De acordo com as disposições do Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue os itens seguintes.
Para comunicação entre unidades administrativas do MDIC, há dois expedientes do padrão ofício indicados: o memorando, em caso de assuntos urgentes; ou o ofício, quando se tratar de exposição de projetos, ideias e diretrizes.
Em relação às correspondências oficiais, julgue os seguintes itens.
As comunicações oficiais devem nortear–se pela uniformidade, pois
há sempre um único comunicador: o serviço público.
Em relação às correspondências oficiais, julgue os seguintes itens.
Na elaboração das comunicações oficiais, deve–se empregar,
sempre, o padrão culto da linguagem, admitindo–se o emprego dos
jargões técnicos, mas não de regionalismos e gírias.
Com base nas normas estabelecidas pelo Manual de Redação Oficial do TCDF para a elaboração de comunicações oficiais, julgue os itens subsequentes.
A regra da formalidade exigida nas comunicações oficiais está preservada no trecho a seguir: “Nos termos do plano geral de flexibilização da carga horária funcional, solicito a Vossa Senhoria verificar a possibilidade de que sejam alocados três novos funcionários neste Departamento”.
Com relação ao uso dos pronomes de tratamento na redação oficial, é INCORRETO
afirmar que
Analise as seguintes afirmativas sobre as características da redação oficial e assinale
com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Os textos oficiais requerem o uso do padrão culto da língua.
( ) As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser
compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro.
( ) Os princípios fundamentais da administração pública não têm nada a ver com atos
e comunicações oficiais.
( ) Concisão, clareza, objetividade e formalidade, aspectos necessários para a
elaboração de expedientes oficiais, não contribuem para que seja alcançada a
impessoalidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Considerando que a redação oficial é a forma pela qual o poder público redige atos normativos
e comunicações e que uma das atribuições do profissional de secretariado é a elaboração desses
documentos, avalie as assertivas seguintes.
I. São características da redação oficial a impessoalidade, o uso de padrão culto da
linguagem, clareza, concisão, formalidade e padronização.
II. O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é
“Ilustríssimo Senhor", seguido do cargo respectivo.
III. “Vossa Magnificência" é o vocativo correspondente às comunicações dirigidas aos
Reitores.
IV. A “Vossa Reverência" é o vocativo utilizado nas comunicações destinadas aos Cardeais.
V. O fecho de comunicações “atenciosamente" é para autoridades de mesma hierarquia ou
subordinadas, enquanto que o “respeitosamente" é para autoridades superiores.
Estão CORRETAS apenas:
À luz das orientações constantes no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir.
A concisão, que consiste no respeito ao princípio da economia linguística, é uma característica fundamental em telegramas, modalidade dispendiosa de comunicação.
Com base nas normas constantes no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens que se seguem.
Em comunicações oficiais endereçadas a senador da República, deve-se empregar o vocativo Excelentíssimo Senhor Doutor.
Segundo um Manual de redação oficial, a referência ao ano do documento deverá ser feita após a espécie e o número do expediente, seguido de sigla do órgão que o expede. Nesse caso, está certa a forma
Assinale a opção em que o fragmento de comunicação oficial apresentado atende aos atributos de impessoalidade, uso do padrão culto da língua, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.
A respeito dos aspectos gerais da redação oficial, assinale a opção correta de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (MRPR).
À luz das orientações constantes no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir.
Admite-se o registro de impressões pessoais na redação oficial, desde que o assunto seja de interesse público e expresso em linguagem formal.
A respeito das correspondências oficiais, julgue os próximos itens.
O documento adequado para um ministro de Estado submeter ao presidente da República projeto de ato normativo é a exposição de motivos; o adequado para ministro de Estado dirigir-se a outro ministro de Estado, independentemente da finalidade da comunicação, é o aviso.
Acerca das características fundamentais da redação oficial apresentadas no MRPR, julgue os itens subsequentes.
Redigir um documento oficial com a norma padrão da língua portuguesa não significa utilizar linguagem rebuscada ou termos técnicos restritos a um determinado grupo social. O uso da norma padrão visa conferir impessoalidade às comunicações oficiais e informar com o máximo de clareza e concisão.