No que se refere a procedimentos de comunicação dos perigos à
saúde e à segurança do trabalho, julgue os itens subsequentes.
A comunicação interna, que ocorre, na empresa, entre vários níveis e funções, inclui detalhes sobre a participação de cada um e também das pessoas representantes do SST na empresa.
A respeito de análise, parecer, testes e ensaios dos equipamentos de
proteção, julgue os itens que se seguem.
Os fabricantes de vestimentas de proteção contra o frio devem comprovar junto ao Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho (DSST), por meio de laudos técnicos e ensaios efetuados por laboratório capacitado no Brasil, os requisitos de designação de tamanhos, de resistência à penetração de água e ao rasgamento.
Julgue os itens seguintes, a respeito de equipamento de proteção
individual (EPI).
As comunicações, pelo empregado, de irregularidades que tornem impróprio o uso do EPI restringem-se às situações de trabalho em diversas atividades simultâneas.
Em relação à comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA),
regulamentada na Norma Regulamentadora n.º 5 (NR-5), julgue os
próximos itens.
Constituem atribuições do presidente da CIPA a supervisão e a coordenação das atividades de secretaria.
Em relação à comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA),
regulamentada na Norma Regulamentadora n.º 5 (NR-5), julgue os
próximos itens.
Entre os objetos de conhecimento previstos no planejamento do treinamento dos membros da CIPA, devem ser incluídas noções de medidas de prevenção de acidentes e da síndrome de imunodeficiência adquirida (SIDA/AIDS).
Quanto ao pronunciamento do médico-perito do INSS, sobre a existência ou não de incapacidade laborativa do segurado decorrente de doença profissional, este deve considerar as seguintes informações:
I. Indicação ou necessidade de proteção do segurado doente, por exemplo, contra reexposições ocupacionais a agentes patogênicos sensibilizantes ou de efeito cumulativo.
II. Eventual existência de hipersuscetibilidade do segurado ao agente patogênico relacionado com a etiologia da doença.
III. Dispositivos legais pertinentes como as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego ou de órgãos da saúde, acordos coletivos, entre outros.
IV. Mercado de trabalho e outros fatores exógenos.
Está correto o que se afirma em
Uma das técnicas utilizadas na avaliação quantitativa dos agentes químicos no campo de atuação dos trabalhadores de uma organização é a técnica de medição, conforme normas vigentes (FUNDACENTRO/ACGIH), por meio de
Quando o transporte em minas for feito a céu aberto, deve-se cuidar para que
Considerando os locais de trabalho como salas de controle, laboratórios e escritórios, onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, segundo a NR-24, destacam-se entre as condições de conforto recomendadas
A atividade de treinar trabalhadores, instruindo-os sobre o uso de roupas e material adequado ao tipo de trabalho, para reduzir a incidência de acidentes, é de responsabilidade do
O Setor de Engenharia de Segurança de uma empresa de montagem de instalações de estruturas metálicas realizou o dimensionamento do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), tomando por base os 550 empregados e as normas vigentes. Obteve assim uma composição com, no mínimo, os seguintes profissionais:
Com relação ao disposto na NR-5, julgue os seguintes itens.
É atribuição da CIPA colaborar no desenvolvimento e na implementação do PCMSO, do programa de prevenção de riscos ambientais e de outros programas relacionados à segurança e saúde no trabalho.
Com relação ao disposto na NR-5, julgue os seguintes itens.
O treinamento para o pessoal que integrará a CIPA deve ter carga horária de vinte horas, distribuídas em, no máximo, oito horas diárias, e deve ser realizado fora do expediente normal da empresa.
Com relação ao PPRA, julgue os itens seguintes.
A empresa pode contratar pessoa ou equipe externa para planejar e desenvolver o PPRA.
Julgue os próximos itens, relativos à certificação OHSAS 18001.
Entre os principais benefícios decorrentes da obtenção da certificação OHSAS 18001, destaca-se a diminuição dos riscos de sanções e ações judiciais contra a empresa em benefício do trabalhador.