A técnica de acesso no sistema VSAT (Very Small Aperture Terminal) utilizada para os serviços de telefonia de forma a garantir uma qualidade mínima é:
A alocação de capacidade de um Call Center depende da carga do sistema, cuja medida é Erlang. Para um sistema de telefonia em que a taxa de chegadas é de 100 Chamadas Por Hora - CPH, e cada chamada necessita de 15 minutos de serviço, o volume do tráfego, em Erlang, em um dia com 10 horas de trabalho, é igual a:
O modelo Fault, Configuration, Accounting, Performance and Security - FCAPS de gerenciamento de redes, dados e telecomunicações atua nas seguintes áreas funcionais da gerência de redes:
A estrutura (TST) Temporal - Espacial – Temporal utilizada na
comutação telefônica objetiva aumentar a capacidade de
comutação das matrizes temporais. Uma estrutura TST pode ser
representada por um equivalente espacial, por meio de blocos
(matrizes básicas), como apresentado na figura abaixo.

Para essa matriz de três estágios, a condição de não bloqueio
implica ter no Estágio 2 um número de matrizes básicas igual a:
Analise as seguintes afirmativas a respeito do Radio Access Network – RAN. I A economia no custo de operação da camada de acesso depende da intensidade do compartilhamento. II Consiste no compartilhamento da BTS e da BSC por mais de uma operadora de telefonia celular. III Aumenta o custo de energia nos elementos passivos, como o ar condicionado. Está correto somente o que se afirma em:
Julgue o item subsecutivo, acerca de diferentes padrões e protocolos de comunicações.
A padronização dos protocolos de Internet, como o TCP/IP, é realizada no âmbito do IEEE.
Acerca das características de redes móveis celulares, julgue o item a seguir.
O padrão LTE (Long Term Evolution) utiliza o soft handover para obter ganho de diversidade.
No que se refere a sistemas via satélite, julgue o item que se segue.
As formas comuns de compartilhamento de um transponder entre estações terrenas incluem as técnicas FDMA (frequency division multiple access), TDMA (time division multiple access) e SDMA (space division multiple access).
A respeito das características operacionais de sistemas de telefonia, julgue o próximo item.
Para a transmissão de mensagens do tipo MSU, o sistema de sinalização SS7 prevê a utilização de mecanismos de correção de erros com base em confirmação positiva (ACK) e confirmação negativa (NACK).
Julgue o seguinte item, referentes a enlaces e sistemas ópticos de comunicação.
Embora o chaveamento direto da fonte óptica para a geração do sinal OOK seja de fácil implantação, ele pode aumentar a dispersão, o que prejudica o desempenho de enlaces de taxa de transmissão elevada em longas distâncias.
Acerca das características de redes móveis celulares, julgue o item a seguir.
Na interface aérea do padrão UMTS, os fatores de espalhamento espectral utilizados no canal DPCCH variam entre 256 e 4, ao passo que, no canal DPDCH, o fator de espalhamento é fixo e vale 256.
A respeito das características operacionais de sistemas de telefonia, julgue o próximo item.
Os enlaces de sinalização SS7 geralmente utilizam taxas de transmissão de 56 kbps ou 64 kbps.
Acerca de sistemas de comunicação por micro-ondas terrestres em visibilidade, julgue o item subsecutivo.
Acentuada diminuição da umidade com a altitude e a inversão térmica são condições favoráveis para a formação de ductos na atmosfera.
Julgue o seguinte item, referentes a enlaces e sistemas ópticos de comunicação.
Durante o projeto de um sistema de comunicação por fibra óptica, o balanço de dispersão pode ser desprezado, caso sejam utilizadas fibras monomodo.
No que diz respeito à propagação dos sinais, a degradação da qualidade em um sistema celular está associada, entre outros, à redução do valor da relação portadora/ruído (RPR) na entrada do receptor. A técnica que mitiga esse efeito, de modo a manter o desempenho do sistema dentro de um padrão adequado, é: