Aviso e _____________________ são modalidades de
comunicação oficial praticamente idênticas.
A única diferença entre eles é que o aviso é
expedido exclusivamente por Ministros de Estado,
para autoridades de mesma hierarquia,
ao passo que o(a )__________________ é expedido
para e pelas demais autoridades. Ambos têm
como finalidade o tratamento de assuntos
oficiais pelos órgãos da Administração Pública
entre si e, no caso do ___________________ , também
com particulares.
Identifique a alternativa que completa CORRETAMENTE
as três lacunas acima:
Segundo Hely Lopes Meirelles, Atestados Administrativos
"são atos pelos quais a Administração comprova
um fato ou uma situação de que tenha conhecimento
por seus órgãos competentes". Segundo o conceito
acima, o atestado comprova fatos ou situações
transeuntes, passíveis de modificações frequentes. O
atestado, portanto, é uma mera __________ e, como
ato administrativo enunciativo, é, em síntese, uma
_____________.
Qual a alternativa que apresenta as expressões corretas
para o preenchimento das lacunas, respectivamente?
Acerca das características gerais dos diversos tipos de comunicação oficial, assinale a opção correta.
Acerca do princípio da impessoalidade, que deve nortear a redação de uma correspondência oficial, assinale a opção correta.
Sobre Redação Oficial, analise as afirmativas abaixo:
1. A impessoalidade é característica da redação oficial. Isso traz ao texto, necessariamente, a ausência de impressões individuais de quem comunica e este, ou seja, o emissor, é sempre o Serviço Público.
2. A impessoalidade também se faz presente naquele que recebe a comunicação oficial. Há duas possibilidades para o receptor: a comunicação pode ser dirigida a um cidadão, sempre concebido como público, ou a outro órgão público. Nos dois casos, temos um destinatário concebido de forma homogênea e impessoal.
3. O padrão culto da Língua Portuguesa é obrigatório na redação oficial. Isso implica o emprego de linguagem rebuscada, de necessárias construções sintáticas e figuras de linguagem próprios da língua literária.
4. Os textos oficiais devem ter formalidade e padronização. Um exemplo dessa característica pode ser observada no trecho a seguir, endereçado ao Secretário de Educação de um Município deste Estado: Solicitamos a Vossa Senhoria que emita, o mais rápido possível, vosso parecer a respeito do início do ano letivo, para que os alunos não venham a ser prejudicados.
5. O fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário. Assim, está correto o seguinte fecho de um memorando cujo emissor é um Chefe de Departamento e o receptor o Diretor do respectivo Departamento:
No aguardo de vossa manifestação,
Atenciosamente
Fulano da Silva
Chefe do DAM
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A respeito de correspondências oficiais, julgue os itens seguintes.
O expediente adequado para a comunicação entre ministros de Estado é a mensagem.
Considerando os princípios da impessoalidade, clareza, uniformidade, concisão e uso de linguagem formal, constantes do Manual de Redação da Presidência da República, assinale a opção que apresenta um trecho adequado para compor um documento oficial.
Tendo em vista o fato de que, conforme o Manual de Redação da Presidência da República (2002), A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade, assinale a opção em que o fragmento apresentado atende esses requisitos.
Com relação a aspectos gerais das correspondências oficiais, julgue
os itens a seguir segundo o Manual de Redação da Presidência
da República.
Recomenda-se que o registro de impressões pessoais seja evitado na redação de correspondências oficiais, mas a decisão sobre seguir ou não essa recomendação cabe a quem expede o documento.

Em relação ao exemplo de correspondência oficial acima apresentado, julgue os itens de 16 a 20.
As informações do remetente constantes do cabeçalho do documento respeitam a normatização da redação oficial para o tipo de expediente em questão.
Acerca das correspondências oficiais, julgue os itens seguintes.
O memorando, que se caracteriza pela rapidez e simplicidade de procedimentos burocráticos, deve ser redigido sem rebuscamentos acadêmicos e sem linguagem estritamente técnica, aspectos específicos da redação de documentos oficiais mais complexos, como a exposição de motivos.
Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva que deve ser julgada com base nas disposições do Manual de Redação da Presidência da
República.
Após ter redigido um memorando, já no momento da impressão, um servidor percebeu que as páginas do documento não haviam sido numeradas. Nessa situação, a fim de sanar o problema, o servidor deve proceder à numeração a partir da segunda página do documento, devendo a primeira ser mantida sem a numeração.
Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os próximos itens.
A forma de tratamento Digníssimo deve ser utilizada apenas para parlamentares, como deputados federais, estaduais, distritais e senadores.
No que se refere a aspectos gerais das correspondências oficiais, julgue os itens de 17 a 22 com base no Manual de Redação da Presidência da República.
Em comunicações oficiais dirigidas ao ministro da Integração Nacional, devem-se empregar o pronome de tratamento Vossa Excelência e o vocativo Excelentíssimo Senhor Ministro.
Com base no documento apresentado e nos conceitos de redação de correspondências oficiais, julgue os itens a seguir.
Por se tratar de comunicação de assunto oficial entre diferentes órgãos da administração pública, o conteúdo do documento em tela está adequado ao expediente ofício.