O trabalhador que é submetido a um local com atmosfera considerada Imediatamente Perigosa à Vida ou à Saúde – IPVS, deve fazer uso de um respirador.
De acordo com o Programa de Proteção Respiratória, assinale a opção que indica o profissional que deve verificar se o trabalhador está apto a usar o respirador.
Os incêndios são classificados de acordo com as características dos seus combustíveis. Dentre os tipos de incêndio apresentados, assinale o que se refere ao tipo Classe C.
Com objetivo de minimizar os efeitos da vibração de mãos e braços - VMB e da vibração de corpo inteiro – VCI sobre o trabalhador, algumas medidas preventivas e corretivas podem ser adotadas.
Assinale a opção que apresenta uma medida corretiva.
Os atos decorrentes da execução de tarefas de forma contrária à segurança são definidos como Atos Inseguros e podem ser motivados por
A respeito dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do trabalho (SESMT), assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) O dimensionamento dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho considera a gradação do risco da atividade principal e o número total de empregados do estabelecimento.
( ) Os profissionais integrantes da SESMT devem ser empregados da empresa.
( ) As empresas de mesma atividade econômica localizadas em municípios limítrofes, podem constituir SESMT comum.
As afirmativas são, respectivamente,
Considere a situação em que um trabalhador deva desligar uma chave energizada em um cubículo com instalação elétrica.
Associe a as condições do trabalho às situações de risco e perigo.
1 - O trabalhador utiliza EPI no cubículo
2 - O trabalhador entra no cubículo
3 - O trabalhador não utiliza EPI no cubículo
4 - O trabalhador desliga remotamente
( ) Perigo de acidente
( ) Ausência de perigo de acidente
( ) Alto risco de acidente
( ) Baixo risco de acidente
Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada.
A toxicidade que resulta de exposições contínuas e se estende por períodos de dias, meses ou anos, causando danos para a pele ou membrana mucosa, é classificada como
O glutaraldeído é um agente desinfetante bactericida que apresenta rápida e efetiva ação contra bactérias gram-positivas e gram-negativas. Ele é utilizado para a desinfecção e esterilização de instrumentos, como endoscópios, instrumentos odontológicos, equipamentos de borracha ou plástico e outros que não podem ser submetidos ao calor.
Na elaboração do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), foi observada a ausência de um limite de tolerância na Norma Regulamentadora N.º 15 (NR 15). Assim, foram consultados os limites adotados pela American Conference of Governmental Industrial Hygienists (ACGIH®), tal como determina a Norma Regulamentadora n.º 9.
Após consulta a ACGIH®, tem-se as seguintes informações:
Dessa forma, pode-se concluir que o Threshold Limit Value (TLV®) adotado para o glutaraldeído é do tipo
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) tem por objetivo prevenir a ocorrência de acidentes e de doenças relacionadas ao trabalho, contribuindo com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. Deve ser composta de representantes do empregador e dos empregados, cabendo aos empregados, dentre outras, a atribuição de
Conhecer os conceitos e as definições de riscos biológicos é indispensável para o enfermeiro do trabalho. Assim, para fins de aplicação da Norma Regulamentadora (NR) n° 32/2005, são considerados agentes biológicos:
Com relação ao gerenciamento de riscos em ambiente de trabalho, julgue o item que se segue.
Cada funcionário é responsável pela aquisição e pelo uso de equipamento de proteção individual (EPI) adequado às suas funções.
O Programa de Condições de Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT) é obrigatório em estabelecimentos com mais de ______________. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
Assinale a alternativa que apresenta a norma que se refere às Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção.
Ratificada pelo Brasil, a Convenção 148 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), aprovada em Genebra em 1977 e promulgada pelo Decreto n.º 43.413, de 15/10/1986, diz respeito