Leia abaixo, o art. 3º da lei que criou a RIDE do Distrito Federal.
“Art. 3º Consideram-se de interesse da RIDE os serviços públicos comuns ao Distrito Federal e aos Municípios que a integram, especialmente aqueles relacionados às áreas de ______ e de ______”.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
A notificação de suspeitas de queixas técnicas e/ou reações adversas não desejadas manifestadas após o uso de medicamentos, produtos para saúde, cosméticos, saneantes, derivados do sangue, entre outros, deve ser realizada a comunicação por meio do ______.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
A prescrição médica é solução de 1500ml de Permanganato de Potássio (KMnO4) a 1:20.000, usando comprimidos de KMnO4 de 150mg. O enfermeiro vai precisar de ________ comprimido(s) de KMnO4 de 150mg para preparar a solução.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
A classificação de risco é um processo decisivo de identificação dos pacientes que precisam de tratamento imediato de acordo com grau de agravo à saúde baseado em protocolo. Considerando a escala proposta pelo Ministério da Saúde, assinale a alternativa correta.
Existem vários dispositivos para suplementação de oxigênio de acordo com a concentração desejada e a circunstância clínica do paciente. O (A) ______ é um sistema de baixo fluxo, sendo que o aumento de fluxo na ordem de 1 litro/minuto irá aumentar a concentração de oxigênio inspirado em cerca de 4%. O fluxo de 1 a 6 litros por minuto fornece uma concentração de oxigênio de 24 a 44%.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Sobre a Territorialização, analise as afirmativas abaixo.
I. A Territorialização deve ser realizada de forma a permitir o planejamento, a programação descentralizada e o desenvolvimento de ações setoriais e intersetoriais com foco em um território específico, com impacto na situação, nos condicionantes e determinantes da saúde das pessoas e coletividades que constituem aquele espaço e estão, portanto, adstritos a ele.
II. Considera-se Território a unidade geográfica única, de construção descentralizada do Sistema Único de Saúde (SUS) na execução das ações estratégicas destinadas à vigilância, promoção, prevenção, proteção e recuperação da saúde.
III. Os Territórios são destinados para dinamizar a ação em saúde pública, o estudo social, econômico, epidemiológico, assistencial, cultural e identitário, possibilitando uma ampla visão de cada unidade geográfica e subsidiando a atuação na Atenção Básica, de forma que atendam a necessidade da população adscrita e ou as populações específicas.
IV. População Adscrita é a população que está presente no território da Unidade Básica de Saúde (UBS), de forma a estimular o desenvolvimento de relações de vínculo e responsabilização entre as equipes e a população, garantindo a continuidade das ações de saúde e a longitudinalidade do cuidado e com o objetivo de ser referência para o seu cuidado.
Estão corretas as afirmativas:
Sobre a vacina da Poliomielite, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que contenha exemplo de forma de exposição materna ao sangue fetal do tipo traumática.
Sobre aleitamento materno, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Mamas ingurgitadas acontecem, habitualmente, na maioria das mulheres, do terceiro ao quinto dia após o parto. As mamas ingurgitadas são dolorosas, edemaciadas (com pele brilhante) e, às vezes, avermelhadas.
( ) Para evitar ingurgitamento, a pega e a posição para a amamentação devem estar adequadas e, quando houver produção de leite superior à demanda, as mamas devem ser ordenhadas manualmente.
( ) Os hábitos de manter as mamas umidificadas, e usar sabonetes cremosos, cremes ou pomadas também ajudam na prevenção das fissuras.
( ) Habitualmente, as fissuras ocorrem quando a amamentação é praticada com o bebê posicionado errado ou quando a pega está incorreta.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo
O Texto a seguir refere-se aos itens 1 a 15.
ELES NÃO APRENDEM
Estudo monitora psicopatas condenados por crimes violentos e descobre que eles respondem mal a penalizações como forma de aprendizado
O neurologista norte-americano James Fallon já estudava há décadas o cérebro de pacientes diagnosticados com distúrbios psíquicos quando ficou sabendo de seis assassinatos na família de seu pai. Decidiu,então, fazer uma tomografia, e, ao analisar o resultado, encontrou características semelhantes às apresentadas por psicopatas. “Minha mãe teve quatro abortos espontâneos, então, quando cheguei, me trataram como um garoto de ouro. Se tivesse sido tratado normalmente, talvez fosse hoje meio barra-pesada”, ele diz.
Fallon agora se reconhece como psicopata. Ele faz parte da corrente que acredita que é possível diagnosticar a psicopatia a partir
de anomalias no cérebro, teoria ainda contestada por parte da comunidade médica, mas que acaba de ganhar um reforço importante. Um estudo feito pela Universidade de Montreal e pelo King’s College London analisou 12 homens condenados por conduta violenta e diagnosticados clinicamente como psicopatas e outros 20 condenados pelo mesmo motivo, mas diagnosticados apenas como antissociais. Eles jogaram uma espécie de jogo da memória enquanto estavam dentro de uma máquina de ressonância magnética. As regras eram alteradas com frequência, e a ideia era justamente observar como eles se adaptavam a essas mudanças – errar é uma forma de aprendizado, já que o cérebro costuma entender a mensagem, representada no jogo pela perda de pontos, e deixa de repetir o padrão que levou à punição.
Os psicopatas tiveram mais dificuldades que os antissociais para aprender com as penalidades, e duas áreas do cérebro apresentaram comportamentos anormais. “Nosso estudo desafia a visão de que psicopatas têm baixa sensibilidade neural a punições”, dizem os pesquisadores. “Em vez disso, o problema é que existem alterações no sistema de processamento de informações responsável pelo aprendizado”. A expectativa é que a descoberta seja útil na busca por novos tratamentos para prevenir ações violentas.
Adaptado de:
https://revistagalileu.globo.com/Revista/noticia/2015/05/psicopataspodem-se-recuperar-ao-serem-penalizados.html. Acesso em: 16mar. 2022.
Considerando as ideias veiculadas pelo texto e sua organização, julgue o seguinte item.
O objetivo principal do texto é contar a história de James Fallon, um neurologista que se descobriu psicopata.
O Texto a seguir refere-se aos itens 16 a 25.

Considerando os aspectos linguísticos e semânticos do texto, julgue o seguinte item.
Em “[...] venho solicitar a Vossa Excelência [...]”, a expressão em destaque é uma locução verbal cujo verbo auxiliar expressa o resultado de uma ação, como em “Vim a saber dessas coisas muito tarde”.
O Texto a seguir refere-se aos itens 16 a 25.

Considerando os aspectos linguísticos e semânticos do texto, julgue o seguinte item.
O termo “picolé” exemplifica um caso de variação linguística do tipo sociocultural, uma vez que se trata de uma gíria, não dicionarizada, empregada geralmente por jovens.
“Brasília faz parte do Planalto Central, Centro-Oeste do Brasil, onde se encontram as cabeceiras de afluentes de três dos maiores rios brasileiros: o Rio Maranhão (afluente do Rio Tocantins), o Rio Preto (afluente do São Francisco) e os rios São Bartolomeu e Descoberto (tributários do Rio Paraná). [...] O período com mais chuvas, geralmente fortes e de curta duração, é entre o fim da primavera e o fim do verão, de outubro ao início de maio, quando a umidade relativa do ar é mais alta (com mais de 70%) e deixa a cidade mais verde.”
Disponível em: https://www.df.gov.br. Acesso em: 23 mar. 2022.
A respeito do Distrito Federal e da região em que se localiza, julgue o item a seguir.
No Planalto Central, o cultivo de milho, soja e algodão, juntamente com a pecuária extensiva, é favorável e tem destaque na economia, devido ao relevo plano que favorece a mecanização da agricultura.
Considerando o exposto e as situações que possam surgir no exercício da profissão, julgue o item a seguir.
Em uma conversa sobre a ronda, Tibúrcio faz uma afirmação que confunde Torquato: “É falso dizer que alguma pessoa presa estava fora de sua cela.”. O que Tibúrcio quis dizer é que “Nenhuma pessoa presa estava dentro de sua cela.”.
Julgue o seguinte item a respeito da Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF (Lei Complementar nº 101/2000).
Determinado Prefeito, faltando cinco meses para o encerramento de seu mandato, editou ato administrativo nomeando aprovados em concurso público. Considerando que as nomeações irão resultar em aumento de despesa com pessoal, é correto afirmar que o referido ato administrativo é incompatível com a LRF.