Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311928 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Acerca de inflação, política monetária e crescimento no contexto da economia brasileira, julgue os itens a seguir.

O governo brasileiro adota a sistemática de metas para a inflação como diretriz para fixação do regime de política monetária

No que se refere à participação do setor público na atividade econômica, julgue os itens subsecutivos

As justificativas clássicas para a intervenção estatal na economia incluem a possibilidade de obtenção de lucros extraordinários para elevar receitas, externalidades e também motivos políticos e nacionalistas.

Julgue os itens seguintes, referentes à contabilidade fiscal e à sustentabilidade do endividamento público.

A partir de 1999, a política fiscal brasileira começou a ganhar credibilidade no cenário econômico mundial, devido à obtenção de consecutivos superávits primários anuais.

Com relação à economia do setor público, julgue os itens que se seguem.

A intervenção estatal em determinado mercado competitivo não necessariamente é uma medida negativa, já que governo e sociedade podem ter objetivos que não estejam limitados à eficiência econômica.

Julgue os itens subsequentes, relativos a mudanças estruturais da economia brasileira, planos de desenvolvimento e planos de estabilização.

O segundo Plano Nacional de Desenvolvimento Econômico do governo de Ernesto Geisel deu continuidade ao processo de industrialização substitutiva de importações em uma fase crítica da economia mundial e da economia brasileira.

Julgue os itens subsequentes, relativos a mudanças estruturais da economia brasileira, planos de desenvolvimento e planos de estabilização.

Após o fracasso do Plano Cruzado, ficou claro que a inflação não era apenas inercial, mas também de demanda. Assim, o Plano Bresser incorporou elementos macroeconômicos heterodoxos e ortodoxos ao combate à inflação.

Com referência a indicadores do desenvolvimento econômico e social, perfil demográfico e desigualdades pessoais e espaciais de renda e de riqueza brasileira, julgue os itens que se seguem.

A desigualdade regional ou espacial da renda no Brasil pode ser explicada, entre outros fatores, pela concentração industrial.

No laboratório, principalmente de Química, o acondicionamento de soluções ácidas e básicas deve ser uma prática adequada e correta, para evitar alteração na composição e outros danos. Das alternativas a seguir, indique a forma CORRETA de acondicionamento de solução de ácido sulfúrico e de solução de ácido fluorídrico, respectivamente:

Relacione o tipo de resíduo químico (coluna à esquerda)

com o respectivo exemplo (coluna à esquerda):

Tipo de Resíduos

Químicos

I. Básicos

II. Metais preciosos ou recicláveis

III. Oxidantes fortes

IV. Redutores fortes (exceto metais e ligas)

V. Solventes descartáveis

VI. Solventes recicláveis

Exemplo

( ) Soluções ou sais de dicromato, permanganato, hipoclorito, iodato, persulfato, bismuto (III). Solução de bromo, iodo, peróxido de idrogênio. Sólidos: bismutato de sódio, dióxido de chumbo e ácido crômico.

( ) Cabeça e cauda de destilação, solvente de limpeza, solventes contaminados de difícil purificação e misturas azeotrópicas.

( ) Hidrazina, soluções ou sais de sulfito, iodeto, tiossulfato, oxalato, ferro (II), estanho (II) e fósforo vermelho.

( ) Aminas, soluções de hidróxidos, soda cáustica, solução alcoolato e amônia.

( ) Solventes de HPLC, extração Sohxlet e rotaevaporados, e formol.

( ) Sais ou soluções contendo prata, ósmio, ouro, platina e rutênio.

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA

de cima para baixo:

As variações de entalpia que ocorrem durante as reações químicas com frequência têm o mesmo interesse prático que as relações de massas, pois, no caso das reações de combustão, que envolvem combustíveis como o gás natural e petróleo, são realizadas cotidianamente mais pela energia térmica que liberam do que pelos seus produtos da combustão. Por exemplo, a combustão de 1,00 mol de metano, CH4, produz dióxido de carbono e água e libera 802 kJ mol–1 . Quando 3,00 mol de oxigênio reagem com uma quantidade estequiométrica de metano, qual é ?H para a reação?

Devido à grande emissão de gases lançados na

atmosfera, nas regiões mais populosas é evidente a

ocorrência da chuva ácida. Na sua precipitação, um

dos ácidos responsáveis pela acidez é o sulfúrico.

Um equilíbrio envolvido na formação desse ácido na

água da chuva está representado pela equação:

Considere que são colocados 6 mol de SO2, 5 mol

de O 2 e 4 mol de SO3 num recipiente fechado de 5,0 L

para reagirem até o sistema atingir o equilíbrio a dada

temperatura. A variação do número de mol dos gases

participantes está registrada no gráfico.

Nestas condições, a constante de equilíbrio, KC, é igual a:

Existem muitos motivos para estudar a velocidade

de uma reação, do ponto de vista prático, o

conhecimento das velocidades de reações é útil na

concepção de medicamentos, no controle da

poluição e no processamento de alimentos, bem

como nas aplicações de setores produtivos em

geral. Então para exemplificar, considere que a

velocidade de uma reação entre os compostos A e

B segue a lei de velocidade, . Com base nos dados da tabela abaixo, determine a

velocidade do Experimento 2 observada a mesma

temperatura do Experimento 1.

Leia as afirmativas a seguir, feitas sobre ideias e fenômenos linguísticos constantes do texto:
I. A ideia principal do texto é a de que certos filmes, feitos com intenção profana, terminam por auxiliar, contraditoriamente, os ideais cristãos.
II. Em “Proponho filmes que eles já assistiram para falar de aspectos que talvez não tenham percebido”, a regência necessita ser alterada.
III. Outra ideia do texto é que a sociedade mudou e, por isso, a Bíblia pode ser auxiliada por outros recursos, a fim de evangelizar os jovens.
IV. O verbo não se encontra corretamente conjugado na seguinte passagem: “O processo de adaptação às novas linguagens estar sendo lento”.
V. Outra ideia veiculada é de que não adianta proibir as coisas; pelo contrário, é com a permissão ao acesso a filmes profanos que vem a crença no cristianismo.
Assinale a alternativa correta:

A respeito dos gêneros textuais, assinale a afirmativa INCORRETA:

As tabelas a seguir apresentam a composição de

preços de cinco serviços e o orçamento desses

serviços com base nos preços dos insumos tomados

em três lojas distintas. A TABELA 1 mostra a

quantidade de insumos necessários para a

composição dos serviços. A TABELA 2 mostra o

preço unitário de cada insumo obtido em cada loja

consultada. Por sua vez, A TABELA 3 apresenta o

preço dos serviços ( o orçamento), composto a partir

dos insumos obtidos nas três lojas. O cálculo de

cada preço parcial da TABELA 3 é obtido por meio

da soma ordenada da multiplicação do elemento de

cada linha da TABELA 1 por cada elemento da

coluna da TABELA 2. Assim, por exemplo, o preço

parcial do Serviço 1 na loja 1 é obtido na TABELA 3

por meio de 1173,90 = 4,00 x 20,50 +5,50 x 135,80 +

1,00 x 345,00 + 0,00 x 100,00. Uma maneira

eficiente de efetuarmos esse cálculo é operarmos

com as tabelas usando o conceito de matrizes.


A fórmula inserida na célula B20 para o cálculo da

TABELA 3, usando o conceito de matrizes é:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282