Julgue os itens a seguir, que versam sobre correspondência oficial.
O aviso e o ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas, inclusive na forma; um dos elementos que os diferencia é o fato de o primeiro ser expedido por autoridades de mesma hierarquia ministros de Estado; o segundo, produzido pelas e para as demais autoridades, pode ser usado para a comunicação com particulares.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se
seguem.
O funcionário em questão deve redigir documento conhecido como exposição de motivos, expediente indicado para a comunicação entre o Poder Legislativo e o chefe do Poder Executivo no âmbito estadual, em especial para informá-lo de projetos comuns.
Dadas as inferências básicas de todo texto oficial,
I. A concisão, que evita a duplicidade de interpretações que poderia decorrer de um tratamento personalista dado ao texto.
II. O uso do padrão culto de linguagem, em princípio, de entendimento geral e por definição, avesso a vocábulos de circulação restrita, como a gíria e o jargão.
III. A formalidade e a padronização, que possibilitam a imprescindível uniformidade dos textos.
IV. A impessoalidade, que faz desaparecer do texto os excessos linguísticos que nada lhe acrescentam.
verifica-se que
De acordo com o que rege o Manual de Redação da Presidência da República, em um envelope dirigido ao fictício juiz eleitoral Caio Mévio, o tratamento deve ser

Suponha que o fragmento de texto acima constitua parte de um
parecer oficial. Considerando as normas estabelecidas para a
redação de correspondências oficiais, julgue os itens a seguir.
A partir de Considerando, o fragmento de parecer apresentado está em conformidade com os padrões exigidos pelo gênero, estando explicitados, em linguagem gramaticalmente correta, clara e objetiva, os elementos obrigatórios a esse gênero: a conclusão opinativa, o local, a data, a assinatura e o cargo do emitente.

A partir do que afirma o texto acima, julgue os itens seguintes, a
respeito da elaboração de documentos oficiais.
Por representar uma opinião especializada e oficial, um parecer constitui um documento de caráter coletivo, em que uma comissão ou um grupo de pareceristas emitem decisão fundamentada em relação a determinado questionamento.
Os trechos apresentados nos itens seguintes são partes de um texto
adaptado do jornal Zero Hora (RS) de 28/11/2010. Julgue-os com
referência à correção gramatical e à sua adequação à redação do
tipo de correspondência oficial indicado entre parênteses.
Esclarecemos que, ainda que estável no seu emprego, você, servidor público, independentemente do teu cargo e da sua posição, nada mais é do que um empregado do cidadão, que deve servir com presteza e eficácia. (carta)
Julgue os itens a seguir, relativos a eventos em organizações
públicas ou privadas.
Vossa Excelência deve ser o pronome de tratamento utilizado para presidente da república, senadores, deputados e prefeitos municipais.
Ao ser feito o encaminhamento de um documento oficial, é opcional a(o)
Julgue os próximos itens, referentes ao formato e à linguagem que
devem ser empregados em correspondências oficiais.
As correspondências oficiais devem ser uniformes dentro de um mesmo órgão, mas não é necessário que apresentem essa mesma uniformidade com relação a outros órgãos, já que esse tipo de exigência não seria viável do ponto de vista prático.
Julgue os próximos itens, referentes ao formato e à linguagem que
devem ser empregados em correspondências oficiais.
Nos expedientes aviso e ofício, deve-se invocar o destinatário por meio de um vocativo, em que se emprega, necessariamente, o pronome de tratamento correspondente ao cargo ocupado por ele.
A frase cuja redação está inteiramente correta e apropriada para uma correspondência oficial é:
Considerando as disposições do Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens que se seguem, no que se refere à redação de expedientes.
Os textos de documentos oficiais devem ser concisos e claros; para isso, devem-se observar a impessoalidade, a formalidade, a padronização e o padrão culto da língua portuguesa.
A redação oficial de textos destinados à comunicação interna caracteriza-se, dentre outras, pelas qualidades de
A redação inteiramente apropriada e correta de um docu- mento oficial é: