Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 16 a 30 de 2327 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 16 a 30
Questões por página:
Q675205

As questões nacionais no Oriente Médio e na África, que marcam conflitos históricos atuais no mundo, envolvem, sobretudo, disputas atuais e ideologia. Nos movimentos ocorridos na Tunísia e no Egito,conhecidos como Primaveras Árabes, é CORRETO afirmar:

Carregando...
Q675212

Observe a propaganda do Serviço autorizado da Willys:

É uma propaganda dos anos 1960, oferecendo o serviço de manutenção de uma grande montadora multinacional. Considerando o contexto, o slogan (Pelo homem se conhece o serviço) e a imagem, em relação à percepção dos trabalhadores, estão corretamente interpretados em:

Carregando...
Q675293

Foi feito um levantamento com 10.000 crianças para saber quantas haviam recebido a vacina contra Febre Amarela e a vacina contra a Dengue. Os resultados obtidos estão na tabela a seguir.

Quantas crianças receberam apenas uma das vacinas?

Carregando...
Q675185

Imagens diversas produzidas pela capacidade artística humana também nos informam sobre o passado das sociedades, sobre suas sensações, seu trabalho, suas paisagens, caminhos, cidades e guerras [...]. Para todos esses documentos existem métodos de análise comuns, mas é preciso estar atento às características de suas linguagens, de suas formas específicas de produzir e veicular as informações. (BITTENCOURT, Circe. Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004. p. 353-354)

A autora Circe Bittencourt destaca a utilização de documentos não escritos na sala de aula.

Sobre sua utilização, é CORRETO afirmar:

Carregando...
Q675065

Em 1643, Evangelista Torricelli, discípulo de Galileu, realizou uma experiência para medir a pressão atmosférica da Terra e conseguiu demonstrar que esta sustentava uma coluna de mercúrio (Hg) de 76 cm ao nível do mar. Para isso ele mergulhou um tubo contendo mercúrio em uma vasilha com o mesmo elemento.

Qual alternativa apresenta uma mudança a ser feita no experimento para indicar um valor diferente do medido por Torricelli, conforme descrito no texto.

Carregando...
Q675058

Um ebulidor é um aparelho que funciona por efeito joule. Quando ligado em 110V e colocado dentro de um béquer contendo 0,5 kg de água a uma temperatura de 20°C, consegue elevar a temperatura dessa amostra para 80°C em 4,0 minutos.

Dados:

• calor específico da água c = 4,0J/g°C

• 1 cal = 4,0 J

Considerando que toda a energia liberada pelo ebulidor seja utilizada para aquecer apenas a água, podemos afirmar que a potência dele vale

Carregando...
Q675046

Para ir de Belo Horizonte até Salvador, o “Google Maps" fornece os seguintes dados.

Considerando as informações de distância e tempo mostradas na parte inferior da figura, podemos concluir que a velocidade média de uma pessoa que faz o percurso a pé é

Carregando...
Q675072

Observe o esquema abaixo. Ele representa a projeção da imagem de um objeto por meio de um espelho em uma folha de papel A distância da imagem ao espelho é de 20 cm e a distância do objeto ao espelho vale 4,0 m. O valor da distância focal aproximada, o nome do espelho usado e o tipo de imagem projetada são


Carregando...
Q675053

A alternativa que melhor apresenta um valor da temperatura, no SI, para uma pessoa que se encontra em estado febril é

Carregando...
Q675060

Considerando o brinquedo em rotação, podemos afirmar que um ponto do brinquedo localizado em uma de suas extremidades possui

Carregando...
Q674644

Thais explicou para sua amiga Juliana que a educação profissional e tecnológica é um nível de ensino que se articula com o ensino regular, visando à formação para o trabalho.

Essa explicação de Thais está:

Carregando...
Q675320

Segundo Borba e Penteado (2001), é INCORRETO afirmar que

Carregando...
Q674663

Com relação à avaliação externa ou sistêmica, analise as seguintes afirmativas:

I. A avaliação externa visa aferir habilidades e competências que, espera-se, tenham sido ensinadas em certo momento da escolarização.

II. Quando apropriada com ênfase em sua função reguladora, ou seja, como instrumento de gestão, de orientação e promoção de políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade do ensino, a avaliação externa possibilita aos gestores e às escolas confrontarem o que “seu ensino" é com o que ele deveria ser, em relação às expectativas de aprendizagens.

III. A avaliação externa se distingue, portanto, da interna, porque focaliza o ensino e não a aprendizagem.

IV. A avaliação externa pode ser amostral ou censitária. A avaliação censitária procura abranger totalmente ou a maior parte dos alunos do período escolar a que se destina. Já o modelo amostral é aplicado para uma parcela, um grupo considerado estatisticamente representativo do conjunto de alunos do ano escolar avaliado, a fim de que os dados obtidos e as análises feitas possam ser considerados válidos para o conjunto da população.

É CORRETO afirmar que

Carregando...
Q674637

O gráfico, a seguir, aponta a discrepância em relação ao rendimento médio salarial, a partir dos critérios raça e cor:

Diante do exposto, NÃO explica os fatores que causaram e causam desigualdades na vida da população negra/afrodescendente o que se afirma em:

Carregando...
Q674651

A Constituição de 1988, considerada como a “Constituição Cidadã", é fundamental para a formação da sociedade brasileira e para a consolidação do Estado democrático de direito no Brasil. Ela expressa um enorme avanço no que diz respeito à ampliação dos direitos individuais e sociais e é fundamental para a consolidação da noção de cidadania.

No artigo 3º, encontramos os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, que são:

I. Garantir o desenvolvimento nacional.

II. Construir uma sociedade livre, justa e solidária.

III. Garantir a solução pacífica dos conflitos, sempre que possível.

IV. Assegurar a livre manifestação do pensamento, visando ao anonimato.

V. Erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais.

VI. Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Está CORRETO o que se afirma em:

Carregando...
GABARITO:

  • 16) C
  • 17) B
  • 18) C
  • 19) E
  • 20) C
  • 21) D
  • 22) C
  • 23) E
  • 24) E
  • 25) E
  • 26) D
  • 27) D
  • 28) D
  • 29) B
  • 30) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282