Choose the best phrase to complete the questions by matching the two columns. 1.Can I have ( ) to talk about the problem? 2.Would you like ( ) a word with you now? 3.Do you mind ( ) talk to your boss first? 4.Why don’t you ( ) giving him this message please? What is the correct sequence for the phrases on the right-hand side?
Quando se compara o átomo neutro de ferro (Fe) com o íon Fe3+, ambos correspondentes ao isótopo de número de massa 56, observa-se que o íon possui três
São exemplos de transformações químicas:
A sacarose, ou açúcar comum, se dissolve facilmente em água porque
O modelo de átomo nuclear de Rutherford foi sugerido a partir de resultados de experimentos que conflitaram com
Um satélite artificial equatorial gira ao redor da Terra à altura de 600 km. O raio da Terra é de, aproximadamente, 6.400 km. Para que um observador, colocado na Terra, veja o satélite sempre na mesma posição, o módulo da sua velocidade linear deve ser, em m/s, de aproximadamente,
Para que se tenha um processo de ensino-aprendizagem, o ensino deve considerar os processos de quem aprende. Para que esse processo seja possível, na prática o professor deve levar em conta
O Conteúdo Básico Comum de Física expressa aspectos
A presença de documentos que, de acordo com a lei, não podem ser destruídos configura o chamado arquivo
O uso de evidências históricas em sala de aula deve ser
Nas dinâmicas atuais de ensino e aprendizagem, os processos avaliativos têm ganhado grande importância nos últimos anos, com transformações substantivas. Para implantar de forma adequada um processo avaliativo, o professor deve
Leia o texto abaixo.
O nobre metal (...) provocou um afluxo formidável de gente, não só da metrópole como das capitanias vizinhas. (...) Em 1709, era
30 mil o número das pessoas ocupadas em atividades mineradoras, agrícolas e comerciais, sem falar nos escravos vindos da
África e das zonas açucareiras em retração.
Com os olhos voltados para o ouro, (...) pode-se imaginar a fome que assolou essa população.
(Laura de Mello e Souza. Desclassificados do ouro: a pobreza mineira no século XVIII. Rio de Janeiro: Graal, 2004. p. 41-42)
Segundo o texto, está correto afirmar que a sociedade mineradora
Analise os itens abaixo: I.Expressivo aumento da população, não apenas com a expansão do tráfico negreiro, mas também com a vinda de grande número de portugueses. II.Expansão do trabalho livre e do mercado interno, até então limitado. III.Surgimento de uma camada intermediária de trabalhadores livres e até pequenos proprietários ou comerciantes, estimulando uma certa mobilidade social. IV.Acirramento das tensões entre metrópole e colônia, com estímulo a movimentos nativistas e emancipacionistas. Considerando o processo histórico brasileiro, os itens podem ser associados
Logo ao chegar, durante sua breve estada na Bahia, D. João decretou a abertura dos portos do Brasil às nações amigas (28 de janeiro de 1808). Mesmo sabendo-se que naquele momento a expressão “nações amigas” era equivalente à Inglaterra, o ato punha fim a trezentos anos de sistema colonial. (Boris Fausto. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2008. p.122) O texto permite concluir que Dom João, ao decretar a abertura dos portos,
O crescimento industrial verificado no governo Juscelino Kubitscheck acabou por favorecer os grupos empresariais ligados ao capital transnacional, estimulando a oferta de bens de consumo para as classes médias, mas não alterou o quadro de desigualdade social que relegava à miséria a maior parte da população brasileira. (In: Flávio de Campos e Renan G. Miranda. A escrita da História. São Paulo: Escala Educacional, 2005. p. 551) O texto faz referência à política econômica baseada no nacional-desenvolvimentismo. Essa política visava