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Questões de Concurso SEDU-ES – Aprova Concursos
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Questões de Concurso SEDU-ES – Aprova Concursos

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[...] um currículo para Educação Integral é comprometido com a elaboração intencional de processos educativos que visam o desenvolvimento humano em sua integralidade, superando uma visão disciplinar, e que para isso promovam a interligação dos saberes, o estímulo a sua aplicação na vida real, a importância do contexto para dar sentido ao que se aprende e o protagonismo do estudante em sua aprendizagem e na construção do seu projeto de vida e de sua atuação cidadã. Pressupõe ainda a articulação da escola com pais, comunidade e demais instituições e a melhoria qualitativa do tempo na escola para o atendimento à formação integral do sujeito.
                                                                                                                                                                                                                                                                               (Currículo do Ensino Fundamental. Espírito Santo)

 

De acordo com o Currículo do Ensino Fundamental do Estado do Espírito Santo, a Educação Integral pressupõe:

I. A promoção do desenvolvimento intelectual, emocional, social, cultural, físico e político dos estudantes.
II. O aumento do tempo de permanência dos estudantes na escola, de modo a contemplar a formação destes sujeitos em sua integralidade.
III. O comprometimento da escola e seus profissionais em planejar as ações e atividades pedagógicas.
IV. O desenvolvimento de ações e projetos interdisciplinares, contextualizados e condizentes com as vivências dos estudantes.
V. A realização de parcerias com outras instituições para o desenvolvimento de projetos e atividades escolares substanciais.

Está correto o que se afirma APENAS em

Projeto de Vida é, para o estudante, o caminho traçado entre “quem ele é” e “quem ele quer ser”, partindo da apropriação da história de sua vida pessoal para projetar trajetórias sobre os próprios desejos, por meio do exercício contínuo de autoconhecimento, de reflexão sobre sua própria atuação no mundo, no mundo do trabalho, na família e na comunidade, construindo novas perspectivas das dimensões pessoal, cidadã e profissional.
                                                                                                                                                                                                                                                                     (Novo Ensino Médio Capixaba: plano de Implementação)

 

São objetivos das aulas do Projeto de Vida:

I. A construção e apropriação de conhecimentos e valores que permitam aos estudantes tomarem decisões.
II. O desenvolvimento da percepção dos estudantes sobre a importância dos estudos para planejar o futuro.
III. A escolha de metodologias que ajudem os estudantes a elaborar seu Projeto de Vida de forma clara e coerente.
IV. O vislumbre de diferentes cenários e possibilidades para a formação acadêmica e profissional dos estudantes.
V. O desenvolvimento do senso de responsabilidade nos estudantes, para se prepararem para o mercado de trabalho.

Está correto o que se afirma APENAS em

O currículo do ensino fundamental – anos finais, do Espírito Santo, possui seis temas integradores, dentre eles, o tema Gênero, Sexualidade, Poder e Sociedade. A escolha deste tema [...] decorre de o fato da sociedade brasileira carregar uma marca autoritária: já foi uma sociedade escravocrata, além de ter uma larga tradição de relações políticas paternalistas e clientelistas, com longos períodos de governos não democráticos. Até hoje é uma sociedade marcada por relações sociais hierarquizadas e por privilégios que reproduzem um altíssimo nível de desigualdade, injustiça e exclusão social. Especificamente sobre as questões de gênero, a importância de a escola debater esta questão relaciona-se ao fato de

Considere abaixo as técnicas empregadas e as modalidades circenses.

A correta correlação entre a técnica empregada e a modalidade circense, é:

Leia o excerto abaixo.

A construção de uma escola inclusiva prescinde da discussão e do oferecimento de práticas que tematizem questões afetas à diversidade de corpos, gêneros e sexualidades. Se outrora esses corpos foram deixados nas zonas de sombra, hoje se tornaram visíveis, o que sinaliza não apenas a sua existência, mas o seu empoderamento.
                                                                                                                                                                                                                           (ANJOS, L. A; GOELLNER, S. V. Esporte e transgeneridade: corpos, gêneros e sexualidades plurais. In: DORNELLES, P. G.; WENETZ, I.;
                                                                                                                                                                                                                           SCHWENGBER, M. S. V. Educação Física e sexualidade: desafios educacionais. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2017, p. 68)

 

A partir do excerto, considere:

I. A presença de atletas transexuais em eventos esportivos consiste em oportunidade para problematizar a transfobia.
II. O esporte, ao mesmo tempo que produz discursos, práticas e representações que normatizam os corpos, produz elementos para desconstruir essa normalização.
III. A inserção e permanência de pessoas trans no universo esportivo asseveram que os corpos, os gêneros e as sexualidades extrapolam a regulação e a classificação.

Está correto o que se afirma em

Em certo sentido, planejar a tematização de uma prática corporal nas aulas de Educação Física assemelha-se à preparação para uma viagem. Assim, é necessário pensar nos seus momentos: Antes, Durante e Depois.

São ações requisitadas correta e respectivamente em cada momento:

                                                                                (Adaptado de: NUNES, M.L.F. Planejando a viagem ao desconhecido: o plano de ensino e o currículo cultural de Educação Física. In:
                                                                               FERNANDES, C. (org.) Ensino Fundamental − planejamento a prática pedagógica. Curitiba: Appris, 2018. p. 77-115)

Antes da formação dos Estados modernos, os jogos existentes consistiam em práticas sistemáticas que nos dias atuais podem ser consideradas violentas, dada a ausência de controles estáveis e centralizados, o que impedia a generalização desses jogos. Com a instauração de um novo modelo social, as pessoas passaram a optar por atividades de diversão cujas regras preservavam sua integridade física, algo significativamente distinto das práticas corporais anteriores. As práticas corporais regradas, ao mesmo tempo em que podem ser consideradas frutos desse processo, contribuíram para o crescimento da economia e a disseminação de um determinado modo de vida ocidental no mundo globalizado.

 

Com base nesse raciocínio, é correto afirmar que

Considerando uma pessoa de 60 kg e as acelerações gravitacionais na superfície da Terra iguais a 9,8 m/s2 e na superfície de Marte iguais a 3,7 m/s2,

Ao propor seu modelo para o átomo de hidrogênio, Niels Bohr considerou que o elétron girava ao redor do próton, ambos com
carga elétrica de módulo igual a q, obedecendo à lei de Coulomb, em algumas órbitas estáveis. Nesse modelo, sendo , em que ∈ é a permissividade elétrica do vácuo, e m a massa do elétron, a velocidade escalar v do elétron, em uma órbita estável de raio igual a r, é dada por

A tabela mostra a geração de energia elétrica no Brasil no ano de 2020, em porcentagem, segundo o tipo de usina produtora.

                                                                   

A porcentagem da energia elétrica gerada no Brasil em 2020 que tem como fonte primária uma forma de energia mecânica é, em %, igual a

Sabendo que a função trabalho para o efeito fotoelétrico de uma superfície de prata é 6,9 × 10 −19 J e que a constante de Planck é igual a 6,3 × 10 −34 J . s, quando uma radiação ultravioleta de frequência 2,0 × 10 15 Hz incide sobre uma superfície de prata, causando a emissão de um elétron, a máxima energia cinética que esse elétron pode ter é

A seleção e a análise de documentos como parte da metodologia de ensino de História

Antes da chegada dos europeus, os incas haviam constituído um grande império no continente americano, que

A Revolta de Carrancas e a Revolta dos Malês foram, respectivamente:

Considere a imagem a seguir.

A fotografia registra uma manifestação da cultura popular capixaba conhecida como

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