Émile Durkheim e Max Weber são identificados como dois
verdadeiros clássicos da investigação sociológica, autores que
lançaram as bases teóricas e metodológicas de uma genuína ciência
empírica da vida coletiva. Em suas obras encontram-se importantes
contribuições para melhor compreender as origens e estruturas da
sociedade moderna.
Tendo como referência o texto anterior, julgue os itens que se
seguem, a respeito das investigações desses sociólogos.
Encontram-se na obra sociológica de Max Weber importantes
contribuições para o estudo da organização burocrática que, de
acordo com o autor, seria uma das características distintivas do
mundo moderno.
O sociólogo e antropólogo Marcel Mauss foi, ao lado de seu tio
Émile Durkheim, um dos fundadores da chamada escola francesa de
sociologia. Mestre de toda uma geração de consagrados
antropólogos contemporâneos como Claude Levi-Stráuss e Louis
Dumont, Mauss realizou pesquisas fundamentais sobre magia e
religião. Considerando essas observações, julgue os itens
subsequentes, com base na obra de Marcel Mauss.
Segundo Mauss, existem fenômenos sociais que podem ser
chamados de totais, pois neles são expressas, ao mesmo tempo
e de uma só vez, todas as instituições sociais.
Analise os fragmentos a seguir.
I. Explica o mundo moderno pela racionalização, considerada a
essência da atividade social e pautada em dois tipos ideais de
racionalidade: a ação racional com relação a valores e a ação
racional com relação a fins.
II. Funda uma nova ciência dos fatos sociais e suas leis,
possuidora de um método próprio, que estuda os modos de
socialização como, por exemplo, a passagem de uma
solidariedade mecânica para uma solidariedade orgânica.
Os fragmentos identificam duas linhagens conceituais da reflexão
sociológica e estão referidos, respectivamente, a
Émile Durkheim e Max Weber abordaram, em seus escritos
metodológicos, o problema da possibilidade, ou não, de o sociólogo
manter, em suas pesquisas, a mais completa neutralidade diante dos
valores morais e políticos do seu meio social. Tanto Durkheim
como Weber ofereceram respostas claras e explícitas a esse
importante problema metodológico. A respeito desse assunto,
julgue os próximos itens.
A sociologia compreensiva de Max Weber, centrada na ideia
de interpretação dos sentidos da ação social, implica a rejeição
do monismo naturalista, mas não a rejeição da neutralidade
axiológica associada a esse monismo.
Émile Durkheim e Max Weber são identificados como dois
verdadeiros clássicos da investigação sociológica, autores que
lançaram as bases teóricas e metodológicas de uma genuína ciência
empírica da vida coletiva. Em suas obras encontram-se importantes
contribuições para melhor compreender as origens e estruturas da
sociedade moderna.
Tendo como referência o texto anterior, julgue os itens que se
seguem, a respeito das investigações desses sociólogos.
Conforme Durkheim, o fenômeno social da anomia, um estado
de crise dos valores e normas que ordenam a vida coletiva,
pode resultar das súbitas expansões do poder e da riqueza que
ocorrem nas sociedades industriais.
Émile Durkheim e Max Weber abordaram, em seus escritos
metodológicos, o problema da possibilidade, ou não, de o sociólogo
manter, em suas pesquisas, a mais completa neutralidade diante dos
valores morais e políticos do seu meio social. Tanto Durkheim
como Weber ofereceram respostas claras e explícitas a esse
importante problema metodológico. A respeito desse assunto,
julgue os próximos itens.
Em Ciência como vocação, Max Weber defendeu a
necessidade de o sociólogo renunciar a toda neutralidade,
subordinando assim as conclusões sociológicas obtidas aos
valores morais e políticos de sua preferência.
Émile Durkheim e Max Weber abordaram, em seus escritos
metodológicos, o problema da possibilidade, ou não, de o sociólogo
manter, em suas pesquisas, a mais completa neutralidade diante dos
valores morais e políticos do seu meio social. Tanto Durkheim
como Weber ofereceram respostas claras e explícitas a esse
importante problema metodológico. A respeito desse assunto,
julgue os próximos itens.
Segundo Émile Durkheim, cabia aos sociólogos tratar os
fenômenos sociais como realidades exteriores e independentes
da subjetividade humana. Assim, ficariam garantidas a
objetividade e a neutralidade da investigação sociológica.
Émile Durkheim e Max Weber abordaram, em seus escritos
metodológicos, o problema da possibilidade, ou não, de o sociólogo
manter, em suas pesquisas, a mais completa neutralidade diante dos
valores morais e políticos do seu meio social. Tanto Durkheim
como Weber ofereceram respostas claras e explícitas a esse
importante problema metodológico. A respeito desse assunto,
julgue os próximos itens.
Em virtude de suas divergências acerca da natureza do
conhecimento sociológico, Durkheim e Weber também
divergem quanto à necessidade da neutralidade do sociólogo
na pesquisa.
Émile Durkheim e Max Weber são identificados como dois
verdadeiros clássicos da investigação sociológica, autores que
lançaram as bases teóricas e metodológicas de uma genuína ciência
empírica da vida coletiva. Em suas obras encontram-se importantes
contribuições para melhor compreender as origens e estruturas da
sociedade moderna.
Tendo como referência o texto anterior, julgue os itens que se
seguem, a respeito das investigações desses sociólogos.
Segundo Durkheim, a moderna sociedade industrial
caracteriza-se pela predominância da solidariedade mecânica
que resulta da divisão do trabalho social.
Considerando que os métodos sociológicos contemporâneos se
cristalizaram após as interpretações de Karl Marx, Émile Durkheim
e Max Weber, por meio do diálogo com as suas reflexões, que
ficaram conhecidas como teoria sociológica clássica, julgue os
próximos itens.
O método sociológico da teoria dos sistemas de Talcott
Parsons é considerado um desenvolvimento lógico e
consequente do método sociológico de Émile Durkheim.
“Para Durkheim, a sociedade seria muito parecida com um imenso e complexo organismo em busca de equilíbrio. A
consciência coletiva para ele revelaria o tipo psíquico da sociedade, ao constituir uma espécie de forma moral entre
seus componentes. Assim, a consciência coletiva não seria um somatório das consciências individuais e particulares de
cada um, mas uma consciência exterior a todas as pessoas e imposta de fora.” (Durkheim, 2004, p. 50)
Dentro dos conceitos de Durkheim, em alguns casos, há inadequação ou ausência de regras que regulam as situações
de interação social, característica principalmente das sociedades modernas de base urbano-industrial. Ao
enfraquecimento ou supressão das normas numa dada sociedade, ele denominou:
Segundo Durkheim (s/d.), “Éuma ilusã o acreditar que podemos educar nossos fi lhos como queremos”. Para o autor, o que determina o tipo de educação em cada sociedade:
Para Durkheim, “Não há povo em que não exista certo número de ideias, sentimentos e práticas que a educação deve inculcar a todas as crianças, indistintamente, seja qual for a categoria social a que pertençam”. Émile Durkheim é considerado um pensador preocupado com a questão da ordem social. Em seus estudos sobre Educação, destaca que a importância desta, em relação à vida social, é de ter uma função:
Em termos da metodologia das ciências sociais, a proposição de Durkheim para o estudo dos fenômenos sociais é analisá-los como:
Raymond Aron (2002), ao apresentar a obra “Da divisão do Trabalho Social“, de Émile Durkheim, chama a atenção para a distinção entre os conceitos de solidariedade mecânica e orgânica, que corresponderiam à duas formas extremas de organização social. Para caracterizar os dois tipos ele utiliza, respectivamente, os termos: