Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Não mostrar questões:



Carregando...
Carregando...
Carregando...

Exibindo 16 a 30 de 455536 questões.

Salvar em Meus Filtros Limpar filtro
Imprimir página - Exibindo 16 a 30
Questões por página:
Q759984

Texto para responder à questão:

2019_03_21_5c93c4cac1ee8.png

Assinale a alternativa que expressa a ideia contida no trecho sublinhado em “Em vez de demarcação de identidades partidárias e discursos dialéticos típicos da política de reputação (BAILEY, 1998), passamos a presenciar uma estetização do narcisismo institucional que busca um ordenamento de perspectivas e um consenso que coloca o simbólico acima do político." (linhas de 26 a 31).

Carregando...
Q760140

Assinale a alternativa correta acerca da legislação de proteção dos direitos das pessoas soropositivas.

Carregando...
Q759799

“Representa o banco de dados como uma coleção de relações. Informalmente, cada relação é semelhante a uma tabela de valores ou, até certo ponto, a um arquivo plano de registros. Ele é chamado de arquivo plano, porque cada registro tem uma simples estrutura linear ou plana”. A descrição acima está intimamente ligada ao conceito do:

Carregando...
Q760253

Um paciente de 18 anos de idade, após duas semanas de um resfriado, apresentou dor torácica à inspiração profunda. Foi realizado um eletrocardiograma que demonstrou infra de segmento PR e supra desnível de segmento ST. Foi realizado troponina T ultrassensível que demonstrou níveis de 5.050 ng/pl e 18.000 ng/pl (normal até 52). Diante desse quadro, foi solicitada uma ressonância cardíaca que demonstrou uma diminuição global da função ventricular esquerda (FE de 38%), ausência de fibrose e realce tardio e ausência de isquemia. Sinais incipientes de miocardite. Acerca desse caso clínico, assinale a alternativa que indica o tratamento inicial para esse paciente.

Carregando...
Q760239

Um paciente de 40 anos de idade, com história de “coração grande”, procura o cardiologista. Após intensa investigação etiológica, o paciente recebe o diagnóstico de miocardiopatia dilatada idiopática. O ecocardiograma demonstra uma função ventricular de 30%. O paciente realizou ressonância magnética sem presença de realce tardio ou fibrose, além de Holter 24h, que demonstrou o achado apresentado na imagem duas vezes, com o mesmo número de batimentos. A respeito desse caso clínico, assinale a alternativa que apresenta a melhor conduta com base no DANISH Trial.

Carregando...
Q760246

Ao examinar-se um paciente após cateterismo cardíaco, observou-se abafamento de bulhas, PAM de 55 e aumento da pressão venosa central. A respeito desse caso clínico, o achado de pulso do paciente é pulso

Carregando...
Q760241

2019_03_22_5c95216fbe3fc.png

Um paciente de 55 anos de idade, diabético, vem apresentando dor torácica de início recente. São realizados ecocardiograma e cateterismo cardíaco. No ecocardiograma, percebe-se função ventricular conforme a imagem diminuída (40%), com hipocinesia da parede.

A respeito desse caso clínico, assinale a alternativa que apresenta o local da lesão.

Carregando...
Q760260

Caso clínico para responder à questão

Uma paciente de 21 anos de idade, procedente de uma cidade rural do interior do estado, passa a apresentar "sensação de que os outros a estão perseguindo", referindo ouvir "exatamente o que eles pensam a respeito dela", o que a fez não mais querer sair de casa e procurar a igreja do bairro para rezar. Há relato no prontuário da paciente de que ela já foi vista entrando na faculdade de camisola e com um olhar "assustador". Esses sintomas começaram alguns meses após ela iniciar o curso de engenharia e passar a morar na capital. Trancou o curso há seis meses, período em que os sintomas pioraram.

Considerando o caso de a paciente apresentar seguidas falhas terapêuticas ao longo do tempo e, por isso, ser considerada como um caso de refratariedade, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q760284

Um paciente de 21 anos de idade procura atendimento psiquiátrico por estar sentindo muito mal-estar, insônia no início da noite, muitos pensamentos ao mesmo tempo e muita angústia. Perguntado acerca de como seriam esses pensamentos, o paciente afirma preocupar-se muito com o futuro do País, em relação à questão previdenciária; se haverá dinheiro suficiente para manter um possível filho, que possa vir a ter; se haverá discurso ou não quando colar grau, evento que ocorrerá em três anos; se será um profissional à altura do esperado pela família; e outras questões que tem vergonha de falar, por afirmar que a irmã lhe dissera que eram assuntos sem importância. Acerca desse caso clínico, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q760265

Uma cidadã peruana, procedente de Lima, onde o uso medicinal de Cannabis é consentido, viaja para o Brasil para uma temporada de férias e tem na bagagem uma certa quantidade da substância, segundo prescrição médica. Assinale a alternativa em que são apresentados, respectivamente, um composto da Cannabis sativa que produz efeitos psicoticomiméticos no organismo humano e outro que apresenta propriedades ansiolíticas.

Carregando...
Q760272

Um paciente de 36 anos de idade procura um clínico queixando-se de estar "estressado" desde que mudou de emprego há três meses. Declara que estava se saindo bem no trabalho, desenvolvendo softwares. Então, foi informado de que a função que exercia seria extinta e que precisaria mudar para o departamento de vendas se quisesse continuar na empresa. O paciente concordou, pois não queria perder o vale-alimentação, vale-transporte e o plano de saúde, mas agora relata que "não suporta mais todas aquelas pessoas", que são "inadequadas, chatas e tagarelas". Comenta que o trabalho anterior lhe permitia ficar sozinho a maior parte do tempo. Diz quase não ter amigos, exceto um primo de quem é íntimo desde a infância, e que nunca teve relacionamento afetivo nem relação sexual significativos, mas não sente falta dessa experiência, nem de ter amigos. Acrescenta que adora ficar "horas" na internet ou jogando sozinho no computador.

Com base nesse caso clínico, assinale a alternativa que indica, respectivamente, o provável diagnóstico e o mecanismo de defesa empregado pelo paciente.

Carregando...
Q760277

Caso clínico para responder à questão

Um jovem de 25 anos de idade é levado pelo pai ao psiquiatra ter tido um "surto psicótico" durante o uso de cocaína há cerca de dois meses, quando tentou agredir um policial militar e pegar um "fuzil". Relata que o médico que o atendeu na época afirmou que ele estaria intoxicado pelo uso da droga.

Com base nesse caso clínico, assinale a alternativa que indica o achado em exame físico apresentado pelo paciente durante a referida intoxicação.

Carregando...
Q760133

Para analisar o andamento de uma obra ao longo do tempo, torna-se necessário estabelecer uma unidade padrão para diferentes serviços. É possível proceder tal análise por meio de medidas de custo (dinheiro) e por meio do trabalho executado (homem-hora), por exemplo. Em geral, obras apresentam um ritmo semelhante para ambas as medidas. A curva que representa tal comportamento se assemelha à curva de Gauss. Considerando a curva acumulada da curva de Gauss, obtém-se uma curva S. Acerca da curva S, é correto afirmar que

Carregando...
Q760138

O levantamento topográfico é um dos primeiros serviços de uma obra e deverá conter um número de informações acerca do terreno. Na planta do levantamento planialtimétrico do imóvel, deverão constar, entre outras, informações como a identificação da(s)

Carregando...
Q758878

Com relação ao Sistema Nacional de Trânsito, julgue o seguinte item.

O CONTRAN é o órgão máximo executivo de trânsito da União, cabendo a coordenação máxima do Sistema Nacional de Trânsito ao Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).

Carregando...
GABARITO:

  • 16) B
  • 20) C
  • 24) D
  • 28) A
  • 17) A
  • 21) E
  • 25) A
  • 29) D
  • 18) B
  • 22) A
  • 26) A
  • 30) Errado
  • 19) D
  • 23) A
  • 27) E
  •  
Carregando...
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 606 8889