Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 19 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Segundo o PCN (2000, para o Ensino Médio, as visões, fantasias e decisões sobre o próprio corpo e saúde são a base para um desenvolvimento autônomo, e poderão ser mais bem orientadas se as aprendizagens da escola estiverem significativamente relacionadas com as preocupações comuns na vida de todo jovem: aparência, sexualidade e reprodução, consumo de drogas, hábitos de alimentação, limite e capacidade física, repouso, atividade e lazer. Que abordagens de ensino podem ser utilizadas pela Educação Física para garantir estes princípios no processo de ensino aprendizagem?
l Abordagem Desenvolvimentista
ll Abordagem Tecnicista
lll Abordagem Critico Superadora
lV Abordagem Critico Emancipatória
Todas as abordagens corretas estão em:

A partir das diferentes metodologias de ensino apontadas pela literatura para o ensino e a aprendizagem dos esportes coletivos, correlacione as colunas a seguir.
( 1 ) Método Situacional.
( 2 ) Método do Professor Claude Bayer.
( 3 ) Método dos Jogos Esportivos Modificados.
( 4 ) Método da Série de Jogos.
( ) Consiste em desenvolver a competência para solucionar problemas motores específicos do esporte através do desenvolvimento das capacidades coordenativas e técnico- motoras.
( ) Apresenta uma forma diluída do jogo principal, podendo ser competitivos ou cooperativos. São recomendados em qualquer nível de escolaridade. ( ) Composto por três elementos: 1- valorização dos jogos espontaneamente praticados; 2- adequação à etapa de desenvolvimento objetivando a formação de um aluno inteligente, capaz de atuar por si; 3- valorização dos elementos perceptivos da própria conduta e sua reflexão tática. ( ) O princípio fundamental é que os jogos devem ser desenvolvidos sempre dos mais simples para os mais complexos e garantir uma intensidade máxima de prazer e participação.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

Sobre a reflexão da atividade corporal e da qualidade de vida, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas. ( ) Na prática pedagógica o professor de Educação Física deve explorar, resignificar e criticar as informações oferecidas pela mídia sobre qualidade de vida.
( ) Como conteúdo de ensino pautado em abordagens críticas, as práticas corporais não sustentam uma reflexão sobre a saúde e seus benefí- cios ao corpo.
( ) A Educação Física aparece como uma das variáveis na promoção da qualidade de vida e da saúde, no entanto, seu caráter técnico instrumental dificulta esta discussão no âmbito escolar.
( ) A Educação Física escolar deve servir de base educacional para uma vida mais ativa, utilizando conteúdos que, além de ensinar como realizar, devem explicar o porquê realizar atividade física.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

A partir do tema qualidade de vida, correlacione as colunas a seguir.
( 1 ) Atividade Física
( 2 ) Qualidade de vida
( 3 ) Saúde
( 4 ) Promoção da saúde
( ) Perfeito equilíbrio biopsicossocial e não meramente ausência de doenças.
( ) É entendida como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos do qual resultam dispêndios energéticos.
( ) No âmbito individual pode ser medida tanto na vigência quanto ausência de saúde.
( ) Refere-se a uma atividade que pretende conseguir melhoras na saúde da população, ocupando-se especialmente das estratégias e métodos de ação.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

Acerca da seleção de conteúdos de ensino das aulas de Educação Física, os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998 apresentam a abordagem dos conteúdos escolares em procedimentos, conceitos e atitudes.
Assim, assinale a alternativa correta.

Segundo Ayoub (2003, a Ginástica Geral é a representante das ginásticas no contexto escolar. Dessa forma, assinale a alternativa correta que completa as lacunas da frase a seguir.
A Ginástica Geral não possui regras rígidas pré- estabelecidas, pois estimula a amplitude e diversidade, abrindo um leque de possibilidades para a prática da _________, sem distinção de idade, gênero, número e condição física ou técnica dos praticantes, música ou vestuário, favorecendo ampla _________ e criatividade.
Assim justifica-se seu caráter de ginástica de __________ .

A partir das regras do Futebol de campo, assinale a alternativa correta.

Sobre a organização dos conteúdos da Educação Física no Ensino Fundamental segundo os PCN (1997, correlacione as colunas a seguir.
( 1 ) Conhecimentos sobre o corpo.
( 2 ) Esportes, Jogos e Lutas.
( 3 ) Atividades rítmicas e expressivas.
( 4 ) Ginástica.
( ) Este bloco de conteúdos inclui as manifestações da cultura corporal que têm como características comuns a intenção de expressão e comunicação mediante gestos e a presença de estímulos sonoros como referência para o movimento corporal.
( ) Este bloco diz respeito aos conhecimentos e conquistas individuais que subsidiam as práticas corporais e dão recursos para o indivíduo gerenciar sua atividade corporal de forma autônoma.
( ) Pode ser executada como preparação para outras modalidades, como relaxamento, para manutenção ou recuperação da saúde ou ainda de forma recreativa, competitiva e de convívio social.
( ) Incluem-se neste bloco as informações históricas das origens e características fundantes, que buscam a valorização e apreciação dessas práticas.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

Acerca dos tipos de Jogos Cooperativos, assinale a alternativa correta.

Segundo as características da Ginástica Artística, analise as afirmações a seguir.
l As posições corporais básicas são: Grupada, Carpada, Afastada e Estendida.
ll Todos os aparelhos oficiais do naipe masculino são: Argolas, Barra fixa, Cavalo com Alça, Salto sobre a mesa.
lll Abertura, fechamento, impulsão e repulsão são ações motoras executadas nos movimentos específicos da Ginástica Artística.
lV Todos os aparelhos oficiais do naipe feminino são: Salto sobre a mesa, Trave de equilíbrio, Barras paralelas simétricas e Solo.
Todas as afirmações corretas estão em:

Segundo as regras básicas do Voleibol, analise as afirmações a seguir.
l Uma das características do toque é que a bola pode ser tocada com qualquer parte do corpo. ll A bola enviada para a rede não pode ser recuperada, mesmo dentro do limite dos três toques da equipe.
lll O saque é o ato de colocar a bola em jogo pelo jogador de trás à direita, posicionado na zona de saque.
lV Um bloqueio coletivo é executado por dois ou três jogadores próximos entre si e é efetivo quando um deles toca a bola.
Todas as afirmações corretas estão em:

Sobre os objetivos da Educação Física, os Parâmetros Curriculares do Ensino Fundamental expõem o que o aluno deve ser capaz ao final deste nível de ensino.
Nesse sentido, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.
( ) Adotar atitudes de auto valorização individuais e que se destaquem no processo coletivo, qualificando a performance própria em situações lúdicas e esportivas.
( ) Conhecer, organizar e interferir no espaço de forma autônoma, bem como reivindicar locais adequados para promover atividades corporais de lazer, reconhecendo-as como uma necessidade básica do ser humano e um direito do cidadão.
( ) Conhecer, valorizar, respeitar e desfrutar da pluralidade das manifestações de cultura corporal do Brasil e do mundo.
( ) Reconhecer-se como elemento integrante do ambiente, adotando hábitos saudáveis de higiene, alimentação e atividades corporais.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

Com base nos fatores que devem ser considerados para uma atuação pedagógica da Educação Física conforme a Proposta Curricular de Santa Catarina, correlacione as colunas a seguir.
( 1 ) Produção histórica do conhecimento.
( 2 ) Desenvolvimento do aluno como ser social.
( 3 ) Movimento humano.
( 4 ) Seleção dos conteúdos e metodologias como meio educacional.
( ) Faz-se necessário buscar um “novo fazer”, reflexivo, criativo e que enriqueça as aulas sobre os temas da Educação Física.
( ) Possibilita o desvelar dos interesses e necessidades de suas origens, o que vai nos remeter a uma intervenção pedagógica mais consistente e adequada à intenção da proposta.
( ) Implica na participação efetiva de todos, durante todo o processo (problematização, execução, avaliação) dos diversos conteúdos e metodologias a serem desenvolvidos.
( ) Deve extrapolar os limites orgânicos e biológicos, reconhecendo-se sua força expressiva e de relação, pois o Homem é um ser eminentemente cultural.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

Ao refletir sobre os jogos eletrônicos na Educação Física escolar é necessária uma discussão sobre o ensino e o uso de diferentes linguagens no cotidiano escolar.
Nesse sentido, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.
( ) Costa e Betti (2006 alertam que devem ser refletidos na Educação Física os jogos eletrônicos, já que as práticas corporais não podem mais ser tratadas apenas como uma atividade realizada num espaço urbano tradicional.
( ) Os jogos eletrônicos que representam os esportes se tornam uma possibilidade diferenciada de estudo e uma possibilidade lúdica de aprendizagem.
( ) A eficácia da utilização dos jogos eletrônicos como possibilidade de ensino na Educação Física escolar está na sua utilização reprodutiva e abstrata.
( ) A cultura eletrônica não permite a discussão de temas historicamente construídos pela Educação Física escolar. A sequência correta, de cima para baixo, é:

Em relação aos esportes com raquete, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas. ( ) O Badminton é um esporte praticado em quadra coberta, com raquetes e peteca.
( ) Os movimentos básicos do jogo de Tênis são: batida de direita (“forehand”), batida de esquerda (“backhand”) e saque (“service”).
( ) A partida de Tênis de mesa deve ser interrompida quando o saque "queimar" a rede.
( ) A partida do Tênis de Mesa é constituída de sets de 20 (vinte) pontos.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282