O solo contaminado por petróleo e seus derivados é um problema ambiental complexo, mas que pode ser remediado com o uso adequado de tecnologias in situ ou ex situ. É uma tecnologia de remediação do solo ex situ a denominada
Sobre os parâmetros que influenciam no processo de compostagem para o tratamento de resíduos sólidos urbanos, sabe-se que
Diversos são os meios para o controle e abatimento das emissões de poluentes para a atmosfera, sabendo-se que
De acordo com a Resolução do Conama nº 010, de 06 de dezembro de 1990, na hipótese de dispensa do Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) para a obtenção de licença prévia de atividade de extração mineral de jazida de emprego imediato na construção civil, o empreendedor deverá apresentar um
Os seres aquáticos podem ser divididos em três categorias principais, em função do seu modo de vida: plânctons, bentos e néctons. São exemplos de plâncton os(as)
Segundo este instrumento legal, farão parte da CN-P2R2 determinados Ministérios. NÃO consta desse rol o Ministério do(a)
De acordo com a classificação dos solos, que permite o entendimento de seus processos de formação, o cambissolo é um tipo de solo
Sobre as técnicas de estudo de risco, analise as afirmações a seguir.
I - O Estudo de Operabilidade e Riscos (HAZOP) utiliza palavras-chaves que guiam o raciocínio dos grupos de estudos multidisciplinares.
II - A Análise Preliminar de Risco (APR) é mais utilizada na fase de operação do processo ou instalação, com o objetivo de apresentar os riscos presentes.
III - A Análise de Árvore de Falhas fundamenta-se na identificação dos riscos de um sistema por meio da análise do histórico de incidentes críticos acontecidos.
IV - A Análise de Modos de Falha e Efeitos (FMEA) permite quantificar a frequência de falhas de um sistema.
Está correto APENAS o que se afirma em
Ao se investigarem os impactos ambientais da indústria de petróleo, é preciso considerar os processos de refino e de conversão do petróleo em refinarias, sobre os quais afirma-se que
Um navio possui um calado correspondente à linha de carga de verão no valor de 4,80 m. O valor do calado correspondente à linha de carga tropical é
Considerando que uma massa de 5.000 t a bordo de um navio é movimentada na vertical para cima de 2 metros, analise as afirmativas a seguir.
I - A faixa de estabilidade do navio diminui.
II - A área abaixo da curva de estabilidade do navio aumenta.
III - A distância vertical do centro de gravidade G ao metacentro M diminui.
Está correto o que se afirma em
Sobre Teste de Inclinação de navios, analise as afirmações a seguir.
I - Lanças de guindastes, baleeiras, aparelhos ou paus de carga devem estar fixos e em posição de viagem no momento de cada leitura, e tampas de escotilhas devem, sempre que possível, estar fechadas.
II - Líquidos pertencentes a caldeiras, equipamentos e tubulações devem ser mantidos, tanto quanto possível, nos seus níveis normais de operação.
III - Seu objetivo é a determinação da distância KG da quilha ao seu centro de gravidade na condição leve, logo após o término de sua construção e/ou após obras e alterações de construção que levem a uma suposta alteração na posição do centro de gravidade.
Está correto o que se afirma em
Um navio de 130 m, movendo-se em águas profundas, tem a terceira crista do sistema de onda da proa coincidindo com o cavado de popa. Assumindo que a distância entre os dois sistemas de onda é de 0,9 L, a velocidade estimada do navio será
Considerando as três equações da Lei de Hooke generalizada, que relacionam as deformações normais às tensões normais, conclui-se que, no caso de um estado plano de tensões, com tensões normais
positivas (tração), como mostrado na figura acima, o correspondente estado de deformações é
Considere uma barcaça prismática com as seguintes características:
30 m de comprimento;
5 m de boca e 3 m de pontal;
dividida longitudinalmente em três tanques de 10 metros de comprimento cada, desprezando o peso do casco;
tanque central vazio e os dois tanques das extremidades de ré e vante totalmente carregados (até o topo) com óleo de massa específica de 900 kg/m3.
O momento fletor máximo que ocorre na seção mestra dessa barcaça vale, em toneladas-força x metro,