Assinale a alternativa incorreta.
O fenômeno da alienação descrito por Karl Marx está associado – não como um todo, mas na sua base à experiência do trabalho. À luz da análise de Marx, é INCORRETO afirmar que a alienação se deve ao fato de que:
Max Weber nasceu em uma família liberal – seu pai era um político do partido Nacional-liberal na Alemanha – e protestante (pietismo). Juntamente com Émile Durkheim e Karl Marx, entrou para a história da Sociologia como um dos pais-fundadores desta ciência. Sobre os autores citados, podemos afirmar que: I. As influências de Weber são muitas, podemos apontar sumariamente algumas delas; o Idealismo Alemão (Hegel); os filósofos ligados à escola neokantiana (Windelband, Rickert e Feurbach); a sociologia de Simmel; e a escola neoclássica da economia (Menger). II. Podemos notar uma postura crítica dos três autores clássicos da Sociologia ao longo de suas obras. Karl Marx desenvolveu o conceito de fetichismo da mercadoria para a compreensão crítica da sociedade capitalista, Max Weber a racionalização e Émile Dukheim a anomia. III. Para Weber, a ação social aparece como elemento central de análise para a compreensão/explicação do mundo histórico-social. Para Durkheim, a regra fundamental é que os fatos sociais devem ser considerados como coisas. Para Marx, o fundamental é entender a relação dinâmica entre os elementos contraditórios da realidade histórica. IV. A questão nuclear com a qual se defrontam Weber e Durkheim, em boa parte de suas obras, diz respeito à busca da neutralidade das ciências sociais, bem como a tipificação da ação coletiva, a partir da ação individual. V. Os pensamentos de Weber e Marx se distanciam em perspectivas distintas no que diz respeito aos rumos da sociedade moderna. Se este último conclama os trabalhadores à união para superar as relações sociais alienadas, o primeiro resigna-se diante da racionalidade fria e calculista da sociedade moderna. Assinale a alternativa correta:
Nos clássicos da Sociologia, a forma como eles pensam a organização social reflete a forma como eles utilizam o método de análise da sociedade. Sobre o método utilizado por eles, aponte a alternativa incorreta:
Além de Karl Marx, que formou suas ideias na primeira metade do século XX, os clássicos maiores da Sociologia são Émile Durkheim e Max Weber. A Sociologia é definida por Durkheim e Weber, respectivamente, como a ciência:
“A cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo. Ou seja, por ano, um milhão de indivíduos decidem tirar a própria vida. Atualmente, 55% destes têm menos de 45 anos idade - em 1950, por outro lado, 60% dos suicidas eram mais velhos que isto. Os dados são de um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS)” (acesso em 21/01/2013 http://revistaepoca.globo.com). No final do século XIX, Émile Durkheim produziu um dos estudos clássicos da sociologia, O Suicídio. Karl Marx também escreveu algumas notas a respeito deste fenômeno em Sobre o suicídio, publicando-as em janeiro de 1846. A partir das análises de Marx e Durkheim, podemos afirmar que:
Entre os fundadores da Sociologia, destacam-se os
nomes de Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber.
Esses autores conceberam de modo diferente o
papel da Sociologia e o caráter das mudanças
sofridas pelas sociedades europeias do seu tempo. É
correto afirmar que:
As afirmativas a seguir reproduzem trechos da obra de Karl Marx. Assinale a opção que corresponde ao conceito marxista de alienação do trabalho no processo de produção capitalista.
Para Karl Marx, todo processo de trabalho se realiza sob relações de produção historicamente determinadas e, por isso, varia segundo a complexidade maior ou menor das sociedades. Assinale a opção que identifica corretamente aspectos da divisão do trabalho, segundo Marx.
Considerando a produção intelectual de Karl Marx e Friedrich
Engels no século XIX, julgue os itens a seguir.
Conforme exposto em O Capital, a quantidade ou a grandeza do que Karl Marx denomina capital constante é irrelevante para o cálculo da taxa de mais-valia.
Não podemos perder de vista o fato de que a sociologia
surgiu em um momento de grande expansão do capitalismo. O
caráter antagônico da sociedade capitalista, ao impedir um
entendimento comum por parte dos sociólogos em torno ao objeto
e aos métodos de investigação desta disciplina, deu margem ao
nascimento de diferentes tradições sociológicas ou distintas
sociologias.
Carlos B. Martins. O que é Sociologia. 13 ed. São Paulo,
Brasiliense, 1986 (texto com adaptações).
De acordo com as tradições da teoria sociológica, julgue os itens a
seguir.
Na abordagem marxista não se concebe o espaço de liberdade às racionalidades individuais, uma vez que as estruturas sociais determinam as superestruturas sociais e condicionam as mentalidades individuais.
De acordo com as correntes teóricas, os métodos e as técnicas da
sociologia da educação, julgue os itens subsequentes a respeito da
institucionalização da sociologia da educação como uma disciplina
acadêmica e um campo de pesquisa.
Gramsci concebe a educação como fenômeno dialético: ao mesmo tempo em que contribui para a reprodução das estruturas capitalistas de produção, fornece os instrumentais cognitivos para a construção da contraideologia pelas classes subalternas.
Sobre a constituição das classes sociais e as teorias sociológicas que a envolve, assinale a alternativa correta.
Leia os fragmentos a seguir nos quais autores clássicos da
sociologia refletem sobre a relação indivíduo e sociedade.
1- “A estrutura social e o Estado resultam constantemente do
processo vital de indivíduos determinados; mas não resultam
daquilo que esses indivíduos aparentam perante si mesmo ou
perante outros, e sim daquilo que são na realidade, isto é, tal
como trabalham e produzem materialmente”.
2- “O sistema de sinais de que me sirvo para exprimir
pensamentos, o sistema de moedas que emprego para pagar
as dívidas (...) as práticas seguidas na profissão, etc.,
funcionam independentemente do uso que delas faço (...).
Estamos, pois, diante de maneiras de agir, de pensar e de
sentir que apresentam a propriedade marcante de existir fora
das consciências individuais”.
3- “Para a sociologia, em geral, conceitos como os de ‘estado’,
‘corporação’, ‘feudalismo’ e similares designam categorias de
determinados tipos de agir humano coletivo e é, portanto, sua
tarefa reconduzi-las a um agir ‘inteligível’ – o que quer dizer,
sem exceção, ao agir dos indivíduos que delas participam”.
Os autores dos fragmentos 1, 2 e 3 são, respectivamente,
Os indivíduos, dos primeiros momentos da História aos dias de hoje, estabelecem relações entre si que fazem parte de seu cotidiano. As relações desses indivíduos com a sociedade tem sido objeto de muitas análises sociológicas. Sobre a relação indivíduo e sociedade, analisem as frases abaixo: I – Durkheim entendia que a sociedade predominava sobre o indivíduo, impondo-lhe um conjunto de normas e regras de conduta social; II- Karl Marx também presenciava uma sociedade homogênea, sendo os indivíduos inseridos na coletividade a partir de regras de conduta criadas por todos os sujeitos que fazem parte de determinados grupos sociais. III- Weber não analisa as regras e normas sociais como exteriores aos indivíduos. Elas são resultados do conjunto das ações individuais e os indivíduos escolhem, o tempo todo, diferentes tipos de ação. Assinale a opção correta: