogos Esportivos Modificados.
( 4 ) Método da Série de Jogos.
( ) Consiste em desenvolver a competência para
solucionar problemas motores específicos do
esporte através do desenvolvimento das capacidades
coordenativas e técnico- motoras.
( ) Apresenta uma forma diluída do jogo principal,
podendo ser competitivos ou cooperativos. São
recomendados em qualquer nível de escolaridade.
( ) Composto por três elementos: 1- valorização
dos jogos espontaneamente praticados; 2- adequação
à etapa de desenvolvimento objetivando
a formação de um aluno inteligente, capaz de
atuar por si; 3- valorização dos elementos perceptivos
da própria conduta e sua reflexão tática.
( ) O princípio fundamental é que os jogos devem
ser desenvolvidos sempre dos mais simples
para os mais complexos e garantir uma intensidade
máxima de prazer e participação.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Sobre a reflexão da atividade corporal e da
qualidade de vida, marque com V as afirmações
verdadeiras e com F as falsas.
( ) Na prática pedagógica o professor de Educação
Física deve explorar, resignificar e criticar as
informações oferecidas pela mídia sobre qualidade
de vida.
( ) Como conteúdo de ensino pautado em abordagens
críticas, as práticas corporais não sustentam
uma reflexão sobre a saúde e seus benefí-
cios ao corpo.
( ) A Educação Física aparece como uma das
variáveis na promoção da qualidade de vida e
da saúde, no entanto, seu caráter técnico instrumental
dificulta esta discussão no âmbito
escolar.
( ) A Educação Física escolar deve servir de base
educacional para uma vida mais ativa, utilizando
conteúdos que, além de ensinar como realizar,
devem explicar o porquê realizar atividade física.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
A partir do tema qualidade de vida, correlacione
as colunas a seguir.
( 1 ) Atividade Física
( 2 ) Qualidade de vida
( 3 ) Saúde
( 4 ) Promoção da saúde
( ) Perfeito equilíbrio biopsicossocial e não meramente
ausência de doenças.
( ) É entendida como qualquer movimento corporal
produzido pelos músculos esqueléticos do qual
resultam dispêndios energéticos.
( ) No âmbito individual pode ser medida tanto na
vigência quanto ausência de saúde.
( ) Refere-se a uma atividade que pretende conseguir
melhoras na saúde da população, ocupando-se
especialmente das estratégias e métodos
de ação.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Acerca da seleção de conteúdos de ensino das
aulas de Educação Física, os Parâmetros Curriculares
Nacionais (1998 apresentam a abordagem
dos conteúdos escolares em procedimentos, conceitos
e atitudes.
Assim, assinale a alternativa correta.
Segundo Ayoub (2003, a Ginástica Geral é a
representante das ginásticas no contexto escolar.
Dessa forma, assinale a alternativa correta que
completa as lacunas da frase a seguir.
A Ginástica Geral não possui regras rígidas pré- estabelecidas,
pois estimula a amplitude e diversidade,
abrindo um leque de possibilidades para a prática da
_________, sem distinção de idade, gênero, número e
condição física ou técnica dos praticantes, música ou
vestuário, favorecendo ampla _________ e criatividade.
Assim justifica-se seu caráter de ginástica de
__________ .
A partir das regras do Futebol de campo, assinale a alternativa correta.
Sobre a organização dos conteúdos da Educação
Física no Ensino Fundamental segundo os
PCN (1997, correlacione as colunas a seguir.
( 1 ) Conhecimentos sobre o corpo.
( 2 ) Esportes, Jogos e Lutas.
( 3 ) Atividades rítmicas e expressivas.
( 4 ) Ginástica.
( ) Este bloco de conteúdos inclui as manifestações
da cultura corporal que têm como características
comuns a intenção de expressão e comunicação
mediante gestos e a presença de estímulos
sonoros como referência para o movimento corporal.
( ) Este bloco diz respeito aos conhecimentos e
conquistas individuais que subsidiam as práticas
corporais e dão recursos para o indivíduo gerenciar
sua atividade corporal de forma autônoma.
( ) Pode ser executada como preparação para outras
modalidades, como relaxamento, para manutenção
ou recuperação da saúde ou ainda de
forma recreativa, competitiva e de convívio social.
( ) Incluem-se neste bloco as informações históricas
das origens e características fundantes, que
buscam a valorização e apreciação dessas práticas.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Acerca dos tipos de Jogos Cooperativos, assinale a alternativa correta.
Segundo as características da Ginástica Artística,
analise as afirmações a seguir.
l As posições corporais básicas são: Grupada, Carpada,
Afastada e Estendida.
ll Todos os aparelhos oficiais do naipe masculino
são: Argolas, Barra fixa, Cavalo com Alça, Salto
sobre a mesa.
lll Abertura, fechamento, impulsão e repulsão são
ações motoras executadas nos movimentos específicos
da Ginástica Artística.
lV Todos os aparelhos oficiais do naipe feminino são:
Salto sobre a mesa, Trave de equilíbrio, Barras
paralelas simétricas e Solo.
Todas as afirmações corretas estão em:
Segundo as regras básicas do Voleibol, analise
as afirmações a seguir.
l Uma das características do toque é que a bola
pode ser tocada com qualquer parte do corpo.
ll A bola enviada para a rede não pode ser recuperada,
mesmo dentro do limite dos três toques da
equipe.
lll O saque é o ato de colocar a bola em jogo pelo
jogador de trás à direita, posicionado na zona de
saque.
lV Um bloqueio coletivo é executado por dois ou três
jogadores próximos entre si e é efetivo quando um
deles toca a bola.
Todas as afirmações corretas estão em:
Sobre os objetivos da Educação Física, os Parâmetros
Curriculares do Ensino Fundamental expõem
o que o aluno deve ser capaz ao final deste
nível de ensino.
Nesse sentido, marque com V as afirmações
verdadeiras e com F as falsas.
( ) Adotar atitudes de auto valorização individuais e
que se destaquem no processo coletivo, qualificando
a performance própria em situações lúdicas
e esportivas.
( ) Conhecer, organizar e interferir no espaço de
forma autônoma, bem como reivindicar locais
adequados para promover atividades corporais
de lazer, reconhecendo-as como uma necessidade
básica do ser humano e um direito do cidadão.
( ) Conhecer, valorizar, respeitar e desfrutar da
pluralidade das manifestações de cultura corporal
do Brasil e do mundo.
( ) Reconhecer-se como elemento integrante do
ambiente, adotando hábitos saudáveis de higiene,
alimentação e atividades corporais.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Com base nos fatores que devem ser considerados
para uma atuação pedagógica da Educação
Física conforme a Proposta Curricular de
Santa Catarina, correlacione as colunas a seguir.
( 1 ) Produção histórica do conhecimento.
( 2 ) Desenvolvimento do aluno como ser social.
( 3 ) Movimento humano.
( 4 ) Seleção dos conteúdos e metodologias como
meio educacional.
( ) Faz-se necessário buscar um “novo fazer”, reflexivo,
criativo e que enriqueça as aulas sobre
os temas da Educação Física.
( ) Possibilita o desvelar dos interesses e necessidades
de suas origens, o que vai nos remeter a
uma intervenção pedagógica mais consistente e
adequada à intenção da proposta.
( ) Implica na participação efetiva de todos, durante
todo o processo (problematização, execução,
avaliação) dos diversos conteúdos e metodologias
a serem desenvolvidos.
( ) Deve extrapolar os limites orgânicos e biológicos,
reconhecendo-se sua força expressiva e de
relação, pois o Homem é um ser eminentemente
cultural.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Ao refletir sobre os jogos eletrônicos na Educação
Física escolar é necessária uma discussão
sobre o ensino e o uso de diferentes linguagens no
cotidiano escolar.
Nesse sentido, marque com V as afirmações
verdadeiras e com F as falsas.
( ) Costa e Betti (2006 alertam que devem ser
refletidos na Educação Física os jogos eletrônicos,
já que as práticas corporais não podem
mais ser tratadas apenas como uma atividade
realizada num espaço urbano tradicional.
( ) Os jogos eletrônicos que representam os esportes
se tornam uma possibilidade diferenciada de
estudo e uma possibilidade lúdica de aprendizagem.
( ) A eficácia da utilização dos jogos eletrônicos
como possibilidade de ensino na Educação Física
escolar está na sua utilização reprodutiva e
abstrata.
( ) A cultura eletrônica não permite a discussão de
temas historicamente construídos pela Educação Física escolar.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Em relação aos esportes com raquete, marque
com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.
( ) O Badminton é um esporte praticado em quadra
coberta, com raquetes e peteca.
( ) Os movimentos básicos do jogo de Tênis são:
batida de direita (“forehand”), batida de esquerda
(“backhand”) e saque (“service”).
( ) A partida de Tênis de mesa deve ser interrompida
quando o saque "queimar" a rede.
( ) A partida do Tênis de Mesa é constituída de sets
de 20 (vinte) pontos.
A sequência correta, de cima para baixo, é: