Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso Petrobras – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 3697 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Ensaios em laboratório, tendo probabilidade θ (desconhecida) de sucesso em cada tentativa, são realizados sucessiva e independentemente até a ocorrência do primeiro sucesso. Para cada realização experimental, seja X a variável aleatória que representa o número de ensaios realizados até a ocorrência do primeiro sucesso.
Se quatro realizações são feitas em laboratório, obtendo-se a amostra {3, 3, 4, 5}, o estimador de máxima verossimilhança para θ, à luz dessa amostra, é dado por

10% dos parafusos produzidos por uma máquina são defeituosos.

A probabilidade de que, entre 4 parafusos, pelo menos 3 não sejam defeituosos é de

A SA 8000 é uma norma internacional de avaliação de Responsabilidade Social.

Dentre os seus nove requisitos básicos, incluem-se

O gerente de uma cadeia de suprimentos deve decidir sobre o desenho da rede de transportes de uma loja, cujo tamanho do lote de ressuprimento é pequeno e frequentemente necessita que entregas pequenas de carga não cheia (LTT - less than truck load) sejam feitas diretamente.

Sabendo-se que os fornecedores estão geograficamente próximos à loja, constata-se que a opção mais indicada de projeto para uma rede de transporte é a entrega

Diversos autores têm estudado a Administração Estratégica e como ela é classificada nas diferentes escolas, entre as quais a Empreendedora e as de Planejamento, de Posicionamento e de Design.

Considerando a Escola Empreendedora, verifica-se que a

O Mercado de Carbono ganhou relevância no cenário mundial durante a última década. Esse mercado tem influenciado nas decisões de investimentos, já que busca alternativas ambientalmente sustentáveis. Alguns projetos podem ser desenvolvidos no Brasil e ser potencialmente convertidos em ativos ambientais.

Nos projetos de REDD, que são um dos maiores potenciais do Brasil, ocorre a redução de emissão dos gases de efeito estufa, pois há

Considere o seguinte problema de programação linear:



Verifica-se que o valor ótimo da função objetivo é

O número de Reynolds, Re, é uma quantidade adimensional para um fluido em fluxo, obtida pela combinação (apenas usando potências do tipo 0, 1 ou -1) da viscosidade η, da densidade do fluido ?, de uma velocidade típica V e um comprimento típico L, e apenas pela combinação dessas quatro variáveis.
Para um dado sistema, tem-se



Sabendo que Re é proporcional a V, o valor de Re para esse sistema é

Um fluido de densidade dL = 1,0 x 103 kg/m3 e velocidade V = 10 m/s passa ao redor de uma esfera de raio R = 0,10 m.

A ordem de grandeza da força dinâmica que o fluido exerce sobre a esfera, em N, é

Um cabo de 10,0 cm, cuja densidade linear é de 0,25 kg/m, é tensionado com a ação de uma força de 100,0 N.

A frequência fundamental de vibração desse cabo, em hertz, é

A energia cinética molecular média de 2,0 mol de um gás monoatômico ideal é 6,0 × 10-21 J.
Dados:
R = 8,3 J/molK
NA = 6,0 × 1023 mol-1
kB = 1,4 × 10-23 J/K

A energia interna total em kJ desse gás é



O potencial eletrostático entre duas placas paralelas condutoras varia de acordo com a posição, como mostra a figura.

O módulo do campo elétrico, em N/C, entre as placas na posição x = 2,0 cm é

A fim de prospectar e verificar a presença de petróleo, diversos métodos de avaliação podem ser utilizados: indicações diretas, geológicos, geofísicos e geoquímicos. Dentre tais métodos, os principais são os geofísicos por sismógrafo, sendo amplamente usados tanto em terra como no mar.

A profundidade das camadas de terreno pode ser medida usando-se um sismógrafo por reflexão, a partir de relação de

Quando da produção, o petróleo apresenta diversos tipos de contaminantes, devendo ser tratado de modo que possa ficar estabilizado, com contaminantes em nível aceitável. O processamento primário para estabilização do petróleo utiliza um tanque trifásico, onde se separam as fases gasosa, oleosa e aquosa, sendo a parte oleosa a de interesse, e as demais, contaminantes.

No processamento primário,

O gerenciamento de resíduos sólidos urbanos engloba um conjunto de atividades e técnicas de manejo, envolvendo sua coleta, transporte, acondicionamento, tratamento e disposição final, objetivando transformá-los em produtos que causem pouco ou nenhum impacto ao meio ambiente.

A esse respeito, o método de transformação que objetiva exclusivamente a redução do volume dos resíduos sólidos, transformando-os em partes menores, é denominado

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282