As demências frontais ou frontotemporais representam a segunda causa de demências degenerativas e revelam-se, habitualmente, por distúrbios de comportamento. Com relação aos critérios diagnósticos das demências frontotemporais, julgue o próximo item.
Nos distúrbios da linguagem, verificam-se redução do volume verbal, estereotipias, ecolalia, perseverações e mutismo tardio.
As demências frontais ou frontotemporais representam a segunda causa de demências degenerativas e revelam-se, habitualmente, por distúrbios de comportamento. Com relação aos critérios diagnósticos das demências frontotemporais, julgue o próximo item.
São considerados procedimentos terapêuticos nas demências frontais ou frontotemporais: manter o sujeito, por mais tempo possível, no meio familiar e social; investigar e procurar tratar as perturbações comportamentais que só podem agravar o risco de afastamento social do demente; excluir toda medicação que possa agravar o déficit cognitivo; saber propor uma proteção jurídica adaptada.
As funções neuropsicológicas incluem formas de cognição que têm a função de regular o comportamento humano, que são o comportamento emocional e as chamadas funções executivas, sendo uma das áreas mais sobressalentes da neuropsicologia contemporânea.
A respeito dessas funções, julgue o próximo item.
O teste de Rorschach é um dos testes utilizados para avaliar as funções executivas.
Julgue o próximo item, a respeito da neuroanatomia básica e do desempenho de suas funções.
Respiração, batimentos cardíacos e temperatura corporal estão sob a responsabilidade do tronco cerebral e diencéfalo.
No que se refere à neuropsicologia e à neuroanatomia, julgue o item subsecutivo.
De acordo com Alexander Luria, são dois os sistemas funcionais do cérebro humano: o sistema de recepção, elaboração e conservação de informações; e o sistema de ativação e controle da atividade.
No que se refere à neuropsicologia e à neuroanatomia, julgue o item subsecutivo.
O tecido neuronal é capaz de se transformar e se adaptar às exigências do meio interno.
Julgue o item seguinte, que se refere a neuropsicologia, neuroanatomia, funções neuropsicológicas, atenção, memória e linguagem.
Alterações do nível da linguagem acarretam prejuízos a todas as funções psíquicas.
Joana, com setenta anos de idade, procura o médico, preocupada com seu marido, José, que tem oitenta e sete anos de idade. De acordo com ela, José anda dizendo coisas sem sentido, não lembra o que acabou de fazer, não consegue reproduzir um caso poucos minutos depois que o ouviu ou o narra logo em seguida como se fosse novidade. Além disso, não lembra quem é o atual presidente da República.
Tendo como referência esse caso clínico, julgue o item a seguir, a respeito das funções neuropsicológicas e da função da memória.
O caso em tela indica que José tem comprometimento da memória episódica, visto que ele apresenta empobrecimento importante de conhecimentos gerais.
No que se refere ao exame neuropsicológico, julgue o seguinte item.
O nível global do paciente deve ser considerado na escolha dos instrumentos para avaliação.
Considerando as disposições do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, julgue o item subsequente.
É dever do profissional de enfermagem cooperar com a paciente para a prática da interrupção voluntária de gestação, nos casos em que a legislação autorize o aborto.
Considerando as disposições do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, julgue o item subsequente.
É facultada ao profissional de enfermagem a decisão de participar de prática destinada a antecipar a morte de paciente em fase terminal, a chamada eutanásia.
Julgue o item a seguir, referente a infecção hospitalar.
Apesar de altamente relevante, a existência de comissão de controle de infecção hospitalar em serviços de saúde é facultativa.
Acerca do uso de curativos na enfermagem, julgue o item a seguir.
Curativos favorecem a rápida epitelização, a diminuição da dor e a aceleração da destruição de tecidos necrosados.
Acerca dos cuidados na administração de medicamentos, julgue o próximo item.
O efeito medicamentoso da droga administrada por via endovenosa é imediato; por isso, esta é uma via de escolha em casos de emergência.
Mariana, com setenta e seis anos de idade, apresenta, em atendimento hospitalar de emergência, forte dor precordial, em aperto, contínua, com irradiação para o pescoço, e leve tontura — segundo a paciente, há cerca de 30 min. Ela tem história de hipertensão arterial crônica e vem sendo acompanhada regularmente por seu cardiologista. No exame, Mariana encontra-se dispneica, agitada, com PA de 190 mmHg × 130 mmHg e oximetria de pulso em 92%.
Acerca desse caso clínico, julgue o item a seguir.
No serviço de emergência, Mariana deverá ser mantida em posição de Trendelenburg e ser tranquilizada.