Sabendo que a ergonomia é o conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho na qual existe interações entre os seres humanos e máquinas, assinale a alternativa CORRETA:
Assinale a alternativa INCORRETA sobre o que é citado na NR 17 – Ergonomia.
Ao caracterizar a atividade principal executada pelo trabalhador em um laudo técnico de condições de ambiente de trabalho, o engenheiro de segurança do trabalho que elaborou o documento denominou-a de “Transporte manual de sacos”. Isso significa que o trabalhador realizava atividade essencial ao transporte manual de sacos, de modo
A Ergonomia visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. Avalie cada uma das assertivas abaixo e em seguida responda ao que se pede.
I- Quando mulheres e trabalhadores jovens forem designados para o transporte manual de cargas, o peso máximo destas cargas deverá ser nitidamente inferior àquele admitido para os homens, para não comprometer a sua saúde ou a sua segurança.
II- Trabalhador jovem designa todo trabalhador com idade inferior a 24 (vinte e quatro) anos e maior de 14 (quatorze) anos.
III- Ser utilizado documento de fácil legibilidade sempre que possível, sendo vedada a utilização do papel brilhante, ou de qualquer outro tipo que provoque ofuscamento.
IV- Os níveis mínimos de iluminamento a serem observados nos locais de trabalho são os valores de iluminâncias estabelecidos na NBR 5413, norma brasileira registrada na ISO (International Organization for Standardization).
Está CORRETO o que se afirma em
Entre as Normas Regulamentadoras –NR– da Portaria n. 3.214/78, estão as que tratam: dos requisitos técnicos mínimos que devem ser observados nas edificações; dos parâmetros referentes à ergonomia e ainda das medidas de proteção contra incêndios. Esses itens dizem respeito, respectivamente, às seguintes NR:
A "Saúde e Segurança" dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) é uma preocupação permanente das gestões da instituição. As ações referentes às condições de trabalho para os servidores orientam-se pela legislação vigente e, a norma de referência para abordagem dos Riscos Ocupacionais Ergonômicos e a Norma Regulamentadora 17 (N R17), denominada de Ergonomia. Pela natureza educacional da Instituição muitas das "atividades exigem solicitação intelectual e atenção constante", nos locais onde são executadas tais atividades, como por exemplo "salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, dentre outros" para esses ambientes segundo a NR17 são recomendadas condições de conforto, como:
I. níveis de ruído de acordo com o estabelecido na NBR 10152, norma brasileira registrada no IN METRO;
lI. índice de temperatura efetiva entre 20oC (vinte) e 23oC (vinte e três graus centígrados);
III. velocidade do ar não superior a 0,80 m/s;
IV. umidade relativa do ar não inferior a 40 (quarenta) por cento.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.
A Norma Regulamentadora no 17 (NR-17) objetiva estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. Quanto aos equipamentos utilizados habitualmente no processamento eletrônico de dados com terminais de vídeo, é correto afirmar que
Um profissional da área segurança do trabalho foi contratado para elaborar a análise ergonômica do trabalho. Um dos itens analisado por ele foi a condição de conforto no ambiente de trabalho, em particular a velocidade do ar conforme descrita na NR-17 − Ergonomia. O aparelho utilizado foi um anemômetro convencional e que não apresentava a escala na unidade metros por segundos, que no momento da avaliação quantitativa, indicou a velocidade média do vento de 2,7 Km/h em um determinado setor. De acordo com a NR-17, a velocidade do ar resultou em, aproximadamente,
A ergonomia é o estudo da adaptação do trabalho às características dos indivíduos, de modo a lhes proporcionar um máximo de conforto, segurança e melhor desempenho de suas atividades no trabalho. Sobre o tema abordado, marque a alternativa CORRETA.
Com relação a Ergonomia, sobre o mobiliário dos postos de trabalho, conforme a NR 17 que trata deste assunto, para trabalho manual sentado ou que tenha de ser feito em pé, as bancadas, mesas, escrivaninhas e os painéis devem proporcionar ao trabalhador condições de boa postura, visualização e operação e devem atender aos seguintes requisitos mínimos, EXCETO:
Dentre os objetivos da ergonomia, estão a promoção da diminuição e a prevenção dos fatores nocivos que comprometem a qualidade de vida e do trabalho, além de descobrir as causas que promovem esses problemas. Atualmente a ergonomia possui diferentes ramos de atuação, que visam proporcionar melhores condições de trabalho, assegurando saúde, satisfação, segurança e eficiência no desempenho de atividades laborais. Dentre os ramos de atuação da ergonomia, o que se aplica a análise das características de anatomia, antropometria, fisiologia e biomecânica humana, denomina-se:
Com base na NR 17, no que diz respeito a levantamento e transporte de cargas, assinale a afirmativa INCORRETA.
Nos ambientes de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, a NR 17 recomenda que sejam seguidas determinadas condições de conforto. Assinale a alternativa que apresenta a condição ambiental de trabalho CORRETA:
LER e DORT são as siglas para Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomusculares
Relacionados ao Trabalho, sendo doenças caracterizadas pelo desgaste de estruturas
do sistema músculo-esquelético que atingem várias categorias profissionais. Alguns
especialistas e entidades preferem utilizar a sigla L.T.C. (Lesão por Trauma Cumulativo).
Sobre esse assunto, analise as proposições abaixo.
I.Os distúrbios osteomusculares ocupacionais mais frequentes são as tendinites
(particularmente do ombro, cotovelo e punho), as lombalgias e as mialgias em diversos
locais do corpo.
II.Existem predisposições individuais que aumentam a possibilidade do trabalhador
desenvolver LER/DORT: variações congênitas do aparelho locomotor, enfermidades
associadas, estresse, distúrbios psicológicos, estilo de vida, além de fatores culturais,
sociais e econômicos.
III.A ansiedade, a depressão e outros distúrbios psicológicos podem, também, gerar ou
agravar a tensão muscular. Em muitos casos, a insatisfação com o trabalho, ou outro
componente emocional, tem sido a principal responsável pela perpetuação da
sintomatologia.
IV.A prevenção deve ser iniciada com a seleção adequada dos operários, os quais devem estar
em boas condições de saúde. A manutenção da saúde dos trabalhadores, através de um
ambiente de trabalho salubre, aplicando-se os princípios da ergonomia, somado a um
adequado estilo de vida, boa qualidade do sono, condicionamento físico e manutenção da
saúde geral, minimizará o aparecimento da LER/DORT.
V. Para realizar o diagnóstico da LER/DORT, o médico busca dados por meio da história
clínica, levando em consideração as atividades realizadas pela pessoa tanto no trabalho,
quanto no lazer. Em seguida, realiza um exame físico geral e pode solicitar exames
complementares, incluindo radiografias, ecografias, eletroneuromiografia, ressonância
magnética e exames laboratoriais para condições reumáticas.
Estão CORRETAS as proposições que constam nos itens
Para efeito da NR 17, a organização do trabalho deve ser adequada às características psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho. Nos termos dessa NR, assinale a alternativa CORRETA em que consta o mínimo que a organização do trabalho deve levar em consideração: