Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 16 a 30 de 414932 questões.

Salvar em Meus Filtros Limpar filtro
Imprimir página - Exibindo 16 a 30
Questões por página:
Q766965

No livro Medidas do Comportamento Organizacional (2008), os autores apresentam uma Escala de Clima Organizacional (ECO). Sobre a construção da ECO e sua aplicação, é correto afirmar:

Carregando...
Q766888

The following text is for question.

2019_05_13_5cd966464ccd5.png

De acordo com o texto, espera-se que Chris Watts:

Carregando...
Q766903

O sensoriamento remoto utiliza sensores ativos e passivos para obtenção de dados sobre a superfície terrestre. São características dos sensores ativos e passivos, respectivamente:

1 - uso de micro-ondas e uso de ondas nos campos do visível, infravermelho e termal.

2 - uso da energia termal e comprimento de onda de 0,18 cm a 7,82 cm.

3 - emissão da energia coletada e comprimento de onda de 0,18 cm a 4,82 cm.

As características dos sensores ativos e passivos estão corretas em:

Carregando...
Q766890

A acuidade visual é uma referência para a elaboração de produtos cartográficos, pois define a capacidade de diferenciar dois ou mais elementos gráficos. Nesse sentido, a acuidade visual:

Carregando...
Q766915

Em relação aos componentes espaciais e não espaciais de dados vetoriais em ambiente SIG, assinale a alternativa INCORRETA.

Carregando...
Q765880

Durante as etapas de estabelecimento de um cultivo florestal, desde o plantio até sua colheita, alguns aspectos devem ser considerados, com a finalidade de melhorar as condições e a qualidade do cultivo, observadas sempre as características climáticas e pedológicas (solos). Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) as seguintes afirmativas:

( ) A escolha da espécie e do sistema de produção deve levar em consideração aspectos como a rentabilidade financeira, a perspectiva em longo prazo (futura) da comercialização da madeira e o mercado consumidor próximo, por meio de uma avaliação ou estudo de mercado.

( ) O espaçamento a ser escolhido varia de acordo com o sistema de produção, devendo existir um menor número de árvores por hectare quando o objetivo for papel ou biomassa.

( ) A época do plantio é importante para o desenvolvimento satisfatório das plantas. Para a maioria das espécies, são recomendados plantios na primavera, período de frio menos intenso, poucas geadas e aumento das chuvas.

( ) Durante o ciclo de rotação de Eucalyptus, o controle de formigas deve ser realizado uma vez, juntamente com o plantio e adubação das mudas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Carregando...
Q766073

É considerada doença e/ou condição não infecciosa de maior incidência em crocodilianos em cativeiro:

Carregando...
Q767165

As massas de ar são criadas principalmente dentro de fluxos anticiclônicos dos cinturões subtropicais e polares de alta pressão. Levando em consideração os conhecimentos sobre as massas de ar que afetam o Brasil, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q767139

Com relação aos nomes científicos e seus nomes comuns, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

2019_05_14_5cdab98e88629.png

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

Carregando...
Q767141

Atenção: essa questão foi anulada pela banca organizadora, servindo apenas para consulta.

A quantidade de isca formicida a ser aplicada em um formigueiro é calculada multiplicando-se a dosagem recomendada pelo fabricante do formicida pela área ocupada pela terra solta do formigueiro, normalmente 0,010 kg de iscas granuladas por m2 de terra solta. As iscas granuladas podem ser distribuídas a granel ou em microporta-iscas de 0,010 kg/unidade. Com base nessas informações considere se as quantidades de iscas indicadas nas afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Para controlar uma área de implantação de Eucalyptus grandis com 400 ha, infestada com 3 sauveiros/ha, com área média de terra solta por sauveiro de 25 m² , são necessários 3.000.000 g de iscas granuladas.

( ) Em uma área de 900 ha de Pinus taeda, com 15 anos de idade, existem 4 sauveiros/ha, cada um deles com área média de terra solta de 9.000 cm² . Para controlar os formigueiros dessa área, são necessários 3.240 kg de iscas granuladas.

( ) Para controlar uma área de implantação de Pinus taeda com 1.000 ha, o monitoramento da área indicou a presença de 20 sauveiros iniciais por ha, cada formigueiro com área média de terra solta de 1 m². A indicação para o controle dessa área são 20.000 microporta-iscas.

( ) Em uma área de 100 ha, foi utilizada uma dose média de 4 kg de iscas/ha, as quais foram distribuídas sistematicamente em porções de 5 g por ponto de distribuição, totalizando 800 pontos de distribuição por ha e 80.000 pontos na área toda, equivalendo esses 80.000 pontos a 400.000 g de iscas granuladas.

( ) Para controlar uma área de implantação de Eucalyptus grandis de 1.000 x 250 m, o monitoramento da área indicou a presença de 1 sauveiro por ha, com área média de terra solta de 15.000 cm2 /formigueiro, sendo necessários 37.500 g de iscas granuladas.

Assinale alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Carregando...
Q767158

Sob o nome genérico de taludes compreendem-se quaisquer superfícies inclinadas que limitam um maciço de terra, de rocha ou de terra e rocha. Podem ser naturais, caso das encostas, ou artificiais, como os taludes de cortes e aterros. A respeito do assunto, identifique como verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) as seguintes afirmativas:

( ) Taludes de corte são mais estáveis quando o solo não for arenoso e a área cortada atingir a camada mais profunda do subsolo. São normalmente compactados e possuem baixa fertilidade, porque os horizontes superficiais do solo foram removidos.

( ) Taludes com muita inclinação, mesmo quando são revegetados, são propícios a deslizamentos e a sulcos de erosão. Nas situações de inclinação acentuada, o plantio de mudas ou aplicação de técnicas de semeadura não garantem a estabilização do talude.

( ) As principais vantagens dos sacos de aniagem são: fácil colocação em larga escala no talude, uso de pouca mão de obra e auxílio no surgimento de plântulas de espécies de folhas largas que rapidamente colonizam o talude.

( ) Placas de grama são recomendadas para a revegetação de taludes pequenos que requerem revegetação com urgência. As principais vantagens são o rápido revestimento do talude e o efeito estético rapidamente obtido.

( ) O uso de coquetel de gramíneas nativas na hidrossemeadura não é recomendado. A homogeneidade criada pelo uso desse tipo de sementes torna a área suscetível à ocorrência de incêndios, especialmente em taludes à beira de rodovias, bem como porque as espécies utilizadas podem se propagar para outras áreas.

Assinale alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Carregando...
Q767153

As atividades relacionadas ao sensoriamento remoto necessitam de uma fonte de energia, nesse caso, radiação eletromagnética, sendo a mais comum a energia solar. A radiação emitida da fonte se propaga à velocidade da luz (300.000 km/seg) e pode ser medida em frequência de hertz (Hz) e comprimento por unidade e subunidade de metro (M). Pode-se considerar que a detecção das interações entre a radiação eletromagnética e os alvos da superfície terrestre é o princípio básico de toda tecnologia do sensoriamento remoto. Sendo assim, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Considerando que toda matéria é constituída de átomos, entende-se que, ao atingir o objeto, a energia eletromagnética é, inicialmente, absorvida, o que causa reações nos seus elétrons, os quais ficam em condição de excitação e retornam ao estado original. Durante esse processo, é gerado um quantum, ou fóton, de energia, que é registrado pelo sistema sensor, o que permite a geração da imagem.

( ) As fotografias aéreas são consideradas como os primeiros produtos do sensoriamento remoto, não tendo sido descartadas com o advento dos satélites. Muitas vezes há necessidade de se recorrer à fotografia aérea como resposta aos detalhes exigidos pelo mapeamento.

( ) Os valores dos pixels de uma imagem se distribuem entre 0 (preto) e 255 (branco) e representam o máximo de absorção e o máximo de reflexão de energia, respectivamente.

( ) Na região do infravermelho (IVP), a vegetação apresenta comportamento oposto, ou seja, a cobertura vegetal tende a refletir esse tipo de energia, gerando imagens mais claras.

Assinale alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Carregando...
Q767134

Sobre os metabólitos secundários que defendem as plantas contra herbívoros e patógenos, considere as seguintes afirmativas:

1 - A celobiose origina um terpeno chamado sesamina, que controla com eficiência insetos sugadores, que, ao serem contaminados pela sesamina, sofrem a ação fagoinibiora dessa substância.

2 - Os ésteres de monoterpeno, denominados piretroides, encontrados em folhas e flores de espécies do gênero Chrysantemum, apresentam ação de contato e potente atividade inseticida.

3 - Os limonoides são compostos não voláteis e repelentes de insetos; o limonoide conhecido como azadiractina age como inibidor do forrageio, com variedade de efeitos tóxicos.

4 - A cinetina é produzida no floema de árvores e arbustos e suas reações metabólicas na rota do piruvato originam uma substância chamada rotenona, que impede a ação mecânica e o consequente desenvolvimento de fungos nas folhas.

5 - Muitas espécies vegetais reagem à invasão de fungos ou bactérias sintetizando lignina ou calose.Acredita-se que esses polímeros sirvam como barreiras, separando esses patógenos do resto da planta, bloqueando fisicamente a sua propagação.

Assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q767160

Considere a figura (gráficos A e B), referente ao plano de manejo florestal de um povoamento de Pinus elliottii, equiâneo, com o objetivo de obter a máxima produção volumétrica. Com base nesse plano de manejo, considere as seguintes afirmativas:

2019_05_14_5cdabdd7e1a78.png

Assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q767146

Com relação aos sintomas de doenças abióticas de causas não parasitárias, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

2019_05_14_5cdaba29b15ca.png

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

Carregando...
GABARITO:

  • 16) D
  • 20) C
  • 24) C
  • 28) C
  • 17) B
  • 21) D
  • 25) Anulada
  • 29) C
  • 18) E
  • 22) A
  • 26) D
  • 30) A
  • 19) C
  • 23) A
  • 27) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 606 8889