Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 13 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d

Sobre as condições históricas do desenvolvimento do pensamento sociológico, assinale a alternativa correta.

O sociólogo Wrigth Mills recorreu à noção de “imaginação sociológica” para definir seu estilo de Sociologia. Assinale a afirmativa correta que identifica a proposta desse autor. 

Os Parâmetros Curriculares Nacionais para a área de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Ensino Médio provocaram, a partir de 1996, discussões importantes sobre a necessidade de pensar um novo currículo. Nesse contexto, é correto afirmar que: 

Analise as seguintes afirmativas sobre o pensamento de Florestan Fernandes quanto ao

ensino de sociologia no nível médio e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O ensino de Ciências Sociais seria uma condição natural para a formação de

atitudes capazes de orientar o comportamento humano, para aumentar a eficiência

e a harmonia de atividades baseadas em uma compreensão racional das relações

entre meios e fins, em qualquer setor da vida social.

( ) O ensino de Ciências Sociais não faz sentido no nível médio, porque os custos da

sua implementação em termos de pessoal supera em muito os benefícios daí

advindos.

( ) A transmissão de conhecimentos sociológicos liga–se à necessidade de ampliar a

esfera dos ajustamentos e controles sociais conscientes na presente fase de

transição das sociedades ocidentais para novas técnicas de organização do

comportamento humano.

( ) As condições da vida política exigem capacidade pronta de escolha e de

ajustamento rápido a situações extremamente instáveis, o que torna necessário

um adestramento educacional prévio para o exercício contínuo do espírito crítico.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Sobre a sociologia da educação francesa de Pierre Bourdieu (1998), é INCORRETO

afirmar que

Sobre a escola como uma das instituições transmissoras de

cultura na sociedade capitalista, segundo a perspectiva

sociológica de Bourdieu, analise as afirmativas a seguir.

I. Diferenças de código cultural, como, por exemplo, modos de

falar e de agir, são reproduzidas culturalmente na escola,

fazendo dessa instituição um espaço que democratiza o

convívio com competências culturais variadas, diluindo as

diferenças de aprendizado anterior.

II. O processo pedagógico é um exercício de violência simbólica,

na medida em que impõe o reconhecimento e a legitimidade

de uma única forma de cultura, desconsiderando e

inferiorizando a cultura dos segmentos populares.

III. Como espaço de reprodução de estruturas sociais e de

transferência de capitais de uma geração para a outra, a

escola é o espaço onde o legado cultural da família se

transforma em legado econômico, relacionado à

possibilidade de a educação prover ascensão econômica e

social.

Assinale:

Em sala de aula, o docente aplica uma atividade para explicar aos seus alunos em que consiste a desnaturalização promovida pelo conhecimento sociológico. Para tanto, apresente duas imagens:

Para realizar o objetivo proposto, o docente cria uma situação na qual os alunos se surpreendem com os resultados das próprias reflexões e, assim, vivenciam a desnaturalização do olhar do senso comum.
Com base nas imagens, assinale a opção que caracteriza corretamente esse procedimento didático.

Acerca da relação entre a sociologia enquanto disciplina e a

temática da educação, julgue os itens que se seguem.

Quando Theodor Adorno trata do tema educação, notadamente, em sua obra Educação e Emancipação, o autor tem como objetivo ressaltar uma perspectiva educacional que visa, em primeira instância, observar a sua organização de caráter escolar.

De acordo com as correntes teóricas, os métodos e as técnicas da

sociologia da educação, julgue os itens subsequentes a respeito da

institucionalização da sociologia da educação como uma disciplina

acadêmica e um campo de pesquisa.

Gramsci concebe a educação como fenômeno dialético: ao mesmo tempo em que contribui para a reprodução das estruturas capitalistas de produção, fornece os instrumentais cognitivos para a construção da contraideologia pelas classes subalternas.

Introduzida no currículo de Ensino Médio, com base na Lei nº 9.394/1996, a Sociologia vem contribuindo para a formação e desenvolvimento de jovens alunos. Acerca do ensino da Sociologia nas escolas secundárias, e de acordo com as “Orientações Curriculares para o Ensino Médio”, É INCORRETO afirmar que:

Acerca da relação entre a sociologia enquanto disciplina e a

temática da educação, julgue os itens que se seguem.

Na abordagem de Pierre Bourdieu, a perspectiva de autonomização dos campos permite sustentar que o capital cultural, em sua forma institucionalizada, encontra-se autonomizado em relação aos certificados educacionais.

Assinale a alternativa correta que completa as lacunas da frase a seguir.
A inserção inicial da sociologia nos _______ no Brasil ocorreu a partir do __________, do qual foi extinta nos anos 1940. Seu retorno acontece no ano de 1980, quando volta a se fazer presente em alguns estados brasileiros. Em 02 de junho de 2008 a sociologia passa a integrar, de modo _______, o currículo do ensino mé- dio por conta da __________ que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

A Proposta Curricular da Rede Estadual de Santa Catarina/1998 – Formação Docente em Educação Infantil e Séries Iniciais, coloca como desafio trabalhar o currículo fundamentado a partir da concepção dialética do materialismo histórico, Em relação a esta proposta é correto afirmar, exceto:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282