Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Não mostrar questões:



Carregando...
Carregando...
Carregando...

Exibindo 46 a 60 de 456104 questões.

Salvar em Meus Filtros Limpar filtro
Imprimir página - Exibindo 46 a 60
Questões por página:
Q760354

Uma das ferramentas de planejamento estratégico para o alcance de bons resultados é o Planejamento de Recursos Humanos (PRH). Quando uma organização executa adequadamente o PRH, ela poderá

Carregando...
Q760455

Um paciente de 60 anos de idade, tabagista de 80 maços-ano há 45 anos, vai ao ambulatório com queixa de dispneia progressiva aos mínimos esforços, fadiga, astenia e tosse produtiva matinal com seis meses de evolução e piora nos últimos 30 dias. Nega febre, dor torácica ou hemoptise. O médico suspeita de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Com base nesse caso clínico, assinale a alternativa que apresenta o achado clínico a ser observado nesse paciente.

Carregando...
Q760429

Uma paciente de 70 anos de idade, hipertensa, em uso regular de hidroclorotiazida e losartana, está internada na enfermaria do hospital geral, em razão de quadro de diverticulite aguda em tratamento clínico antimicrobiano com imipenem. No terceiro dia de antibioticoterapia, com boa evolução infecciosa e afebril, essa paciente apresentou crise convulsiva tônico-clônico generalizada, revertida com diazepam e sem deficit motor ou cognitivo após o período pós-ictal. Exames laboratoriais coletados até o momento: ureia = 45 mEq/dL (VR = 20 mEq/dL a 40 mEq/dL), creatinina = 1,2 mEq/dL (VR = 0,4 mEq/dL a 1,0 mEq/dL), VHS = 80 mm (VR = 10 mm a 20 mm), Hb = 12 mg/dL (VR = 12 mEq/dL a 13 mEq/dL), HT = 38% (VR = 36% a 40%), leucograma = 11.000 (VR = 4.000 a 12.000), neutrófilos = 80% (VR= 60% a 80%) e 2 % de bastões, plaquetas = 230.000/mm³ (VR = 140.000/mm³ a 450.000/mm³). Foi submetida a tomografia de crânio, cujo laudo foi normal.

Acerca desse caso clínico, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q760436

Uma paciente de 67 anos de idade, hipertensa e diabética, apresentou quadro de cefaleia de forte intensidade e, posteriormente, hemiparesia à direita, associada a disartria e a dislalia de início há uma hora. Os familiares encaminharam a paciente ao pronto atendimento para avaliação neurológica. Ao exame físico: FC = 89 bpm, PA = 140 mmHg x 100 mmHg, FR = 18 irpm e glicemia capilar = 98 mg/dL. À ausculta cardíaca: BNF, RR, 2T sem sopro. A paciente realizou tomografia de crânio, evidenciando lesão isquêmica em topografia de artéria cerebral média esquerda sem efeito de massa.

Com base nesse caso clínico, qual seria a conduta correta a ser adotada?

Carregando...
Q760450

Um paciente de 67 anos de idade, portador de insuficiência renal crônica secundária e hipertensão arterial, é admitido em serviço de urgência em razão de dor torácica, tipo aperto, com piora quando respira fundo e melhora do débito ventral de início nas últimas 24 horas. Ao exame físico: PA = 110 mmHg x 60 mmHg, FC = 98 bpm, SatO2 = 96%, FR = 20 irpm, sem turgência de jugulares, bulhas hipofonéticas com ritmo regular 2T, presença de ruído tipo atrito de couro em ápice entre a sístole e diástole. No ECG, observa-se elevação difusa do segmento ST em todas as derivações. Acerca desse caso clínico, assinale a alternativa que indica o tratamento adequado para o paciente.

Carregando...
Q760448

Uma paciente de 37 anos de idade, previamente sadia, procura atendimento ambulatorial em razão de astenia, fraqueza e dores articulares em mãos com evolução há dois meses. Nega histórico de infecção prévia ou queixas ginecológicas. Ao exame físico: afebril, rash malar, lesões aftosas em lábios e palato, presença de artrite nas articulações metacarpofalangeanas e interfalangeanas proximais sem nódulos ou deformidades; na ausculta pulmonar, observa-se sinais de derrame pleural à direita e presença de bulhas cardíacas hipofonéticas com sinais de turgência de jugulares. Sem presença de esclerodactilia.

Com base nesse caso clínico, assinale a alternativa que representa o diagnóstico correto para essa paciente.

Carregando...
Q760443

Um paciente de 51 anos de idade, obeso, hipertenso e diabético, foi encaminhado ao serviço de emergência após apresentar três episódios súbitos de hematêmese de volume moderado a intenso. Apresenta história crônica de dispepsia, sendo a última endoscopia digestiva alta realizada há três anos, quando foram verificados sinais de infecção pelo H. pylori e gastrite erosiva em antro sem tratamento. Ao exame físico: PA = 88 mmHg x 60 mmHg, FC = 108 bpm, FR = 20 irpm, SatO2 = 94%, abdome levemente distendido, RHA diminuídos e Blumberg negativo, palidez cutânea mucosa 3+/3+ e um episódio de síncope.

Com base nesse caso clínico, e quanto à conduta correta a ser tomada, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q760431

Um paciente HIV positivo há três anos, em uso irregular dos antirretrovirais (HAART), bem como profilaxias, com última contagem de CD4 = 80, assintomático, evolui com crises convulsivas tônico-clônico generalizadas súbitas associadas a hemiparesia dos membros superior e inferior esquerdo, sendo submetido tomografia de crânio, que identificou lesões nodulares em região parietal direta com efeito de massa e deslocando linha média. Com base nesse caso clínico, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q759701

Leia o texto abaixo:

Reserva de Contingência é uma ferramenta (artifício) orçamentário/contábil, que permite a reserva de recursos __________________________ livres para que a administração possa dispor a qualquer momento, para situações imprevistas, do ponto de vista ____________________, mediante créditos adicionais e suplementações. É uma forma prudencial para a preservação das funções do Estado (funções de governo), seguindo a lógica dos princípios da continuidade dos serviços públicos, da responsabilidade e da providência.

Assinale a alternativa que completa, CORRETAMENTE, as lacunas do texto acima.

Carregando...
Q758861

Ao final de uma festa, Godofredo e Antônio realizaram uma disputa automobilística com seus veículos, fazendo manobras arriscadas, em via pública, sem que tivessem autorização para tanto. Nessa contenda, houve colisão dos veículos, o que causou lesão corporal culposa de natureza grave em um transeunte.

Considerando a situação hipotética apresentada e o disposto no Código de Trânsito Brasileiro, julgue o item a seguir.

Por se tratar de lesão corporal de natureza culposa, é vedada a instauração de inquérito policial para apurar as condutas de Godofredo e Antônio, bastando a realização dos exames médicos da vítima e o compromisso dos autores em comparecer a todos os atos necessários junto às autoridades policial e judiciária.

Carregando...
Q759977

Atenção: essa questão foi anulada pela banca organizadora, servindo apenas para consulta.

A Malharia VESTE BEM investiu o valor de R$ 2.500.000,00 em imobilizados para a abertura de sua nova Filial para expansão de seus negócios. Após um ano da abertura de sua nova Filial, foi apurado um lucro líquido (operacional), de R$ 550.000.00, já deduzidos os devidos impostos. Admitindo-se que seus acionistas tem uma expectativa de remuneração mínima de 15% para seus investimentos, o valor econômico agregado (EVA) corresponde a:

Carregando...
Q760614

Funcionária de uma lavanderia, uma gestante com 34 semanas de gestação, sonha com a licença maternidade. Já está se sentindo muito cansada e indisposta para trabalhar. Em discussão com colegas do trabalho, teve a informação “segura” que a respectiva licença maternidade já seria de 180 dias, conforme uma amiga viu em um telejornal. Infelizmente, quando completou 39 semanas de gestação, a funcionária perdeu o bebê. Para a surpresa dela, a Declaração de Óbito registrou o bebê como “natimorto”. A pediatra explicou que este termo é utilizado para fetos que vão a óbito dentro do útero materno; também explicou a diferença em relação a um aborto. Muito chateada, a funcionária estava preocupada com o momento de retornar ao trabalho. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q760602

Caso clínico para responder à questão.

Um marceneiro de uma fábrica de móveis de médio porte não utiliza corretamente o protetor auricular há seis anos. Refere que, há aproximadamente seis meses, sentiu dor aguda no ouvido direito e foi ao otorrinolaringologista, que receitou sete dias de antibiótico tópico. Após tratamento, relata melhora da dor, mas que "nunca mais" escutou bem do ouvido direito.

Um exame de audiometria poderia auxiliar no diagnóstico da correta etiologia da perda auditiva do funcionário. Com relação à audiometria, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q760582

A respeito dos elementos estruturais presentes no terceiro e no quarto quadrinhos, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q760575

Texto para responder à questão.

2019_03_25_5c992fa7a3910.png

Considerando o trecho “Em que da voz materna ouvi: ‘meu filho!’ / E em que Camões chorou, no exílio amargo, / O gênio sem ventura e o amor sem brilho!” (versos de 12 a 14), assinale a alternativa correta.

Carregando...
GABARITO:

  • 46) A
  • 50) B
  • 54) D
  • 58) E
  • 47) C
  • 51) E
  • 55) Errado
  • 59) C
  • 48) C
  • 52) E
  • 56) Anulada
  • 60) E
  • 49) A
  • 53) B
  • 57) B
  •  
Carregando...
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 606 8889