A NR-13 (Manual Técnico de Caldeiras e Vasos de Pressão) estabelece que, quando a caldeira for instalada em ambiente aberto, a área de caldeiras deve manter, de outras instalações do estabelecimento, uma distância mínima de
Para efeito da NR-13, são considerados como caldeiras
No que tange a sistemas e equipamentos para o combate de incêndios, observe a descrição a seguir, associada ao uso de extintores portáteis.
I. Uso nos fogos de Classes A e B.
II. Uso, preferencialmente, nos fogos de Classes B e C, embora possa ser empregado também nos fogos de Classe A em seu início.
III. Uso em fogos Classe A, com capacidade variável entre 10 e 18 litros.
IV. Uso nos fogos das Classes B e C, sendo as unidades de tipo maior de 60 a 150kg montadas sobre rodas, e nos incêndios Classe D deverão ser empregados um especial para cada material.
Pelas características apresentadas, as descrições anteriores indicam que se referem, respectivamente, aos extintores
No que diz respeito à proteção e combate a incêndios, existe uma classificação, descrita a seguir, dos tipos de incêndios em classes.
I. Inflamáveis e produtos que queimem somente em sua superfície, não deixando resíduos, como óleo, graxas, vernizes, tintas e gasolina.
II. Materiais de fácil combustão com a propriedade de queimarem em sua superfície e profundidade, e que deixam resíduos, como tecidos, madeira, papel e fibras.
III. Elementos pirofóricos como magnésio, zircônio e titânio.
IV. Equipamentos elétricos energizados como motores, transformadores, quadros de distribuição e fios.
Os tipos descritos anteriormente são classificados, respectivamente, como de classes
De acordo com a NR-10 do Ministério do Trabalho e Emprego, que trata da proteção contra incêndio e explosão, no caso dos processos ou equipamentos susceptíveis de gerar ou acumular eletricidade estática, deve ser
Considerando a Norma Regulamentadora NR 17 que visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente, é correto afirmar:
De acordo com o Ministério da Saúde, os fatores de risco para LER/DORT estão relacionados com
Em relação aos empregados, constitui dever decorrente das normas de Medicina e Segurança do Trabalho, devendo anotar abaixo a alternativa correta.
I - Observar as normas de segurança e medicina do trabalho, inclusive as instruções de que trata o item II do artigo157 da CLT.
II - Colaborar com a empresa na aplicação dos dispositivos do capítulo Da segurança e Medicina do Trabalho da CLT.
III - Constitui ato faltoso do empregado a recusa injustificada: à observância das instruções expedidas pelo empregador na forma do item II do artigo 157 da CLT e ao uso dos equipamentos de proteção individual fornecidos pela empresa.
Em Higiene Ocupacional, a escolha da estratégia de avaliação dos agentes químicos é um aspecto importantíssimo. Leidel, Bush e Lynch estudaram estatisticamente os parâmetros que influenciam na avaliação dos contaminantes ambientais, mediante amostragem/análise, e consideraram que alguns fatores podem alterar os dados ambientais levantados, destacando-se três fundamentais:
Todo trabalho em altura, de acordo com a Norma Regulamentadora 35, deve ser precedido de .
Segundo a Norma Regulamentadora 15 (Atividades e Operações Insalubres), as atividades com Ar Comprimido, Radiações não-ionizantes consideradas insalubres em decorrência de inspeção realizada no local de trabalho e Poeiras minerais, cujas concentrações sejam superiores aos limites de tolerância fixados no Anexo 12, assegura ao trabalhador a percepção de adicional, respectivamente,
Para a determinação do grau de risco da Norma Regulamentadora, utilizado no dimensionamento do SESMT, além do número de empregados é necessário .
Considera-se grave e iminente risco toda condição ou situação de trabalho que possa causar acidente ou doença relacionada ao trabalho com lesão grave à integridade física do trabalhador, de acordo com a Norma Regulamentadora 3
Na figura acima, tem-se uma situação de grave e iminente risco por descumprimento da Norma Regulamentadora número.
Hidrargirismo é uma doença ocupacional provocada pela exposição a:
O trabalhador é responsável pela conservação dos seus Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), cabendo-lhe: